Sexta-feira , Julho 20 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Loeb ganha na Bélgica
Loeb ganha na Bélgica

Loeb ganha na Bélgica

Sebastien Loeb conquista a segunda vitória na carreira do World RX e passa para segundo no Campeonato de Pilotos
Petter Solberg e Timmy Hansen completam pódio belga
O atual campeão Johan Kristoffersson mantém pontos de vantagem
O francês Sebastien Loeb marcou uma vitória enfática ao volante do Peugeot 208 WRX da Team Peugeot Total no Coyote World RX da Bélgica, na terceira rodada do FIA World Rallycross Championship apresentado pela Monster Energy.

O Petter Solberg, da PSRX Volkswagen da Suécia, terminou como vice-campeão no seu Volkswagen Polo R Supercar, enquanto Timmy Hansen conseguiu um duplo pódio para a Team Peugeot Total ao conquistar o terceiro lugar no pódio.

Numa final dramática, Mattias Ekstrom, da EKS Audi Sport, terminou em quarto, levando o seu coringa na última volta e batendo o líder do Campeonato, Johan Kristoffersson, na linha. O sueco Kristoffersson foi quinto e continua a liderar o Campeonato Mundial de Pilotos de RX, nove pontos à frente de Loeb, que subiu para segundo com sua vitória na Bélgica. O PSRX Volkswagen Sweden continua a liderar o Campeonato das Equipes.

“É ótimo vencer aqui, já faz muito tempo tentando. Não é fácil, a batalha é sempre muito intensa e o nível é muito alto, então é uma conquista bacana “, disse Loeb. “Estou muito feliz por toda a equipe, é uma equipe nova este ano e poder trazer sua primeira vitória é realmente um prazer.” Eu achava que o Mattias já tinha brincado antes [na final], então eu estava lutando por segundo e no último canto ele foi pro coringa e eu ganhei. Eu não esperava ganhar, então é mais incrível ainda quando é assim. ”

O bicampeão dos pilotos do World RX, Solberg, terminou em segundo lugar, apesar de estar em quarto na primeira volta, depois de um momento ao lado do companheiro de equipe Kristoffersson, cujo Polo foi colocado em duas rodas na primeira curva.

“Tem sido um fim de semana muito difícil. Ontem correu bem, tivemos sorte por lá, mas hoje, na chuva esta manhã e nas condições frias, você sabe que é muito complicado começar bem e ter uma boa corrida ”, comentou Solberg, que ganhou o prêmio Monster Energy Super Charge Award. para a reação mais rápida fora da linha de partida. “Eu não sei o que aconteceu na primeira curva [da final]. Eu fiquei em quarto na primeira curva e então corri e, honestamente, fiquei totalmente sem dinheiro e corri um pouco de risco. Foi muito perto, mas ainda assim estou muito feliz com um pódio. ”

Hansen, de 25 anos, comemorou seu primeiro pódio da temporada. Uma colisão no início das meias-finais deixou-o em último, mas uma forte recuperação para o terceiro permitiu-lhe avançar para a final. Tão alto quanto depois de um bom começo, Hansen terminou o evento em terceiro lugar

“Eu tive um grande momento na final, eu pensei que ia rolar, quando eu finalmente consegui o carro para o ápice da próxima curva, eu pensei que ele estava definitivamente quebrado, mas ainda estava em um pedaço e eu poderia continuar seguindo Sebastien [Loeb], que foi bastante interessante porque eu comecei em sexto e saí da primeira curva atrás de Seb. Eu estava perseguindo ele todo final. Jokered junto e Petter saiu no meio entre nós. Esta vitória para o Seb e o duplo pódio que nos unimos, a Team Peugeot Total realmente mereceu isso ”, disse Hansen.

Ereas Audi Sport, Andreas Bakkerud, completou o top seis, lutando com o companheiro de equipe Ekstrom na final. A falta de um lugar na final foi Niclas Gronholm, do GRX Taneco, e Janis Baumanis, do Team STARD, que ficaram em quarto lugar na semifinal, um e dois, respectivamente.

Todos os seis times permanentes do World RX estavam representados nas semifinais. Guerlain Chicherit, do GC Kompetition, terminou em quinto nas semifinais, mas Robin Larsson, da Olsbergs MSE, foi forçado a se aposentar da semifinal.

O favorito dos fãs, François Duval, disputou um Supercarro Comtoyou Racing Audi S1 ​​RX em sua rodada de volta ao Mundial e perdeu um lugar nas semifinais. Ele se classificou em 13º na Classificação Intermediária.

No Campeonato Europeu de Rallycross da FIA para Supercar, o atual campeão Anton Marklund correu da segunda linha da grelha para liderar a final da primeira curva para conquistar sua primeira vitória da temporada. O vencedor da primeira ronda, Reinis Nitiss, foi o segundo e o actual Campeão do RX2 International Series, Cyril Raymond, concluiu a sua primeira participação no Euro RX Supercar no pódio em terceiro, tendo largado da pole position.

O norueguês Ben-Philip Gundersen ganhou a ronda de abertura da RX2 International Series apresentada por Cooper Tires para começar a sua primeira campanha na categoria single-make em grande estilo. O compatriota Sondre Evjen terminou em segundo lugar, tendo se classificado em sexto na Classificação Intermediária, enquanto o novato Henrik Krogstad fez dele um pódio todo norueguês em um top-four lock-out para a equipe JC RaceTeknik. Gundersen levou os pontos de vantagem, três pontos à frente de Vasiliy Gryazin, que se aposentou após o contato na primeira curva da final.

A primeira rodada do Campeonato Europeu de Rallycross da FIA para a TouringCar foi vencida pelo sueco Fredrik Salsten, pilotando seu Citroen DS3 campeão do título em 2015. Ele conquistou a vitória com uma estratégia de volta rápida para bater o belga Steve Volders eo campeão de 2014 da TouringCar, Daniel Lundh. Volders lidera a classificação do campeonato.

Paul Bellamy, Diretor Executivo da IMG para o World RX, concluiu: “Os fãs na Bélgica são alguns dos mais apaixonados do mundo, e os 27.000 que compareceram ao Mettet neste fim de semana tiveram uma ação incrível. Que todas as três equipes apoiadas pelo fabricante tenham conseguido o melhor tempo na qualificação e lutado pela vitória nos shows finais, o quão perto a competição está no World RX este ano, ela está muito perto de disputar. Parabéns a Sebastien Loeb e à Team Peugeot Total pela sua primeira vitória do ano, foi muito bem merecida e mal podemos esperar para ver a batalha do Campeonato continuar em Silverstone dentro de duas semanas como parte do Speedmachine Festival em 25 de maio – 27. ”

 

Scroll To Top