Segunda-feira , Novembro 19 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier penalizado, M-Sport apela
Ogier penalizado, M-Sport apela

Ogier penalizado, M-Sport apela

Estamos perante a mais uma novela no WRC?

No decorrer da 22.ª Especial – Las Minas 2 onde decorria a Power Stage do Rali do México, Sebastien Ogier derrubou dois perfis de jersey (em plástico) numa chicane existente no traçado e referido no Road Book, facto esse que levou posteriormente ao CCD lhe atribuir uma penalização de 10 seg. (ver em https://www.rallymexico.com/wp-conte…/uploads/2018/…/2.8.pdf) e com isso perder os 4 pontos extra conquistados pelo segundo tempo averbado na mesma.

Em resposta a equipa da M-Sport argumentou que a chicane foi modificada da primeira para a segunda passagem, mas as fotos que a M-Sport apresentou reportaram-se a uma altura anterior à passagem do carro de segurança (carro 00), após o qual a organização reposicionou os obstáculos. A equipa apelou da decisão, pelo que a penalização está suspensa, mas isso em nada deverá alterar a classificação final da prova, que Sebastien Ogier venceu, seja por 48 ou por 38 segundos. A questão prende-se sim agora – como já foi referido, é com a não atribuição dos pontos extra conquistados na Power Stage, pelo que Ogier passa a ter agora 56 pontos no Campeonato (ao invés de 60); 2.º – Neuville 52; 3.º – Mikkelsen 35; 4.º- Meeke 32;
5.º – Latvala 31, etc.

Como se isto não bastasse, a verdade é que Sebastien Ogier não foi o único a derrubar os ditos perfis (neste caso 2) daquela chicane. Sebastien Loeb também o fez (1) na mesma especial (PEC 22) e Thierry Neuville na passagem anterior (PEC 21) derrubou as três barreiras ali existente, mas ambos ficaram impunes de qualquer penalização….

Regulamento Desportivo do WRC
Ver Art. 14.2 ROAD BOOK / ITINERARY (pag. 20) conjugado com o Art. 13.3.4 Attribution of ‘Power Stage’ points (pag. 19)
Link: https://www.fia.com/2018-wrc-sporting-regulations-and-appen… 

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top