Terça-feira , Outubro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Porto Street Stage acelerou economia local
Porto Street Stage acelerou economia local

Porto Street Stage acelerou economia local

 

Após dois anos de espera, o Porto voltou a ser palco do maior espetáculo do desporto automóvel, o WRC Vodafone Rally de Portugal, com milhares de pessoas a assistir de perto à passagem dos melhores pilotos do mundo, numa das provas mais disputadas do campeonato. Mas não foram apenas os espetadores que entraram nesta corrida, também o comércio local sentiu de perto a velocidade da prova, gerando valores de cerca de 15 milhões de euros.

Durante o dia de hoje, os espetadores tiveram diversos gastos, destacando-se uma média de 32€ para alimentação e 112€ para alojamento. Quanto ao tipo de alojamento preferido, destaque para os hotéis 4*.

Em destaque está também o número de espetadores internacionais que encheram as ruas do centro histórico do Porto. Só durante esta tarde, a cidade registou milhares de visitantes estrangeiros, que se deslocaram propositadamente para assistir à Porto Street Stage, reforçando o papel da Porto Street Stage na promoção da vantagem competitiva da cidade no contexto internacional. No top das nacionalidades estão os espanhóis, os franceses e os ingleses.

Em comum, portugueses e estrangeiros partilham o elevado grau de satisfação global pelo evento (4,43 em 5), destacando como principais pontos positivos o local do evento, o horário da prova, a disponibilidade das equipas locais, o nível de espetacularidade, as acessibilidades e a organização. Segundo os inquiridos, este evento promove o turismo, aumenta a diversidade cultural e tem um impacto económico muito positivo na cidade do Porto.

Os dados foram apresentados pela equipa de investigação do Núcleo de Investigação do ISAG (NIDISAG), a entidade escolhida pela Porto Lazer para avaliar o impacto da Porto Street Stage. O NIDISAG conduziu o estudo de audiência e impacto económico do evento na cidade do Porto, com várias equipas permanentes no evento.

 

Sobre o estudo de públicos e impacto económico da Porto Street Stage

 

Estes dados divulgados resultam de uma parceria mantida entre o ISAG – European Business School e a Porto Lazer. Em termos gerais, nos estudos, realiza-se a caraterização sociodemográfica e o perfil do visitante da Porto Street Stage, avalia-se o impacto direto do evento na cidade do Porto (no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, na cultura/lazer, nas atividades realizadas, e no recinto), o impacto induzido (considerando os gastos nas refeições), e identificam-se os principais fatores de satisfação. Analisam-se também os principais meios de divulgação do evento, o grau de socialização dos visitantes e descreve-se o público que revelou a intenção de voltar na próxima edição.

 

Scroll To Top