Domingo , Agosto 20 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / Museu do caramulo reforça colecção
Museu do caramulo reforça colecção

Museu do caramulo reforça colecção

Museu do Caramulo reforça colecção com Autocar M3 “Half Track” de 1943

 

O Museu do Caramulo reforçou a sua exposição permanente de automóveis com a integração de um Autocar M3 “Half Track” de 1943. Veterano da Segunda Guerra Mundial, este “Half Track”, que significa “meia lagarta”, por usar lagartas em vez de rodas traseiras, serviu o exército norte-americano no transporte de infantaria e material bélico durante a libertação da Europa. Após o fim da guerra, o veículo permaneceu em solo europeu, tendo trocado várias vezes de mãos, até finalmente ser adquirido na Holanda para figurar no Museu do Caramulo.

Para Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, “o Autocar M3 Half Track será uma grande atracção para os nossos visitantes, pois trata-se de um veículo com uma história incrível, que as pessoas só conhecem de filmes ou documentários e que agora poderão ver e conhecer ao vivo”. E acrescenta ”além de ser o único exemplar no nosso país, é também muito diferente dos automóveis que temos em exposição, tanto pelo percurso como pelo seu design e pela sua

O Autocar M3 Half Track do Museu do Caramulo vai ser oficialmente apresentado na exposição “Jeep Attack!” do Salão Motorclássico, que decorre nos dias 4 a 6 de Abril na FIL, em Lisboa.

Sobre o Autocar M3 Half Track (1943)

Decididos a melhorar as condições de mobilidade das suas tropas, o exército norte-americano adquiriu, no final da década de 20, vários modelos Citroën-Kégresse para estudo. Distintos por utilizarem lagartas em vez das rodas traseiras, estes modelos eram óptimos para terrenos acidentados, onde carros normais não conseguiam penetrar. Sob a supervisão do Departamento de Material Bélico norte-americano, foram então construídos vários protótipos, que mais tarde dariam origem aos famosos modelos M2 e M3.

Construídos pelas empresas Autocar Company, Diamond T Motor Company e White Company, os modelos faziam uso de uma grande parte de peças “civis”, tendo em vista melhorar as condições de serviço no terreno, bem como a fiabilidade. Os motores, o White 160AX e o IHC Red Diamond 450, eram acoplados a uma caixa manual não sincronizada, com quatro velocidades e caixa de transferência com duas relações.

Ostentando uma carroçaria mais imponente que o seu irmão M2, o M3 Half Track podia ser utilizado em diversos tipos de cenários de guerra, mas a sua principal função era o de transporte de tropas. Medindo 6,52 metros de comprimento e com dez lugares na parte traseira e mais três na cabina, o M3 levava também munições e armamento atrás dos bancos. Por necessidade, muitas vezes eram acrescentados suportes exteriores de modo a transportar mantimentos, mochilas e outros itens.

Construído em Julho de 1943, pela Autocar Motor Company, este M3 Half Track foi um de 43.000 unidades registadas pelo exército norte-americano, com a matrícula “USA 4065552/S”, tendo sido posteriormente enviado para a frente de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ficha técnica

Ano:1943

País: EUA

Potência:147 CV

Cilindrada: 6 cilindros / 6.330 c.c.

Caixa Velocidades: 4 velocidades

Peso: 8.600 Kg

Velocidade Máxima: 72 km/h

Chassis #293565

 

Scroll To Top