Sexta-feira , Setembro 22 2017
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Pódio 100% azul e 100% peugeot
Pódio 100% azul e 100% peugeot

Pódio 100% azul e 100% peugeot

A performance e a resistência das máquinas e dos pilotos do Team Peugeot  Total é incontestável: os três Peugeot 2008 DKR cumpriram hoje uma etapa praticamente isenta de problemas, terminando a tirada em conjunto e na liderança da prova. Em Hami, o pódio foi 100% azul e 100% Peugeot, com Cyril DESPRES, Sébastien LOEB e Stéphane PETERHANSEL a formarem o trio vencedor.

A meio desta última etapa atingiram-se cerca de 1 800 km de especiais, cumpridas pelos concorrentes do Silk Way Rally na primeira metade da prova, estando ainda outro tanto por disputar. Ao contrário dos caprichos da meteorologia na Rússia e no Cazaquistão, estas primeiras etapas disputadas na China trouxeram um calor tórrido, como que a lembrar às equipas do Team Peugeot Sport que o mais difícil ainda está para vir.

Em oito Etapas cumpridas, esta foi a quarta ganha por Cyril DESPRES e David CASTERA. Se à partida de Moscovo o principal objetivo desta dupla era cumprir quilómetros e encontrar rotinas de condução, então essa sua missão está já cumprida. Sem cometer quaisquer erros nesta etapa disputada no deserto, eles asseguraram a posição de líderes da Classificação Geral Provisória, com o seu PEUGEOT 2008 DKR a ocupar o topo da tabela ao longo de cinco dias consecutivos.

Sébastien LOEB e Daniel ELENA não ganharam para o susto quando ficaram atascados no topo de uma duna ao km 27. Assistidos pela dupla do carro #100, imprimiram depois um ritmo frenético na tentativa de recuperar o tempo perdido. À chegada, rubricaram o 2º melhor tempo do dia, aumentando a distância em relação aos seus perseguidores mais diretos, agora distantes nada menos do que 15 minutos na Geral Provisória.

Depois de socorrerem os seus colegas do Peugeot 2008 DKR #102, Stéphane PETERHANSEL e Jean-Paul COTTRET completaram o pódio da etapa (3º lugar).

 

Bruno FAMIN, Diretor do Team Peugeot Total – Diretor da Peugeot Sport

«Ontem falhámos por pouco, hoje conseguimos. Este pódio 100% Peugeot traduz-se, principalmente, em preciosos minutos na Classificação Geral. Foi um resultado muito bom, fruto de um grande espírito de equipa, sempre muito construtivo.»

 

Cyril DESPRES 1º lugar na Etapa / 1º lugar da Geral

«Nunca é fácil abordar uma etapa em que sabemos que vamos ter um cordão de dunas à nossa espera. Estávamos sob alguma pressão e com muitas incógnitas, mas, no final, tudo correu bem e ganhámos a etapa! Ajudámos o Sébastien a sair da primeira duna e, de seguida, tivemos de atacar ao máximo. Nestes momento, as coisas estão muito bem para nós, praticamente ganhamos uma especial em cada duas. É caso para ficarmos eufóricos, mas vamos manter-nos atentos face ao que vem a seguir. Hoje, o carro esteve perfeito.»

 

Sébastien LOEB – 2º lugar na Etapa / 2º lugar da Geral

«Estávamos um pouco apreensivos em relação às dunas, pois, em Janeiro passado, no Dakar, as coisas não nos correm lá muito bem neste tipo de terreno. Vimos o Yazed Al Rahji literalmente a mergulhar a nossa frente, após transpor o topo de uma duna. A minha reação foi travar e ficámos imediatamente atascados na areia. Perdemos 10 minutos e o Daniel chegou mesmo a pensar que tínhamos acabado ali o rali. Por isso, o nosso enorme “obrigado” ao Jean-Paul por nos ter ajudado a libertar o nosso carro! Depois disso, forçamos bastante o nosso andamento para tentar recuperar terreno e conseguimos rubricar o 2º melhor tempo da etapa. Dá para ver que não andámos propriamente a passear, não tendo sido fácil manter este ritmo, mas conduzir assim deu-me imenso prazer. Cedemos um pouco de tempo ao Cyril, mas conquistámos um bom avanço em relação aos que nos perseguem. O principal é trabalharmos em equipa e fazer tudo para conseguir chegar a Pequim no 1º e 2º lugares!»

 

Stéphane PETERHANSEL – 3º lugar na Etapa / 28º lugar da Geral

«Há algum tempo que não apanhávamos uma etapa totalmente disputada num deserto. A paisagem foi soberba. Após a partida, esperámos pelo Cyril e, em seguida, ajudámos o Sébastien a voltar à corrida depois de ter ficado atolado na areia, ao atravessar o topo de uma duna. O Jean-Paul cavou como um louco durante cerca de 10 minutos. Fizemos o resto da etapa envoltos na poeira deixada pelo carro do Al Rahji e foi impossível ultrapassá-lo. Estamos bem posicionados na Classificação Geral, mas não há nada como podermos ajudar os nossos colegas de equipa e fazer parte do seu sucesso.»

 

 

CLASSIFICAÇÔES DO DIA

 

Classificação Provisória– 9ª Etapa (Urumqi – Hami)

  1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 3h 38m24s
  2. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, + 5m19s
  3. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 8m29s
  4. Yazeed Al Rahji (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), MINI, + 11m40s
  5. Harry Hunt (GBR) / Andreas Schulz (DEU), MINI, + 15m43s

 

Classificação Geral Provisória após a 9ª Etapa

  1. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 19h02m44s
  2. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, + 12m17s
  3. Yazeed Al Rahji (SAU) / Timo Gottschalk (DEU), MINI, + 27m22s
  4. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), MINI, + 40m25s
  5. Harry Hunt (GBR) / Andreas Schulz (DEU), MINI, +1h19m45s

  1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, +9h23m49s

 

 

Consulte as Classificações Oficiais AQUI

 

 

A SEGUIR: 10ª ETAPA

Amanhã,  os concorrentes têm pela frente uma Especial de 340 km entre Hami e Dunhuang (província de Gansu), composta essencialmente por pistas de terra e areia, e com muita pedra. O tempo promete ser quente e a temperatura prevista é de 43ºC.

 

Scroll To Top