Segunda-feira , Agosto 20 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Pedro Dias da Silva brilhou no arranque da Baja TT Idanha-a-Nova
Pedro Dias da Silva brilhou no arranque da Baja TT Idanha-a-Nova

Pedro Dias da Silva brilhou no arranque da Baja TT Idanha-a-Nova

Mazda Proto do Desafio no nono lugar após a 1ª Etapa

Teve início esta tarde junto ao Santuário da Senhora do Almurtão, a edição de 2016 da Baja TT Idanha-a-Nova, terceira jornada pontuável para o Desafio Total Mazda. Com 13 Mazda Proto presentes no arranque do evento levado a cabo pela Escuderia de Castelo Branco, a competição da responsabilidade da Mazda Motor de Portugal e da Total é responsável por nada mais nada menos de 30% da caravana que marca presença na prova raiana.

Hoje, Sexta-feira, as equipas cumpriram as duas passagens pelo Sector Selectivo de 6,82 Km que compunham esta primeira etapa. Pedro Dias da Silva/José Janela foram os homens em evidência ao assegurarem não só o melhor lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda, mas também um fantástico nono lugar à geral. Pedro Silva levou a melhor sobre os demais mesmo sem “arriscar, até porque a prova ‘a sério’ é só amanhã. Correu-nos bem e queremos repetir esta posição após a segunda etapa, mas vai ser necessário gerir e tentar evitar as armadilhas,” esclareceu Pedro Silva.

Quanto a Etelvino Carvalho, segundo mais rápido do Desafio, teve igualmente uma prova calma, “mas sinto que tenho que voltar a aprender a guiar o carro outra vez. Estive parado desde a prova da Sertã e na primeira passagem tive que tentar lembrar-me de tudo outra vez…” afirmou o piloto alentejano. A fechar o pódio do Desafio Total Mazda, Bruno Oliveira teve um dia “muito positivo. Sinto que fomos evoluindo e apanhámos muito tempo da primeira para a segunda passagem. Estou muito contente com este terceiro lugar!”

Apesar de se ter esforçado para arrancar para a segunda etapa melhor classificado, João Rato viu-se prejudicado por um concorrente lento na segunda passagem e o resultado foi o quarto lugar, imediatamente à frente de Jorge Cardoso, penalizado pelo facto de o motor do seu Mazda Proto ter entrado em modo de segurança. João Pais por pouco não igualava o tempo da primeira e da segunda passagem, com o piloto de Viseu a assumir cautelas redobradas no sentido de poupar o seu carro para etapa ”raínha”, terminando, assim, com o sexto melhor tempo dos Mazda Proto.

Sem problemas de maior, Tiago Avelar, Francisco Gil, Bruno Rodrigues e Rui Lopes foram sétimo, oitavo, nono e décimo classificados, respetivamente, enquanto Floriano Roxo a não conseguir melhor que a 11ª posição, em resultado de uma crise nos travões, precedida de um problema de sobreaquecimento do motor e que resultará em trabalho noite dentro para a sua equipa técnica. Pedro Salgueiro foi o 12º melhor e encerrará o pelotão Mazda a partir para a segunda etapa, dado que os irmãos Pedro e Ricardo Oliveira foram vítimas de um problema com a bomba de água do motor do seu Proto que os impediu de alinhar na segunda passagem.

Amanhã tem lugar o segundo dia desta Baja TT Idanha-a-Nova que inclui 337,26 km do Sector Selectivo, numa boucle de 142,48 km no percurso Idanha/Rosmaninhal/Idanha e outra de 194,78 km entre Idanha/Penamacor/Zebreira. No total a prova soma 350,90 km contra o cronómetro.

Classificação Desafio Total Mazda(Após a 1ª Etapa):
1º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto) – 12m21,50s
2º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proro) – 12m52,82s
3º Bruno Oliveira/Rui Raimundo (Mazda Proto) – 13m00,15s
4º João Rato/Vitor Hugo (Mazda Proto) – 13m29,95s
5º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto) – 13m35,12s
6º João Pedro Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto) – 13m36,57s
7º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto) – 14m04,80s
8º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto) – 14m06,94s
9º Bruno Rodrigues/Jorge Claro (Mazda Proto) – 14m26,62s
10º Rui Lopes/Luis Ferreira (Mazda Proto) – 14m49,91s
11º Floriano Roxo/Nuno Roxo (Mazda Proto) – 14m54,38s
12º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto) – 15m20,45s
13º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto) – ST

 

Scroll To Top