Segunda-feira , Maio 28 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Pirelli de regresso ao Mundial
Pirelli de regresso ao Mundial

Pirelli de regresso ao Mundial

 

Após um ano sabático, a marca italiana de pneus Pirelli irá regressar oficialmente ao Campeonato do Mundo de Ralis. A empresa italiana que esteve presente desde a temporada inaugural do WRC em 1973, tem no seu historial a conquista de 181 vitórias e 25 títulos mundiais ao longo dos anos.

A Pirelli homologou novos produtos para a última geração dos World Rally Car, bem como para a categoria WRC2, aumentando ainda mais desempenho e durabilidade dos seus produtos tanto para pisos de asfalto como para pisos de terra. Alem disso a Pirelli também se torna fornecedor exclusivo do Campeonato Mundial de Ralis Junior (JWRC) do ano que vem: uma série dedicada a jovens pilotos nascidos depois de 1º de janeiro de 1989, conduzindo Ford Fiesta da classe R2. O vencedor se tornará o proprietário de um Fiesta R5 novo, juntamente com um pacote de pneus, combustível e inspeções gratuitas para a temporada 2019 WRC2. Isso decorre de uma longa tradição que Pirelli gosta de promover as carreiras de pilotos juniores no Campeonato Mundial de Ralis, através de esquemas como o programa Pirelli Star Driver e a Academia WRC. Essas séries promocionais ajudaram motoristas como Craig Breen, Elfyn Evans, Hayden Paddon e Ott Tanak a subir ao topo como pilotos de fábrica. O atual campeão mundial, Sebastien Ogier, também ganhou o seu título Júnior com pneus Pirelli em 2008. Uma gama inteiramente nova de pneus P Zero para pneus de asfalto e Scorpion para terra foi produzida para o Campeonato Mundial de Ralis do próximo ano, juntamente com um Sottozero redesenhado para gelo e neve (disponível com e sem parafusos).

Para o asfalto, existe um novo pneu: o P Zero RK5A como a mistura mais macia: o P Zero RK7B. Para asfalto húmido, o Cinturato RWA fará a sua estreia. Todos esses pneus contêm novas construções e compostos que lhes proporcionam mais aderência e desempenho do que nunca, graças a uma seleção de tecnologias patenteadas. Para terra, a Pirelli apresenta o novo Scorpion K4 Reinforced, juntamente com o Scorpion K6 mais macio e reforçado. Além de ser extremamente rápido, o reforço adicional nestes pneus protege contra furos mesmo nas condições mais extremas da estrada. Um novo padrão de piso também melhorou a capacidade de condução e de manuseio. Para as duas provas de inverno no campeonato, Monte-Carlo e Suécia, há um pneu Sottozero de nova geração: Sottozero B para Monte-Carlo e Sottozero Ice (com pregos longos) para a Suécia. Isso novamente usa tecnologia patenteada para garantir a sua retenção proporcionando o máximo de aderência ao longo da duração da prova.

Mario Isola, o diretor da competição automóvel na marca transalpina, comentou que: “Com a nossa longa e ilustre história no Campeonato do Mundo, era natural regressarmos este ano. Desenvolvemos pneus que são específicos para as necessidades do WRC utilizando muito do conhecimento obtido na Fórmula 1 e que deverão proporcionar uma melhor performance sem comprometer a fiabilidade. Também estamos muito contentes por regressar à competição júnior pois tal enquadra-se perfeitamente na nossa filosofia de apoiar jovens talentos pois ajudamos a desenvolver a carreira de tantas estrelas no passado”.

Além dos seus compromissos no WRC, a Pirelli também continuará a fornecer o Campeonato Europeu de Ralis, que ajudou muitos jovens pilotos a escalar nas suas carreiras, bem como conquistar três títulos globais consecutivos para Kajetan Kajetanowicz, piloto Pirelli. O Campeonato Europeu Junior Sub-27 será mais uma vez fornecido pela Pirelli, novamente usando carros da categoria R2. Tudo isso significa que a Pirelli, líder mundial em pneus de automóveis de alta performance, também é líder mundial quando se trata de criar jovens pilotos talentos e levá-los até o topo.

Leia mais em: https://www.pirelli.com/…/pirelli-to-return-to-world-rally…/

 

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top