Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / MUSEU DO CARAMULO INAUGURA EXPOSIÇÃO “MICRO CARROS, GRANDES HISTÓRIAS”
MUSEU DO CARAMULO INAUGURA EXPOSIÇÃO  “MICRO CARROS, GRANDES HISTÓRIAS”

MUSEU DO CARAMULO INAUGURA EXPOSIÇÃO “MICRO CARROS, GRANDES HISTÓRIAS”

Exposição temporária dedicada aos automóveis de pequena cilindrada inaugura sábado

O Museu do Caramulo inaugura este Sábado, dia 22 de Agosto, às 17 horas, a exposição temporária “Micro Carros, Grandes Histórias”, dedicada aos automóveis de pequenas dimensões que fizeram história, e que estará patente até 6 de Dezembro de 2015.

Os carros não se medem aos palmos. Os mais pequenos, muitas vezes, reservam-nos grandes narrativas. Por isso, o Museu do Caramulo apresenta uma nova exposição temporária que reúne alguns dos mais emblemáticos e raros automóveis de pequena cilindrada do mundo – incluindo os micro carros portugueses, como o Lusito, o IPA e o SADO 550 – alguns deles nunca antes expostos.

A exposição, que conta com um micro carro Peugeot com mais de 100 anos (uma voiturette de 1914), irá revelar todos os detalhes da revolução motorizada protagonizada por estes pequenos veículos.

Ao longo da história da indústria automóvel, sempre houve o fascínio por produzir pequenas viaturas. Especialmente nos períodos entre Guerras e em épocas de recessão, quando a escassez de recursos e a necessidade de mobilidade, independência e liberdade estimularam a produção de carros de pequenas dimensões. Pequenos fabricantes, mas também os gigantes da indústria automóvel que viram neste nicho de mercado uma oportunidade, desenvolveram automóveis de pequenas dimensões que permitiram adaptar de forma inteligente os escassos materiais existentes, salvaguardar postos de trabalho e sustentar um mercado economicamente frágil, assegurando a necessária mobilidade.

“Micro Carros, Grandes Histórias” é uma exposição diferente de todas as anteriormente produzidas pelo Museu do Caramulo, na medida em que para além dos veículos, apresenta uma abordagem visual nova, com um enquadramento assente em vários objetos do quotidiano,

todos de época, que, em conjunto, compõem uma visão “pop” das décadas de 50, 60 e 70. Os micro carros portugueses são um dos grandes focos da exposição. Serão apresentados quatro modelos: um Lusito, dois IPA (incluindo um raríssimo protótipo e o IPA 300) e

um SADO 550, o primeiro automóvel português a ser produzido em série. Segundo Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “apesar de cada micro carro ter características muito próprias, todos partilham um espírito comum que é o espírito de uma época de adaptação e superação. Foram produzidos por pequenos e grandes fabricantes, em vários pontos do mundo, muitas vezes com materiais excedentários provenientes da indústria aeronáutica, para dar resposta a um contexto difícil, em que a escassez de recursos não podia impedir a mobilidade e liberdade das pessoas. São essas histórias, enquadradas numa grande História, que queremos trazer ao público, através de uma experiência de proximidade com automóveis que muitos reconhecem mas poucos conhecem”.

Com a exposição “Micro Carros. Grandes Histórias”, o Museu do Caramulo lança a sua primeira acção de crowdfunding. Trata-se de um projecto inédito no Museu, que, no final da exposição, faz um apelo aos visitantes para se juntarem à acção “Salvem o Messi”, para restaurar um Messerschmitt KR200 de 1958, um micro carro do Museu do Caramulo. Através deste programa, as pessoas poderão contribuir para o restauro e beneficiar de vantagens únicas, como ter o seu nome associado ao carro que ajudaram a restaurar, receberem publicações do Museu, e até mesmo ganharem uma subida da Rampa do Caramulo no Messerschmitt KR200, no lugar de co- piloto, depois de concluído o restauro.

Bubblecars, Microcars, Microcoches, Microcotxes, Motocars ou Voiturettes são algumas das designações internacionais que os Microcarros assumem. A história automóvel nunca poderia ser escrita esquecendo estes projetos, muitas vezes experimentais, que fizeram parte do progresso económico do pós-guerra na Europa e contribuíram para o entusiasmo e a liberdade de um grande número de cidadãos.

Durante a 10o edição do Caramulo Motorfestival, que regressa à Serra do Caramulo nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, a exposição “Micro Carros, Grandes Histórias” poderá ser visitada em horário alargado.

 

Scroll To Top