Sexta-feira , Agosto 17 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Loeb conquista primeira vitória no WOrld RX
Loeb conquista primeira vitória no WOrld RX

Loeb conquista primeira vitória no WOrld RX

Sebastien Loeb reivindicou sua primeira vitória rallycross, ao volante de um Peugeot 208 WRX Supercar depois de triunfar neste fim de semana Neste mundo RX da Letónia, dez redonda do Campeonato do Mundo Rallycross FIA apresentado pela Monster Energy. Loeb é o primeiro piloto de sempre a vencer eventos em três campeonatos diferentes Mundial FIA [Mundo RX, WRC e WTCC].

da Suécia Mattias Ekstrom terminou em segundo lugar em seu Audi S1 EKS RX Quattro, enquanto Timmy Hansen terminou em terceiro lugar para torná-lo um pódio duplo para o Team Peugeot-Hansen. Em geral, as posições do controlador Mundial RX, Ekstrom lidera a classificação por 27 pontos com apenas duas rodadas restantes.

Pela primeira vez em 35 corridas, atual campeão Petter Solberg não conseguiu fazer as meias-finais depois que o motorista PSRX foi desclassificado da segunda corrida depois de fazer contato com Ekstrom. “Escusado será dizer, esse resultado não foi o que queríamos da nossa primeira corrida na Letónia – esta é a primeira vez que eu não tenha feito um semi-final. Mas nós seguir em frente com isso e estamos ansiosos para a próxima rodada na Alemanha “, explicou Solberg.

acabamento 17º lugar da Solberg neste fim de semana elevou Johan Kristoffersson a segunda no ranking com 201 pontos, sete pontos à frente de Solberg, que tem 194. Na classificação geral da equipe, EKS continua a liderar, mas o Team Peugeot-Hansen conseguiu reduzir a diferença substancial – única oito pontos agora separam as duas equipas no topo da tabela de classificação.

Loeb acumulou um escalonamento 78 vitórias em sua carreira WRC, mas hoje foi a sua primeira vitória no Mundial de RX e o francês estava visivelmente encantado. “Isso parece muito, muito grande”, sorriu Loeb. “Eu estou realmente feliz por minha equipe e especialmente para o meu chefe de mecânicos [Martins] que é de Letónia. O meu objectivo no início deste ano era ganhar em RX e eu sempre soube que seria um grande desafio no meu primeiro ano. Para o último par de eventos, no entanto, eu senti como se estivesse se aproximando e hoje o trabalho duro valeu a pena. Obrigado à minha equipa para ajudar a fazer isso acontecer, eles têm feito um bom trabalho com o carro. É sempre bom para vir a um evento com uma boa atmosfera e onde as pessoas têm o prazer de vê-lo – até mesmo o presidente eo primeiro-ministro do país estivesse aqui neste fim de semana para que é impressionante. A pista estava muito boa também, e os pneus funcionaram bem em condições. “

O líder do Campeonato Ekstrom foi o primeiro a parabenizar Loeb por sua vitória rallycross solteira. “Big parabéns a Seb e Team Peugeot-Hansen – hoje ele era definitivamente o homem mais rápido na pista e ele tomou uma vitória bem merecida.”

Em suas chances de ganhar o campeonato deste ano, Ekstrom teve uma abordagem humilde: “Com certeza, é bom estar na liderança, mas ainda 60 pontos estão disponíveis e não é sobre até que esteja terminado! Ontem provou que um pequeno erro pode custar caro por isso devo manter meus pés no chão até as próximas duas rodadas são terminou. Estou ansioso para o Estering, estive já testando lá este ano então estou me sentindo confiante. Eu só quero acrescentar que eu tenho sido muito impressionado com a nova rodada na Letónia. É a minha primeira vez neste país e que tem realmente me surpreendeu sobre o quão bem tudo tem corrido – que merecem um monte de crédito para colocar em um evento tão impressionante “.

O terceiro colocado Hansen acrescentou: “Estou muito feliz por ter conseguido mais um pódio, mas estou muito feliz por Seb também – ele se sente ótimo ter os dois carros no pódio. O 208 tem funcionado muito bem, tanto no seco e no molhado neste fim de semana. No Q3, eu perdi o controle do carro e bateu Seb quando eu aquaplanou que me desculpar por! Na verdade, funcionou bem para nós dois, no final, e esta é a segunda corrida consecutiva em que eu senti que tinha bom ritmo durante todo o fim de semana. Com o nosso resultado neste fim de semana, estamos fechando sobre EKS no campeonato de equipes por isso estamos ansiosos para continuar esta luta na pista para os próximos dois eventos. “

líder durante a noite Andreas Bakkerud e maior finalizador na Intermediário classificação Johan Kristoffersson disputavam a terceira posição durante grande parte da final de hoje. Kristoffersson passou inicialmente Bakkerud sobre o primeiro salto loose-superfície, mas correu em profundidade o seguinte canto, permitindo Bakkerud e Hansen, que tinha tomado o seu coringa na primeira volta para subir uma posição. Bakkerud de Hoongian Corrida Divisão terminou em quarto lugar, com Kristoffersson quinto em seu Volkswagen RX Suécia executar Polo. do mundo RX Equipe Áustria Timur Timerzyanov terminou em sexto – o russo se aposentou a partir de hoje a final depois de colidir com a parede do pneu na curva um.

Início favoritos Reinis Nitiss [OMSE] e Janis Baumanis [World RX Equipe Áustria] tanto fez para as meias-finais, mas terminou em quinto e sexto, por isso não avançar para a final. Baumanis bater em uma parede na última curva na primeira volta e foi forçado a se aposentar, enquanto o seu compatriota Nitiss foi preso no tráfego corrida.

de Muennich Motorsport Timo Scheider foi o oitavo na classificação intermédia e se tornou o primeiro alemão a chegar a uma semi-final deste ano. Ele falhou por pouco em uma vaga na final depois de terminar em quarto lugar nas meias-finais por trás Bakkerud. Scheider terminou o sétimo evento no geral, um lugar à frente de EKS motorista Topi Heikkinen.

Em outros lugares, Ken Block teve um fim de semana difícil em sua divisão Hoonigan Corrida preparado Ford Focus RS RX, que se aposentou do Q4 após um incidente na curva um. Italiano Gigi Galli terminou o 20º evento global – o motorista de continuar o desenvolvimento do seu Kia Rio.

Tanto o Campeonato de Rallycross FIA Europeia para Supercars eo apoio RX Lites Cup foram embrulhado em Riga neste fim de semana. Kevin Hansen já garantiu pontos suficientes na rodada anterior em Barcelona para garantir o Euro RX título 2016 mas foi Tommy Rustad de Albatec corrida que teve a vitória de corrida Letónia RX – seguiu até em casa por Hansen que fez um retorno milagroso depois de rodar na primeira volta e caindo para sexto. da Hungria Tamas Pal Beijo terminou em terceiro lugar em Riga. Segundo e terceiro no geral da classificação Euro RX no final da temporada de 2016 são Jerome Grosset-Jannin e Tord Linnerud.

No RX Lites Cup, foi o francês Cyril Raymond que foi coroado o novo Campeão. Como parte de seu prêmio, ele irá conduzir um Supercar na próxima ronda Mundial RX na Alemanha. “Este é um sonho para mim – para chegar à corrida no Estering com melhores pilotos rallycross do mundo é a melhor sensação do mundo”, sorriu o novo Campeão. Foi norueguês Sondre Evjen que venceu a corrida RX Lites na Letónia com o segundo Conner Martell da América e terceiro Tejas Hirani do Quênia.

Na penúltima rodada do Campeonato Touringcar, da Noruega Fredrik Magnussen levou a vitória em seu Ford Fiesta. Suecos Magda Andersson e Philip Gehrman terminou em segundo e terceiro. Na classificação geral, Ben-Philip Gundersen continua a liderar – sete pontos à frente de Andersson. A rodada final da temporada Touringcar terá lugar no Buxtehude, na Alemanha, dentro de duas semanas.

Mundial RX Managing Director para a IMG, Paul Bellamy, concluiu: “Tem sido um fim de semana sensacional em Riga e estou muito contente que a nossa primeira ronda do Campeonato do Mundo na Europa Oriental atraiu 30.000 fãs em seu ano de estréia. O trabalho duro e organização de RA Eventos, o CSSD eo circuito pagou dividendos e eu gostaria de agradecê-los para produzir o que provou ser um evento sem costura. Apesar do mau tempo de hoje, os fãs enfrentaram a chuva em seus milhares e foi fantástico ver tanto Janis e Reinis atingir as meias-finais na frente da torcida local. Também foi uma honra receber o presidente letão Raimonds Vejonis, o primeiro-ministro Maris Kucinskis e ministro dos Transportes Uldis Augulis do país – o seu apoio é muito apreciado. Finalmente, parabéns para Sebastien – ele é considerado por muitos como o maior piloto de rali do mundo de todos os tempos e é muito impressionante vê-lo agora executar tão bem no rallycross. Mattias tem agora uma vantagem saudável na classificação do controlador, mas com 60 pontos ainda disponíveis, a luta pelo título está longe de terminar. Enquanto isso, o campeonato de equipes continua em aberto, com 120 pontos disponíveis e apenas oito pontos separando EKS e Team Peugeot-Hansen. “

Há pouco tempo para um descanso como a penúltima ronda do Campeonato do Mundo de 2016 terá lugar no Estering na Alemanha em tempo de duas semanas (14-16 de outubro)

 

Scroll To Top