Sexta-feira , Julho 20 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier sagra-se tetra campeãp mundial de ralis (por Ricardo Nascimento)
Ogier sagra-se tetra campeãp mundial de ralis (por Ricardo Nascimento)

Ogier sagra-se tetra campeãp mundial de ralis (por Ricardo Nascimento)

O derradeiro dia do Rally Catalunya e segundo em pisos de asfalto, acabou por não ser emotivo na estrada, num dia em que não houve muitas movimentações no top 10. Por outro lado, houve quem tivesse muitos motivos para festejar no final.

Sébastien Ogier só venceu a primeira especial do dia, mas conseguiu afastar-se do seu maior adversário e vencer o rally. Com este resultado, o francês alcançou o título de campeão no WRC, pela quarta vez consecutiva.

Dani Sordo deu tudo o que tinha, mas perdeu hoje mais 9,8s para Ogier, tendo de se contentar no final com a segunda posição. No entanto, o espanhol esteve em boa forma no seu rally, mostrando que o WRC ainda pode contar com ele.

Em situações normais, Thierry Neuville pouco podia fazer no derradeiro dia, limitando-se a andar rápido e controlar o seu companheiro de equipa, Hayden Paddon, que terminou na quarta posição a 12,8s do belga. Mais importante para Neuville, foi a subida de posição no campeonato, estando agora empatado com Mikkelsen no segundo lugar.

A Citroën teve um rally para esquecer e quando se esperava que Kris Meeke tentasse alcançar os dois Hyundai que seguiam à sua frente, ficou parado na primeira especial do dia com problemas no motor.

Mads Östberg (5º), Ott Tänak (6º) e Kevin Abbring (7º), subiram todos uma posição devido aos problemas no carro de Meeke, com o estónio a ser sincero em dizer que o seu resultado não correspondia à sua performance no rally, mas também disse que continua o seu trabalho de desenvolvimento para a DMACK.

Martin Prokop acabou por perder a oitava posição, quando arrancou a roda dianteira direita na segunda especial do dia, vindo a parar definitivamente, após concluir o troço.

Jan Kopecký venceu o WRC2 com 15,3s de vantagem para Pontus Tidemand, num rally em que os dois Skoda oficiais dominaram a classe e terminaram em oitavo e nono respetivamente.

Depois dos problemas no dia anterior, Craig Breen beneficiou da avaria no carro de Meeke e do erro de Kopecký, para fechar o top 10 e obter mais um ponto para as suas contas que estão um pouco melhor do que Eric Camilli que disputou todos os rallies até agora.

Jari-Matti Latvala terminou na décima quarta posição e venceu hoje mais três especiais das quatro que compunham a derradeira etapa, sendo mesmo o piloto que venceu mais troços no rally. No entanto e apesar da sua rapidez, Latvala voltou a fazer das suas e baixou uma posição no campeonato, por troca com Dani Sordo.

Fabio Andolfi venceu no WRC3 com o pequeno Peugeot 208 R2, mas referiu no final que irá estar de volta ao volante do Hyundai i20 R5, já no próximo Rally de Gales.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (1); Thierry Neuville (1); Jari-Matti Latvala (7); Dani Sordo (2); Kris Meeke (2); Sébastien Ogier (6)
LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1); Thierry Neuville (SS2); Sébastien Ogier (SS3 a 4); Dani sordo (SS5 a 13); Sébastien Ogier (SS14 a 19)
dia-3

 

Scroll To Top