Sábado , Abril 21 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier lidera no México(por Ricardo Nascimento)
Ogier lidera no México(por Ricardo Nascimento)

Ogier lidera no México(por Ricardo Nascimento)

Após as duas especiais disputadas na noite anterior, o Rally Mexico começou hoje a sério com as duras especiais a grandes altitudes. A manhã tornou-se dramática com um acidente caricato e depois as duas passagens nos 44 quilómetros da especial “El Chocolate”, foi bem amargo para alguns pilotos.

Ott Tänak e Raigo Mõlder saíram de estrada na primeira especial do dia mas o pior é que nenhum dos outros pilotos conseguiram ver o carro na estrada e a equipa M-Sport esteve 17 minutos sem comunicação rádio por parte de Tänak. A dupla da Estónia despistou-se numa zona próxima de uma barragem, depois de partir uma peça da direção, seguiu em frente caindo dentro de um lago e segundo o video, bastou 30 segundos para que o Fiesta WRC ficasse submerso mas, piloto e co-piloto nada sofreram para além de um grande susto. A especial foi neutralizada após a passagem de Lorenzo Bertelli e todos os outros pilotos, obtiveram tempos atribuídos pela organização na terceira e quarta especial. A M-Sport retirou o Fiesta WRC do lago e vai tentar recuperar o carro para amanhã, o que será notável se conseguirem. Impressionante, foi o telemóvel de Mõlder estar a funcionar após 10 horas debaixo de água!

Apesar de estar a “limpar” a estrada, Sébastien Ogier fez uma excelente escolha de pneus, venceu duas especiais esta manhã e liderou o rally durante toda a etapa mas, nunca teve um dia livre de pressão.

De forma impressionante e sendo segundo na estrada, Thierry Neuville foi o maior opositor de Ogier mas, na segunda passagem por El Chocolate, o belga furou um pneu e depois capotou a cerca de 1 quilómetro do final da especial, quando estava a ganhar tempo ao francês.

Kris Meeke começou o dia com uma vitória na primeira especial, subiu para terceiro mas, no troço seguinte, o britânico bateu forte contra uma parede rochosa, provocando danos no Citroën que o impossibilitaram de prosseguir.

Jari-Matti Latvala não gostou do comportamento do carro durante a manhã mas, após a assistência e seguir uns concelhos do seu engenheiro, Latvala começou a vencer especiais. Com os abandonos de Meeke e Neuville, o finlandês terminou o dia em segundo a 13,9s de Ogier.

Durante a manhã, Mads Østberg teve os mesmos problemas na caixa de velocidades que teve na Suécia, chegando mesmo a ficar parado numa curva quando o carro passou para ponto morto. O norueguês melhorou durante a tarde, venceu uma especial e ocupa a terceira posição a 16,0s de Latvala.

Robert Kubica fez um bom tempo no primeiro troço do dia e estava a fazer o mesmo na primeira passagem por El Chocolate mas, o polaco deu um toque, parou para trocar uma roda e quando regressou à estrada, partiu-se um braço de direção, provocando uma saída de estrada.

Com os poucos quilómetros efetuados em 2014, Andreas Mikkelsen está a encarar este rally com algumas cautelas, preferindo jogar pelo seguro e não cometer erros desnecessários. Com o abandono de Neuville, o norueguês poderá desempatar com o belga no campeonato, estando na quarta posição a 15,7s de Østberg.

Elfyn Evans fez alguns tempos bons mas sem dar muito nas vistas, sendo um dos sobreviventes deste duro rally na quinta posição a 18,7s de Mikkelsen.

Ainda um pouco debilitado devido ao recente acidente, Dani Sordo não esteve mal na maioria dos troços. Na primeira passagem por El Chocolate, o espanhol teve problemas na caixa de velocidades e ficou com o vidro embaciado após uma passagem por um ribeiro. À tarde, Sordo furou o pneu posterior esquerdo, voltando a perder tempo para Evans.

Martin Prokop e Lorenzo Bertelli tiveram um encontro com uma vaca que poderia ter tido consequências graves. O checo sobreviveu às armadilhas mexicanas mas, Bertelli voltou a ficar parado pela terceira vez consecutiva no primeiro dia de um rally.

Hayden Paddon também deu um toque numa pedra na longa especial do dia após os primeiros 3 quilómetros e acabou por danificar a suspensão posterior direita, ficando parado ainda no inicio da manhã.

Com tantos abandonos entre os pilotos da frente, Yutiy Protasov terminou o dia num excelente oitavo posto e a liderar o WRC 2, com … de vantagem para Nasser Al-Attiyah.

O herói local Benito Guerra, bateu numa árvore e danificou a suspensão posterior, ficando parado na ligação para a penúltima especial.

mexico dia 1

mexico wrc2 dia 1

 

Scroll To Top