Quinta-feira , Outubro 18 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / OBJECTIVO ALCANÇADO POR CRAIG BREEN E SCOTT MARTIN
OBJECTIVO ALCANÇADO POR CRAIG BREEN E SCOTT MARTIN

OBJECTIVO ALCANÇADO POR CRAIG BREEN E SCOTT MARTIN

Craig Breen e Scott Martin levaram o seu Citroën C3 WRC ao 5º lugar final, cumprindo os objetivos delineados para este Rali da Suécia. Por sua vez, Kris Meeke e Paul Nagle arrecadaram os primeiros pontos para a equipa, depois de terem alcançado o 4º melhor tempo na Power Stage, fazendo com que ambos carros da Citroën Total Abu Dhabi WRT pontuassem para o Campeonato de Construtores. Também Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau concluíram um fim de semana prometedor com um 8º posto.

 

– A última etapa do Rali da Suécia mais pareceu um sprint final, com três troços que totalizaram menos de 60km. Após as duas passagens por Likenäs, o rali terminou em Torsby 2, palco da Power Stage.

– Depois de se instalarem no 5º posto no final do segundo dia, o objetivo de Craig Breen e Scott Martin passou a ser a manutenção dessa posição, algo que se materializou após uma abordagem equilibrada, entre uma condução rápida, mas evitando correr riscos.

– No final da Power Stage, Craig Breen era um homem satisfeito por ter alcançado o objetivo que a equipa lhe tinha delineado ainda antes da partida. Graças aos dois 5ºs lugares – em Monte-Carlo e agora na Suécia – o piloto irlandês mantém a mesma posição no Capeonato do Mundo de Condutores.

– Fora dos top-10 à geral, Kris Meeke apontou a um lugar entre os 5 mais rápidos da Power Stage. O piloto natural da Irlanda do Norte desenvolveu o seu contra-ataque e alcançou o 4º melhor tempo, posição que lhe permitiu pontuar pela primeira vez na presente temporada. Alcançando o final do Rali da Suécia, Kris Meeke e Paul Nagle garantiram que ambos os C3 WRC da Citroën Total Abu Dhabi WRT pontuaram para o Mundial de Construtores.

 

– Entretanto, Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau encerraram um sólido fim de semana com um 8º lugar à geral. Apesar da ligeira deceção no início da ES16, o jovem francês era, no final, um homem sorridente. Ao volante de um carro da geração anterior, Lefebvre acumulou uma boa dose de experiência, naquela que foi apenas a sua segunda particiapação no Rali da Suécia.

– No Rali do México, a disputar de 9 a 12 de março, a Citroën Total Abu Dhabi WRT vai alinhar dois C3 WRC, inscrevendo Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau.

 

O QUE ELES DISSERAM…

YVES MATTON, DIRETOR DA CITROËN RACING: Aquilo que podemos retirar deste Rali da Suécia é o bom trabalho feito pelos nossos jovens pilotos. Tendo em conta o seu grau de experiência, eles acabaram por exceder as nossas expetativas. Apesar de terem cometidos alguns erros de pouca importância, não deixaram que isso os impedisse de obter um bom resultado final. Todos temos consciência de que precisamos de melhorar e ser mais competitivos. Vamos trabalhar com ainda mais empenho na preparação das próximas provas.

CRAIG BREEN: “Estou satsfeito por ter chegado ao fim e por garantir os meus primeiros pontos para uma equipa de fábrica. Foi um fim de semana bem divertido, embora não estivéssemos sempres satisfeitos com o nosso nível de performance. Há que seguir em frente. O Citroën C3 WRC tem imenso potencial e mal posso esperar por estar outra vez ao volante.”

KRIS MEEKE: “Não chegámos ao fim no lugar que queríamos. Temos imenso trabalho pela frente e temos de analisar toda a informação que vamos acumulando, por forma a melhorar o nosso rendimento. Depois de dois ralis de inverno, vamos agora mudar para pisos em terra, pelo que a próxima sessão de testes será, obviamente, muito útil. Depois de dois ralis complicados, não é fácil sentir-me confiante mas não vou desanimar por essa razão.”

STÉPHANE LEFEBVRE: “Este fim de semana senti que aprendi mesmo a guiar em neve. O primeiro dia deu para me ambientar. Depois estive em desvantagem devido ao meu lugar de partida, mas, mesmo assim, consegui melhorar antes confirmar o meu progresso no último dia. Penso que fizémos um excelente trabalho, especialmente na obtenção do melhor rendimento possível dos pneus e na gestão da sua pressão. Foi um fim de semana muito positivo para nós, com muita recolha de informação e dados que iremos utilizar no futuro.”

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)

  1. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 02:36:03.6
    2. Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta RS WRC) +29.2
    3. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta RS WRC) +59.5
    4. Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) +2:11.5
    5. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +2:51.2

    8. Lefebvre / Moreau (DS 3 WRC) +7:14.7
  2. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) +10:28.7

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2017 – CLASSIFICAÇÕES


PILOTOS
1. Jari-Matti Latvala – 48 pontos
2. Sébastien Ogier – 44
3. Ott Tanak – 33
4. Dani Sordo – 25
5. CRAIG BREEN – 20
6. Elfyn Evans – 18
7. STEPHANE LEFEBVRE – 10
8. Thierry Neuville – 8
9. Hayden Paddon – 7
10. Andreas Mikkelsen – 6

  1. KRIS MEEKE – 2

 

CONSTRUTORES

  1. M-Sport WRT – 73 pontos
    2. Toyota Gazoo Racing WRT – 53
    3. Hyundai Motorsport – 40
    4. CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT – 26


 

 

Scroll To Top