Domingo , Outubro 21 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / PEUGEOT 208 WRX vence no Canadá pelas mãos de Timmy Hansen
PEUGEOT 208 WRX vence no Canadá pelas mãos de Timmy Hansen

PEUGEOT 208 WRX vence no Canadá pelas mãos de Timmy Hansen

Emocionante do princípio até final, a 7ª prova do Campeonato do Mundo de Rallycross 2016, disputada no Canadá, testemunhou a vitória do PEUGEOT 208 WRX do Team Peugeot Hansen, através de Timmy Hansen.

A máxima de que «no rallycross tudo pode acontecer» aplica-se totalmente à prova canadiana de Trois Rivières, onde o Campeonato do Mundo cumpriu a sua primeira metade de temporada.

Timmy Hansen protagonizou uma atuação espetacular, tendo recuperado de um problema técnico no início do vento e de um encontro com uma das muitas paredes de ladeiam a pista de Trois Riviéres, melhorando a sua performance ao longo do fim de semana. Contudo, apesar de nunca ter desistido de dar o seu melhor, Hansen não conseguiria qualificar-se para a Final. Porém, a desclassificação de um adversário permitiu ao piloto do PEUGEOT 208 WRX um lugar entre os seis finalistas. Tudo voltou a ser possível!

A Final decorreu debaixo de condições de condução particularmente difíceis, numa pista ensopada após uma violenta chuvada. Hansen fez uma excelente partida, evitado potenciais armadilhas e atingiu a liderança a uma volta do final. Conduzindo nos limites da aderência, o sueco aguentou bem a pressão e acabou por dar ao Team Peugeot Hansen a primeira vitória da temporada.

O circuito de Trois Rivières, que apresenta a reta mais longa de todo o campeonato, foi uma novidade absoluta para Sébastien Loeb, mas o piloto evoluiu gradualmente, tendo alcançado o terceiro melhor tempo na Q2 e o segundo na Q3. Despois disso, as coisas ficaram mais complicadas para o piloto da Alsácia, que não conseguiu um lugar na Final.

 

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Kenneth Hansen, Diretor de Equipa

«Foi um fim de semana muito especial para nós! Passámos por uma sensação estranha entre a desiluão de não termos nenhum carro na Final e a  euforia da vitória! Tivémos alguns problemas nas zonas mais rápidas do circuito, mas os nossos pilotos aguentaram bem as dificuldades das zonas mais técnicas. Obviamente que a desclassificação de outro concorrente surgiu como um ‘bonus‘. Por outro lado, a chuva que caiu logo após o início acabou por nos ajudar, pois tanto o PEUGEOT 208 WRX como o Timmy são extremamente competitivos em piso molhado. Ele acabou por fazer um corrida impecável, sem erros e a nossa tática funcionou na perdeição. Estamos extremamente satisfeitos com esta vitória, pois trabalhámos a fundo nesse sentido ».

 


Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX #21, Team Peugeot Hansen)

«É como se estivesse a sonhar! Até ao momento da vitória na Final foi tudo muito complicado para mim. Andámos sempre a fundo, pois este é um campeonato extremamente competitivo e há sempre muitos pilotos capazes de vencer. Foi quando tudo parecia estar a

desmoronar-se à minha frente que me disseram que, afinal, estaria entre os seis finalistas. Devido ao temporal, montámos pneus de chuva para a corrida e tudo resultou na perfeição. Que dia fantástico!»

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX #9, Team Peugeot Hansen)

«É óbvio que não é o resultado que esperava. O fim de semana começou mal e não acabou melhor. Depois de tentarmos diversas soluções, lá acabámos por melhorar as afinações do carro e consegui bons resultados finais na Q2 e na Q3. Contudo, na Q4 as coisas não correram nada bem, pois arranquei da segunda fila da grelha e fui apanhado no meio da confusão do pelotão, com o pó a tapar-me a visibilidade, o que me impossibilitou de chegar à Final.»

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL – TOIS RIVIÈRES (Canadá)

  1. Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
  2. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS)
  3. Johan Kristoffersson (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo)
  4. Toom Heikkinen (EKS, Audi S1)
  5. Petter Solberg (Peter Solberg World RX Team, Citroen DS3)
  6. Anton Marklund (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo)

 

CLASSIFICAÇÕES APÓS 7 PROVAS

 

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2016 – Pilotos

  1. Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroën DS3), 161 pontos
  2. Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 157 pontos
  3. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS), 132 pontos
  4. Johan Kristofferson (VW RX Sweden, VW Polo), 129 pontos
  5. Sébastien Loeb (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 121 pontos
  6. Timmy Hansen (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 105 pontos
  7. Toomas Heikkinen (EKS, Audi S1), 99 pontos
  8. Timur Timerzyanov (World RX Team Áustria, Ford Fiesta), 67 pontos
  9. Robin Larsson (Robin Larsson, Audi A1), 62 pontos
  10. Anton Marklund (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo), 59 pontos
  11. Janis Baumanis (World RX Team Áustria, Ford Fiesta), 59 pontos
  12. Kevin Eriksson (Olsberg MSE, Ford Fiesta ST), 47 pontos
  13. Davy Jeanney (Peugeot-Hansen Academy, PEUGEOT 208 WRX), 48 pontos

 

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2016 – Equipas

  1. EKS, 256 pontos
  2. Team Peugeot-Hansen, 226 pontos
  3. Volkswagen RX Suécia, 188 pontos

 

Scroll To Top