Terça-feira , Outubro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier vence e lidera mundial (Carlos da Silva)
Ogier vence e lidera mundial (Carlos da Silva)

Ogier vence e lidera mundial (Carlos da Silva)

 

Exceptuando o tempo perdido de Kris Meeke (Citroën C3 WRC) devido a um capotanço que o fez perder definitivamente as hipóteses de arredar Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) da segunda posição, o terceiro e derradeiro dia do Rali do México serviu essencialmente para uma poupança generalizada de pneus, com vista a conquista de pontos extra na Power Stage.

Depois do tempo perdido ontem por Sébastien Loeb (Citroën C3 WRC) e de Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) ao furarem na mesma especial, Sebastien Ogier (Ford Fiesta WRC) limitou-se a levar “a água ao seu moinho”, vencendo pela segunda vez uma prova esta época e destronando Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) da liderança do Mundial. O piloto belga teve uma prova para esquecer: o seu carro nem sempre colaborou, teve alguns seus excessos e a árdua tarefa de abrir a estrada durante todo o rali se traduziu num saldo de apenas 10 pontos para a sua “contabilidade” pessoal….

Depois do seu despiste no ultimo Rally de Monte-Carlo, a segunda posição conquistada por Dani Sordo é de facto fantástica para o piloto espanhol que já quase há um ano (Tour de Corse) não terminava dentro dos lugares do pódio. Mesmo com um furo na Power Stage venceu a “batalha” com Meeke, sendo que o piloto britânico apenas pode se queixar de si próprio numa prova onde o Citroen C3 WRC deu mostras que já está na direção certa em termos de performance em superfícies de terra. O andamento de Sébastien Loeb comprovam isso….

A regularidade de Andreas Mikkelsen (mesmo que um ligeiro susto – saída de estrada) e que raramente tratou o seu Hyundai i20 Coupe WRC) por “tu” durante grande parte da prova, trouxe-lhe valiosos pontos para o Campeonato, sendo agora o terceiro classificado, ultrapassando todos os pilotos da Toyota.

Quem sabe não esquece! A quinta posição final de Sebastien Loeb não belisca em nada o seu fantástico regresso temporário ao WRC. O multi-campeão mundial chegou a liderar a prova onde já a venceu por 6 vezes e na maior parte dos troços bateu os tempos do piloto n.º 1 da equipa francesa, Meeke. Veremos se no Tour de Corse obterá o seu 79.º triunfo no Mundial de Ralis.

Depois dos problemas de sobreaquecimento de motor e de alternador que todos os Toyota sofreram, Jari-Matti Latvala acabou por ser o melhor representante da marca nipónica. Subiu hoje para 7.ª ultrapassando Gus Greensmith (Ford Fiesta R5), sendo que os resultados de Esapekka Lappi (11.º) e Ott Tanak (14.º) espelham bem as dores de cabeça que Tommi Makinen teve ao longo de todo o fim de semana….

Na WRC 2 vitória incontestável de Pontus Tidemand em Škoda Fabia R5 com uma vantagem superior a seis minutos para Gus Greensmith e de 13 para Pedro Heller, ambos em Ford Fiesta R5.

Classificação final:
1. Ogier S. – Ingrassia J. 3:47:24.5
Ford Fiesta WRC
2. Sordo Dani – Del Barrio Carlos +55.2
Hyundai i20 Coupe WRC
3. Meeke Kris – Nagle Paul +1:13.7
Citroën C3 WRC
4. Mikkelsen Andreas – Jæger A. +1:45.9
Hyundai i20 Coupe WRC
5. Loeb Sébastien – Elena Daniel +2:29.2
Citroën C3 WRC
6. Neuville Thierry – Gilsoul N. +5:02.0
Hyundai i20 Coupe WRC
7. Tidemand Pontus – Andersson J. +10:11.5
Škoda Fabia R5
8. Latvala J. – Anttila M. +15:46.2
Toyota Yaris WRC
9. Greensmith Gus – Parry Craig +16:37.1
Ford Fiesta R5
10. Heller Pedro – Olmos Pablo +23:38.6
Ford Fiesta R5
11. Lappi Esapekka – Ferm Janne +31:00.8
Toyota Yaris WRC
12. Bulacia Wilkinson M. – Mussano F. +32:34.0
Ford Fiesta R5
13. Suninen Teemu – Markkula Mikko +32:55.5
Ford Fiesta WRC
14. Tänak Ott – Järveoja Martin +58:23.2
Toyota Yaris WRC
15. Name jr. Francisco – Zapata A. +1:07:33.2
Mitsubishi Lancer Evo X
16. Rovanperä K. – Halttunen J. +1:13:10.0
Škoda Fabia R5

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrihgts At World

 

Scroll To Top