Terça-feira , Outubro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Pedro Dias da Silva comanda Evento Nacional e Desafio Total Mazda
Pedro Dias da Silva comanda Evento Nacional e Desafio Total Mazda

Pedro Dias da Silva comanda Evento Nacional e Desafio Total Mazda

 

Cumpriu-se hoje a primeira das duas etapas que fazem parte da edição número 29 da Baja 500 Portalegre, quarta prova do calendário 2015 do Desafio Total Mazda. Com cinco equipas à partida, a competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal, com o apoio da Total, voltou a ser um dos grandes focos de animação da jornada levada a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal. Os Mazda dominaram os acontecimentos em termos de Evento Nacional, com dois Mazda Proto a ocuparem as duas primeiras posições neste particular.

Pedro Dias da Silva e João Rato foram os pilotos em destaque neste primeiro dia de prova e a curta diferença de tempo entre ambos é reveladora da acesa “guerra” que travaram no arranque da Baja 500 Portalegre. Apenas 9,1s separaram primeiro e segundo no final do dia, com vantagem para Pedro Dias Silva que assumiu não só a liderança do Desafio, mas também a classificação do Evento Nacional. João Rato está no segundo posto em ambas as classificações e, desta forma, antevê-se luta animada também para a segunda etapa.

Na estreia do seu novo Mazda Proto, o piloto nabantino Pedro Dias da Silva, acompanhado por António Conde, esteve sempre na luta pelos lugares da frente, assumindo o objectivo de vencer o Desafio em Portalegre. A verdade é que “foi uma etapa muito gira em que andámos sem forçar e com grandes cautelas nas zonas de pior piso. Estou muito contente com o comportamento do carro e espero amanhã conseguir novamente tirar proveito.”

Algumas problemas de travões no seu Mazda Proto não impediram a dupla João Rato/João Ratinho de fazer jus à condição de favoritos numa prova em que “jogar em casa” é claramente um trunfo. O piloto de Portalegre confessava no final que “para nós foi um dia difícil. Tivemos alguns problemas com os travões do carro e isso retirou-nos confiança e capacidade de manter um ritmo mais forte. Ainda assim, estou bastante contente com o modo como as coisas correram e o resultado abre-nos excelentes perspectivas para amanhã.”

Com uma prova regular, Bruno Oliveira/Paulo Marques asseguraram a terceira posição neste primeiro dia de Baja, sendo que o piloto de Ourém sabe que amanhã tem um dia grande pela frente e em que muito pode acontecer: “Não tivemos qualquer tipo de problema e andámos sempre de forma muito suave, tentando não correr riscos. A especial era muito divertida. Parecia mesmo um Prólogo, mas com mais quilómetros. Amanhã temos muito percurso pela frente, portanto há que estar bem preparado, ”afirmou o piloto.

Quartos classificados no Desafio Total Mazda, Rui Lopes/Francisco Cabral tiveram igualmente uma etapa calma, com a equipa a “jogar” de olhos postos no dia de amanhã: “Foi um dia sem percalços de maior. Apenas temos que trocar um injector que está com fuga, mas, tirando isso, está tudo bem e estamos prontos para a segunda etapa,” esclareceu Rui Lopes.

Etelvino Carvalho/Pedro Marcão não tiveram um dia fácil. Depois de terem dominado os acontecimentos no Prólogo, as coisas complicaram-se na parte da tarde e, assim, a formação alentejana viu-se relegada para a quinta posição em termos de Desafio Total Mazda: “Estamos sem travões e logo ao quilómetro 25 tive uma saída de estrada que me fez perder muito tempo. Entretanto, nessa altura, o carro entrou em modo de segurança e foi com um andamento condicionado que cumprimos parte considerável da etapa.”

Para amanhã estão reservados dois Sectores Selectivos, o primeiro com uma extensão de 144,13 km e corre-se a partir das 08h00 da manhã. O segundo terá 200,95 km, estando a partida agendada para as 13h30. A chegada ao pódio, na NERPOR, está agendada para as 17h15.

Classificação Desafio Total Mazda (1ª Etapa):
1º Pedro Silva/António Conde (Mazda Proto/1º Evento Nacional), 1h14m25,43s
2º João Rato/João Ratinho (Mazda Proto), 1h14m34,44s
3º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 1h15m57,05s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda Proto) 1h24m19,40s
5º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto), 1h44m09,71s

 

Scroll To Top