Terça-feira , Janeiro 23 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI /  Matton “Queremos que o Citroën C3 R5 torna-se a referencia na categoria.”
 Matton “Queremos que o Citroën C3 R5 torna-se a referencia na categoria.”

 Matton “Queremos que o Citroën C3 R5 torna-se a referencia na categoria.”

 

Depois do video publicado ontem pela Citroen Racing, o departamento de competição do construtor francês – tal como tinha anunciado para hoje, dia 4 de Setembro, “levantou o véu” sobre o seu novo veículo de competição. Indo de encontro a alguns rumores, tratou-se – como se esperava, das primeiras fotos do novo Citroen C3 R5 que substituirá o atual DS3 R5 na categoria RC2 que foi ou será testado por Stéphane Lefebvre, Craig Breen e o líder do Campeonato Francês de Ralis (asfalto) Yoann Bonato.

Segundo Yves Matton, o Diretor Desportivo da Citroën Racing: “Um marco importante foi alcançado esta semana com os primeiros testes de desenvolvimento de um carro já perto do produto final. As especificações técnicas fornecidas é clara: queremos que o Citroën C3 R5 torna-se a referencia na categoria, tanto em termos de desempenho como na fiabilidade e no controlo dos custos operacionais. Para criar um carro 100% novo, usamos toda a experiência da Citroën Racing no WRC, acrescentando a contribuição de colaboradores de referência técnica como a Sadev na transmissão ou ao nível da suspensão, a Reiger.”

“O design do Citroën C3 R5 começou há cerca de um ano. Além do trabalho realizado pelos cálculos em termos de engenharia, a maioria dos componentes mecânicos foram testados em condições reais em “veículos laboratórios” desde o início do ano. Na primeira corrida com o carro completo, já estaremos perto da definição que será oferecido aos nossos clientes. Estes primeiros testes foram realizados em pisos de terra, um terreno suficientemente variado para testar a robustez e começar o desenvolvimento de configurações básicas” afirmou Pierre Budar, o Director de Desenvolvimento dos veículos de competição para clientes da marca. Existe uma ligação direta entre o C3 WRC e o C3 R5: assim, o arco de segurança dos dois carros foi projetado pelo mesmo engenheiro. Algumas soluções foram revistas, adaptando-se as restrições regulamentares e uma produção de pequenas séries, da mesma forma que o motor foi desenvolvido “in-house”.”

Após este primeiro teste, a Citroën Racing irá continuar o desenvolvimento do C3 R5 quer em pisos de terra como no asfalto, apelando a diferentes perfis de piloto para alcançar um produto verdadeiramente versátil. A homologação da FIA terá lugar em 2018.

Leia mais em: http://speedactiontv.be/Citroen_Racing_a_entame_le_developp…

 

 

CARLOS DA SILVA

Photo Credits @ Citroen Racing

 

Scroll To Top