Terça-feira , Outubro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / MODALIDADES / Markku Alen na festa de Jorge Almeida e Carlos Rosendo
Markku Alen na festa de Jorge Almeida e Carlos Rosendo

Markku Alen na festa de Jorge Almeida e Carlos Rosendo

Jorge Almeida, na prova de Sprint, e Carlos Rosendo, na prova de Slalom, foram os vencedores do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, no último fim-de-semana. Na edição comemorativa de duas décadas de prova rainha, não só a competição entre os mais de 80 pilotos foi acesa, como ainda se destacou a presença de Markku Alen a aquecer mais os ânimos junto do público. Ficou novamente firmado o estatuto de prova rainha do slalom em Portugal.

Este foi o terceiro ano consecutivo de dupla modalidade (sprint e slalom). No sábado, e com um cenário de bancadas cheias no estádio municipal de Figueira, disputaram-se as três mangas cronometradas na modalidade de sprint, com Jorge Almeida, em Opel Corsa GSI, a conquistar o melhor tempo, seguido de Tiago Prata, em Westefield Aero Race, e Tiago Mateus, em Toyota AE86. Nas categorias tracção à frente e tracção traseira, destaque ainda para as prestações de Fernando Morgado e Marcelo Oliveira.

Domingo, no centro de Figueira, foi dia de Slalom, e Carlos Rosendo, em Mini, foi secundado de Jorge Araújo, em protótipo, com António Borges, em Caterham, a alcançar o terceiro lugar do pódio. O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo foi ainda uma das provas integradas no Trofeu Raiano de Perícia, que registou 16 pilotos presentes, tendo vencido António Borges, seguido de Dino Almeida e Luis Silva. Quanto aos pilotos da região da Guarda, Vilson Grilo, Frederico Neto e Rui Loureiro foram os melhores, por esta ordem. Na subida aos pódios, estiveram duas marcas de referência: o premiado espumante Castelo Rodrigo em garrafa magnum e os troféus de porcelana da autoria da Spal.

Markku Alen foi a grande estrela dos dois dias de prova em Figueira de Castelo Rodrigo, incansável nas prestações e na captação das atenções de todo o público, sobretudo dos admiradores, fãs e camadas mais jovens, ao manobrar como ninguém, e com grande espectacularidade, o Fiat 131 Abarth. Ao lado do piloto de ralis, penta campeão do Rali de Portugal, alguns convidados viveram na primeira pessoa as emoções da velocidade e da perícia, em co-drives, oportunidade que Pedro Machado, presidente do Turismo do centro de Portugal e Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira, não quiseram perder.

Outro momento alto deste fim-de-semana foi o almoço de sábado, com a presença de pilotos e navegadores que em algum momento disputaram o Rali de Portugal com o “finlandês voador”. Jorge Ortigão, Pina de Morais, Miguel Vilar, Ramiro Fernandes e Antonio Onofre foram alguns que contaram e ouviram histórias com Markku Alen. O capacete autografado por Alen, sorteado entre todos os que compraram bilhete para o espectáculo da noite, acabaria por ir para as mãos de um espectador que se encontrava a trabalhar, um segurança da prova que arrecadou assim um prémio memorável para a vida.

A organização – Município de Figueira e Clube Escape Livre – aproveitou ainda a simbólica data de 20 anos de prova para homenagear os pilotos mais assíduos ao longo

das duas décadas: Jorge Almeida, António Alexandre, Tiago Mateus e Jorge Araújo receberam um troféu Spal. O mesmo aconteceu com Pedro Figueiredo e Paulo Silveira, que desde há três anos se deslocam propositadamente da Suíça para participar, com os seus BMW, na prova de Figueira de Castelo Rodrigo.

No final, Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, mostrava-se plenamente satisfeito, referindo: “foi uma aposta ganha, com mais pilotos, mais público e uma maior visibilidade para o nosso concelho, traduzida ainda em inúmeras visitas e com reflexo claro no alojamento esgotado e na satisfação junto da restauração”.

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo tem o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal, e o patrocínio do grupo MCoutinho, Intermarché da Guarda, First Stop, Caixa de Crédito Agrícola, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Douro Azul, Centro Comercial La Vie Guarda, AGR, Grupo B.I.U Construções e Granigri. Conta ainda com a colaboração da RFM, Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Rádio Altitude, Diário de Coimbra e Jornal A Guarda. Os troféus são as habituais e apreciadas peças de porcelana SPAL.

 

Scroll To Top