Sábado , Outubro 20 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Oreca escolhida pela FIA como fornecedora dos Kits R4 (por Carlos da Silva)
Oreca escolhida pela FIA como fornecedora dos Kits R4 (por Carlos da Silva)

Oreca escolhida pela FIA como fornecedora dos Kits R4 (por Carlos da Silva)

 

Na sequência de um convite feito a várias estruturas do ramo do desporto automóvel, e após consultar as propostas apresentadas, a FIA nomeou o Grupo Oreca como fornecedor oficial e exclusiva dos agora denominados FIA R4-kit (R4-Kits Rally Cars), para as próximas três temporadas. Trata-se de uma homologação para veículos de tração as quatro rodas e que será introduzido já a partir do próximo verão. Reservado para campeonatos nacionais e regionais FIA, este kit foi projetado para tornar a classe R4 mais dinâmica e apetecível. Este FIA R4-kit é universal e adapta-se a todos os tipos de carros permitindo mesmo a conversão de carros em versões de quatro rodas motrizes e o uso de motores 1.6 litros turbo. Desenvolvido para obter a melhor relação custo/performance possível, o kit R4 inclui, entre outras coisas: motor e seus componentes, transmissão, eixos e sistemas de travagem. Vários outros equipamentos e acessórios permanecem flexíveis.

Em termos de custos e performance, prevê-se que estes carros fiquem situados entre os atuais R3 e R5. Quem o afirma é o técnico da FIA, Bernanrd Niclot. “A nossa intenção foi criar uma nova categoria low cost, dentro da pirâmide dos ralis num carro com o mais alto nível de segurança. É importante que os custos se mantenham baixos e para os concorrentes não exista custos de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, os concorrentes saberão que todas as especificações R4 serão idênticas, criando plantéis equilibrados de carros esteticamente distintos. Esta fórmula pretende unificar o espectro de carros que atualmente existem um pouco por todo o lado, por exemplo os que correm com as regras AP4 no Campeonato Ásia Pacífico e outras regras nacionais, e estes novos Kits R4 nada têm a ver com as regras dos R4 criadas em 2001, que, na altura, foram pensadas para melhorar as performances dos Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza existentes no Grupo N.

Para o Presidente do Grupo Oreca, Hugues de Chaunac: “Depois de termos sido selecionados entre os quatro fabricantes LM P2 para provas de Resistência, a Oreca empreendeu um novo programa internacional. Queremos agradecer à FIA por esta nomeação e por nos confiar este projecto que é realmente emocionante, não só em termos do seu aspecto técnico, mas também no que diz respeito ao potencial de desenvolvimento nas diferentes regiões do mundo. O grupo ORECA sempre esteve envolvido no rally, seja através de seu departamento de motores que tenha alcançado sucesso em todos os níveis, seja através de sua atividade como distribuidor de peças e acessórios. Estamos nos preparando há vários meses e agora estamos olhando para a frente para levar para a pista. “

Para David Floury o diretor de Tecnologia da Oreca: “Com a nossa vasta experiência nos ralis, incluindo a WRC2 e a WRC3, temos uma boa ideia da diversidade de carros, das suas performances e características. Isso permitiu-nos desenhar o kit R4, que vai colmatar um espaço vazio na atual cena dos ralis: abaixo dos R5 mas significativamente acima dos R3.”

 

(por Carlos da Silva)

 

Scroll To Top