Quinta-feira , Agosto 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Pilotos e equipas querem mudanças no formato do Rally da Suécia….
Pilotos e equipas querem mudanças no formato do Rally da Suécia….

Pilotos e equipas querem mudanças no formato do Rally da Suécia….

 

A passagem dos carros do Campeonato local e do Rally Sweden Historic logo após a passagem da “comitiva” do WRC, causou problemas significativos para os principais equipas do WRC nas segundas passagens pelos troços de sexta-feira e de sábado. Os carros históricos e nacionais estavam competindo com pneus mais estreitos e que, aliados ao facto de que a maioria serem de tração traseira, levava ao aparecimento de sulcos profundos para as segundas passagens.

Alguns pilotos e Diretores de equipa do WRC já manifestaram que querem mudanças no futuro, para evitar que voltem a surgir estas situações particularmente problemáticas como o foi o caso do polémico Rally Suécia….

Sebastien Ogier: “Os sulcos eram 20 cm mais estreitos do que as do meu carro. Mesmo em linha reta eu tinha que lutar como o inferno para ficar na estrada. O sentimento é horrível – em todos os cantos, não há como carregar o carro e acertar praticamente em todos os bancos de neve. Acabava por colocar as minhas rodas dianteiras nos rastos como todos os outros, mas a parte traseira estava a uns 10 ou 15 centímetros de solto. Carro após carro, você verificava que os tempos iam ficando cada vez mais rápidos. É uma piada! Eles (carros nacionais e históricos) estão aqui para aproveitar o seu rali, mas é tão difícil com estas condições na segunda passagem pelas especiais. Podia ter feito a diferença se tivéssemos uma outra escolha de pneus. Aqui temos apenas um tipo de pneu, e é o único evento da temporada em que não temos outra escolha. Mesmo os carros do Junior WRC têm mais opções do que nós. Eles têm dois tipos de pregos (de 7mm ou 8mm de comprimento). Isso poderia ter nos ajudado “.

Tommi Makinen, o Director Desportivo da equipa da Toyota, demonstrou-se igualmente inflexível, e afirmou que também é necessária uma mudança de formato.”Isso precisa ser mudado. Nós não podemos ter esses carros com aqueles pneus a passarem antes de nós – mais estreitos, provocando aqueles sulcos na estrada. Porque eles (organização) não propõe que os carros nacionais passem somente depois dos carros dos WRC ?

Ott Tanak:
“Os carros nacionais nos tornam mais difícil para nós, mas este é o rali tal como o conhecemos”.

Jari-Matti Latvala: ” Os participantes históricos deveriam usar os pneus do mesmo tamanho que as equipas do WRC. Isso resolveria o problema.”

Leia mais em: https://www.autosport.com/…/ogier-controversy-prompts-forma…

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights Sophie Graillon

 

Scroll To Top