Sexta-feira , Abril 20 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ogier vence em Portugal e reforça liderança no Mundial
Ogier vence em Portugal e reforça liderança no Mundial

Ogier vence em Portugal e reforça liderança no Mundial

 

Sébastien Ogier repetiu o feito de Thierry Neuville em 2017 e tornou-se o segundo piloto a vencer por duas ocasiões na presente temporada. Depois do triunfo em Monte Carlo, o piloto da M-Sport ganhou o Vodafone Rally de Portugal e distanciou-se da concorrência no Campeonato do Mundo.

De regresso a um país onde costuma ser feliz – obteve o primeiro triunfo do WRC – Sébastien Ogier obteve a primeira vitória desde que a ronda organizada pelo Automóvel Clube de Portugal regressou ao norte. O piloto francês deixou Thierry Neuville em segundo, a 15,6 segundos de distância. Dani Sordo completou uma boa operação para a Hyundai que coloca dois carros no pódio. O espanhol ficou a 46,1 segundos do vencedor.

“É muito bom. É fantástico estar no lugar mais alto do pódio. Senti-me muito bem no carro. A equipa esteve perfeita. O carro foi espetacular. A equipa vai adorar este triunfo. Eles merecem. Foi um esforço conjunto. Tenho a certeza que se eles puderem me dão um carro novo para cada rali”, afirmou o campeão do Mundo que estreou um novo chassis do Ford Fiesta no Vodafone Rally de Portugal.

Primeiro na estrada na sexta-feira, Ogier passou o dia a tentar minimizar as perdas. E conseguiu fazê-lo. Na altura, Ott Tanak liderava e o francês era terceiro a cinco segundos do colega de equipa e a 0,4s de Sordo, que ocupava a segunda posição. Na manhã de sábado entrou ao ataque e é na mais longa classificativa da prova que tudo muda. Sob pressão, Tanak comete um erro. Bate com o Ford Fiesta, danifica a suspensão do carro e perde quase um minuto e meio. Sem problemas e contratempos, o campeão do mundo salta para liderança e não mais a larga.

Na secção vespertina, mostra porque é mestre na gestão das corridas. Evita o desgaste prematuro dos pneus e controla a concorrência à distância. Só Neuville se mantém por perto, mas os dois partem para o último dia separados por 16,8 segundos.

Com menos de 50 quilómetros para percorrer, Ogier gere a diferença. Neuville ataca mas o francês responde. E só na Power Stage perde quando vê o belga fazer o melhor tempo e somar mais pontos extra. Ainda assim, o líder do campeonato sai de Portugal com mais 26 pontos, enquanto o rival da Hyundai acrescenta 22 à sua conta pessoal.

Na classificação do Mundial, Ogier tem agora 128 pontos. Thierry Neuville ascendeu à segunda posição, com 106 pontos. Jari-Matti Latvala chegou a Portugal em segundo, mas desceu para terceiro. O finlandês começou em bom plano, na luta pelos primeiros lugares. Contudo, um erro na sexta-feira – capotou o Yaris – e o estado febril que o debilitou durante praticamente todo o dia de sábado, impediram-no de ir além do nono lugar e somar dois pontos. Actualmente tem 88.

 

Scroll To Top