Quinta-feira , Junho 21 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Os seis magnificos (por Rodrigo Vasconcelos)
Os seis magnificos (por Rodrigo Vasconcelos)

Os seis magnificos (por Rodrigo Vasconcelos)

São seis, para já, os pilotos do Campeonato de Iniciação. Número que poderá aumentar, em próximas jornadas.
Os jovens pilotos demonstraram excelentes andamentos, com pequenas diferenças entre si e com muitos argumentos para lutarem pela vitória. Foi um bom arranque, este do Campeonato de Iniciação – Troféu Ernesto Gonçalves. Luta pelas várias posições, muito despique e muita emoção, mas sempre com os pilotos a respeitarem-se. Foi bonito de se ver.
Nos treinos, entre o primeiro, José Eduardo Rodrigues, e o quarto, Francisco Rodrigues, a diferença era 46i milésimos de segundo. Entre Rodrigues e Silva, posicionavam-se Pedro Pereira e Leandro Macedo. O quinto crono era de Santinho Mendes, com Andreia Sousa a encerrar a pauta classificativa.
Primeira corrida de qualificação e uma agradável surpresa. Um estreante a vencer. Chama-se Francisco Pereira. Seguem-se-lhe José Eduardo Rodrigues. Leandro Macedo, Santinho Mendes, Pedro Pereira, que estreou um bonito Renault Clio, e Andreia Sousa. Andreia, mais uma filha de José Sousa, a seguir a pisadas do Pai e da irmã.
Segunda corrida e o vencedor é o mesmo. Leandro Macedo é segundo, seguido de Santinho Mendes, Pedro Pereira, José Eduardo Rodrigues e Andreia Sousa. Esta, não completa nenhuma volta, pois sofre um ligeiro despiste à entrada da reta da meta, na volta inicial.
Falta a terceira qualificação, que vai mudar de vencedor. É José Eduardo Rodrigues quem vence, agora com Francisco Siva em Segundo. Leandro Macedo termina em terceiro, seguido de Santinho Mendes, que parecia estar a guardar-se para a final. Andreia Sousa é quinta, com Pedro Pereira no lugar seguinte, ao ser obrigado a parar no decorrer da quarta volta.
Falta a final, com a primeira linha da grelha a ser constituída por Francisco Silva, José Eduardo Rodrigues e Leandro Macedo. Santinho Mendes e Pedro Pereira, estão na segunda linha, com a grelha a ficar completa com a presença de Andreia Sousa.
Partida para a final, com Francisco Silva na liderança, seguido de Santinho Mendes, que fez um bom arranque. José Eduardo é terceiro. Leandro Macedo entra logo na Joker lap, o que poderá ter-lhe dado a vitória final.
Entretanto, no decorrer da segunda volta, o azar bate à porta de Santinho Mendes. Um problema com a embraiagem, obriga-o a desistir.
Uma boa final, com o suspense a existir, até todos passarem pela Joker lap. Depois de todos cumprirem o percurso alternativo, quem fica na frente é Leandro Macedo, depois de Francisco Silva cumprir a Joker. Em terceiro, termina José Eduardo, seguido de Pedro Pereira, cujo carro ainda necessita de mais uns “cavalitos”. Andreia é a quinta classificada, com o azarado Santinho Mendes a não completar as sete voltas, depois de ter parado, como referimos antes de completar a segunda volta.
Boas corridas, muita luta, mas sempre correta, por todos os lugares classificativos. Certamente que, o resto do Campeonato, vai continuar a ser assim.
Um Campeonato que a Federação aumentou quanto às idades dos que nele podem correr. Uma boa decisão, que vai permitir que haja, todos os anos, mais pilotos na Iniciação. Agora, a idade limite, são os 18 anos.

 

Texto e foto: www.offroadportugal.org

 

Scroll To Top