Terça-feira , Abril 24 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / PEUGEOT 3008 DKR, O ENSAIO GERAL PARA O DAKAR 2017 CONTINUA
PEUGEOT 3008 DKR, O ENSAIO GERAL  PARA O DAKAR 2017 CONTINUA

PEUGEOT 3008 DKR, O ENSAIO GERAL PARA O DAKAR 2017 CONTINUA

Esta 4ª Etapa do Rali de Marrocos, a mais longa e exigente, trouxe o seu lote de incidentes, felizmente mais desportivos que técnicos, respondendo perfeitamente às expectativas da equipa da Peugeot Sport, que aborda esta prova como um verdadeiro ensaio geral para o Dakar 2017. A recolha de ensinamentos está a ser boa e o PEUGEOT 3008 DKR tem-se portado bem, figurando no top 3 de cada etapa.

 

  • Largando na frente esta manhã, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ tiveram a difícil tarefa de abrir a Especial mais longa do Rali de Marrocos. A Etapa 4 – uma ronda de 319 km em redor de Erfoud – apresentava todos os tipos de terreno de Marrocos, das colinas rochosas às pistas demolidoras, passando pelas dunas de Merzouga, para além de uma navegação complicada. Um exercício interessante para as equipas do Team Total Peugeot e do PEUGEOT 3008 DKR, na sua preparação do próximo Dakar.
  • Imprimindo um ritmo elevado, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ perderam 6 minutos no quilómetro 131, à procura de um waypoint escondido, uma novidade instaurada na regulamentação das provas de rally-raids e que acrescenta uma dificuldade suplementar à navegação. Ao volante do PEUGEOT 3008 DKR, completaram o pódio da Etapa (3º lugar) e mantêm a sua posição na classificação geral (2º).

 

  • Os franceses Cyril DESPRES / David CASTERA souberam gerir na perfeição a sua corrida, ganhando terreno rapidamente aos adversários que partiram à sua frente, assinando o 4º melhor tempo na Etapa, apesar de um furo. Tudo está a correr de forma positiva a esta dupla, que retoma rapidamente a confiança, depois do seu infortúnio durante a Etapa 1.

 

Carlos SAINZ em PEUGEOT 3008 DKR: 3º na Etapa; 2º à Geral

«Estivemos com um bom ritmo. Sinto-me muito à-vontade com o novo PEUGEOT 3008 DKR, é um carro com que me identifico bem. Perdemos tempo a validar um ‘waypoint’ escondido, que pensámos ter falhado. Na verdade, acabámos por descobrir que tínhamos passado mesmo ao pé dele, sem percebermos que estava mesmo ali! Perdemos, com isso, 6 minutos, mas foi um bom exercício para o Dakar, onde teremos o mesmo tipo de dificuldades. Com um segundo pequeno erro no final, perdemos cerca de 8 ou 9 minutos para o piloto mais rápido. A performance está realmente boa, ainda mais quando esta Etapa era verdadeiramente muito exigente e cansativa. Amanhã, espero lutar pela vitória na Etapa.»

 

Cyril DESPRES em PEUGEOT 2008 DKR: 4º na Etapa; 37º à Geral

«Bom ritmo, boa jornada! Talvez mesmo a melhor para nós nesta prova! Estive sempre em sintonia com o David. Depressa apanhámos o pó do Carlos e depois fizemos a nossa corrida. Foi agradável. Andámos um bocado às voltas com um erro de leitura após a receção de um salto. Com isso, penso que perdemos uns 4 minutos, mas nunca me senti sob pressão. Estamos a acumular experiência aqui. O Rali de Marrocos é um bom exercício de concentração.»

 

Bruno FAMIN, Diretor da Peugeot Sport e Diretor do Team Peugeot Total

«O desenrolar da prova segue de acordo com o que nós queríamos. Nunca pusemos pressão e mantivemo-nos concentrados nas validações e no treino da equipa e das nossas duplas de pilotos. Nada a assinalar até aqui a nível mecânico, os dois carros estão a funcionar bem, o que é bom, mas verificámos também que a concorrência é temível! Hoje perdemos um pouco de terreno com problemas de navegação, nomeadamente com estes novos ‘waypoints’ escondidos. É uma novidade no regulamento desportivo, que iremos igualmente ter no Dakar. Foi isso que custou a vitória na Etapa ao Carlos e ao Lucas: iremos trabalhar nisso para evitarmos que tal se repita. Iremos abordar a última Etapa, amanhã, com o mesmo estado de espírito, esperando terminar com uma vitória.»

 

 

Rali de Marrocos – Classificações

 

Classificação da Etapa 4

1º Nasser AL-ATTIYAH (QAT) / Matthieu BAUMEL (F), Toyota Hi-Lux Overdrive, 3h09m07s

2º Joan ROMA (E) / Alex HARO (E), Toyota Hi-Lux Overdrive, + 2m54s

3º Carlos SAINZ (E) / Lucas CRUZ (E), PEUGEOT 3008 DKR, + 5m37s

4º Cyril DESPRES (F) / David CASTERA (F), PEUGEOT 3008 DKR, + 6m52s

5º Orlando TERRANOVA (ARG) / Paulo FIÚZA (P), MINI All4 Racing, + 12m06s

(…)

 

Classificação Geral Provisória após a Etapa 3

1º Nasser AL-ATTIYAH (QAR) / Matthieu BAUMEL (F), Toyota Hi-Lux Overdrive, 10h01m56s

2º Carlos SAINZ (E) / Lucas CRUZ (E), PEUGEOT 3008 DKR, + 16m44s

3º Joan ROMA (E) / Alex HARO (E), Toyota Hi-Lux Overdrive, + 24m51s

4º Vladimir VAZILYEV (PL) / Konstantin ZHILTSOV (RU), + 38m28s

5º Orlando TERRANOVA (ARG) / Paulo FIÚZA (P), MINI All4 Racing, + 45m21s

(…)

37º Cyril DESPRES (F) / David CASTERA (F), PEUGEOT 3008 DKR, + 99h03m02s

(…)

 

Scroll To Top