Sexta-feira , Novembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALLYCROSS / Primeira vitória de Sébastien Loeb ao volante do PEUGEOT 208 WRX
Primeira vitória de Sébastien Loeb ao volante do PEUGEOT 208 WRX

Primeira vitória de Sébastien Loeb ao volante do PEUGEOT 208 WRX

 

 

 

Num fim-de-semana recheado de emoção, a 10ª prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, que se disputou em Riga, viu Sébastien Loeb estrear-se nas vitórias na disciplina. Combinada com o 3º lugar alcançado por Timmy Hansen, a performance do piloto francês coloca, mais do que nunca, o Tem Peugeot Hansen na luta pelo título de 2016.

 

  • Os pilotos do PEUGEOT 208 WRX começaram com o pé direito logo nos Treinos Livres, cedo marcando o ritmo da prova disputada na Letónia. Timmy Hansen venceu a 1º Qualificação, posicionando-se como o homem a bater, ainda antes de Sébastien Loeb chegar ao topo no domingo, apesar das péssimas condições meteorológicas que se verificaram nesse dia, mas que não foram impedimento para a presença de muito público.

 

  • Depois de vencer pela primeira vez uma Semi-Final, Sébastien Loeb avançou decisivamente para a vitória na Final, colocando-se na frente do líder provisório do campeonato e colega de equipa, Timmy Hansen.

 

  • O duplo pódio de domingo coloca o Team Peugeot Hansen, Campeão de Equipas em título, a apenas 8 pontos do topo da classificação provisória, havendo mais duas provas pela frente: Alemanha a 15-16 de outubro e Argentina a 26 e 27 de novembro. Durante a presente temporada, a formação franco-sueca totaliza, até ao presente, 2 vitórias e 10 lugares no pódio.

 

  • Kevin Hansen, que arrecadou antecipadamente o título Europeu* de Rallycross de 2016, na anterior jornada de Barcelona, enfrentou a última prova do ERX com a intenção de rubricar cinco vitórias em cinco provas nesta temporada. Infelizmente para o jovem sueco, as condições caóticas que dominaram a final da classe impediram a concretização desse sonho.

 

  • Salão Automóvel de Paris 2016: o Team Peugeot Hansen e a Peugeot Hansen Academy vão aproveitar o intervalo entre as provas na Letónia e na Alemanha para estarem presentes no Salão Automóvel de Paris, em França, na próxima quarta-feira, dia 5 de Outubro.

 

(*) Sujeito à publicação dos resultados oficiais pela FIA.

 

 


O QUE ELES DISSERAM…

 

Kenneth Hansen, Diretor de Equipa

«A nossa primeira deslocação à Letónia foi um enorme sucesso.

Preparámo-nos exaustivamente para a ocasião com uma sessão

de testes feita à medida durante este verão, e esse investimento acabou mesmo por compensar. Fomos muito rápidos durante todo o fim-de-semana, embora os nossos pilotos tenham passado por alguns calafrios, tudo correu ás mil maravilhas com a primeira vitrória do Sébastien no WRX. No domingo, ele demonstrou que se adapta rapida e facilmente às condições e que é capaz de ser extremamente rápido sem cometer erros. Liderou desde o início e aguentou a pressão de modo a criar um fosso na frente da corrida. Foi um pouco duro para o Timmy, mas ele acabou por alcançar o pódio. O nosso objectivo era recuperar 10 pontos, ou algo próximo disso, na Classificação da Equipas e acabámos por encurtar a distância em 13. Com apenas duas provas por disputar, não consigo pensar numa melhor forma de aumentar a pressão sobre os nossos adversários.»

 

Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX # 9, Team Peugeot Hansen)

«Passámos por alguns momentos delicados mas acabou por um ser um fim-de-semana fantástico. É verdade que durante a 3ª Qualificação, o Timmy e eu chocámos, mas a velocidade que temos imprimido desde Barcelona permitiu-nos lutar pela vitória. A chuva de domingo fez-me lembar quando competia em asfalto molhado nos ralis. Conseguia sentir os movimentos dos meus pneus e tive sempre um feeling muito bom do meu carro. Estou muito feliz pelo meu mecânico-chefe, que vive na Letónia, bem como por toda a equipa. Todos trabalharam arduamente desde o início da temporada.»

 

Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX # 21, Team Peugeot Hansen) 

«Foi um fim-de-semana carregado de emoções que culminou com a primeira vitória do Sébastien em rallycross. Foi o seu dia e estou muito orgulhoso pelo que ele conseguiu. Com piso seco ou molhado, o PEUGEOT 208 WRX foi sempre muito rápido durante todo o fim-de-semana, num circuito que é altamente exigente em termos técnicos. No domingo, as condições foram extremamente difíceis, pelo que podemos realmente orgulhar-nos do resultado obtido.»

 

Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX # 71, Peugeot Hansen Academy)

«No primeiro dia, correu tudo bem comigo, mas no domingo, com a chuva, foi mais difícil. A direção assistida do meu carro avariou no decorrer da 4ª Qualificação, o que não foi lá muito agradável mesmo antes da Semi-Final Foi também bastante cansativo! Na verdade, fiz um mau arranque mas acabei por obter a 2ª posição. A minha Semi-Final foi de novo caótica. Na Final, alguém me empurrou para fora da pista na terceira volta. Voltei à pista na última posição e decidi aumentar o ritmo, tendo conseguido ultrapassar os outros pilotos um a um. Cheguei mesmo a pensar que era possível ultrapassar o Rustad e vencer a Final, mas não consegui por escassas décimas de segundo. Enfim, já passou! Esta recuperação foi quase como que uma vitória.»

 


Davy Jeanney (PEUGEOT 208 WRX # 17, Peugeot Hansen Academy)

«Na sexta-feira correu tudo muito bem para mim e finalizer o dia no sétimo posto. Porém, a chuva veio alterar tudo e eu já não estava no mesmo ritmo. Depois da sessão de qualificação 3, tive um problema com um extintor que acabou por danificar o turbo do carro. Assim, fui

especialmente cauteloso na 4ª Qualificação, de forma a garantir que chegava às Semi-Finais. Um pequeno erro acabou por custar-me um lugar na Final. Não posso culpar ninguém senão a mim próprio .»

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL – RIGA (Letónia)

  1. Sébastien Loeb (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
  2. Mattias Ekström (EKS, Audi S1)
  3. Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
  4. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS)
  5. Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo)
  6. Timur Timerzyanov (World RX Team Austria, Ford Fiesta)

 

CLASSIFICAÇÕES APÓS 9 PROVAS

 

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2016 – Pilotos

  1. Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 228 pontos
  2. Johan Kristoffersson (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo), 201 pontos
  3. Petter Solberg (Peter Solberg World RX Team, Citroën DS3), 194 pontos
  4. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS), 192 pontos
  5. Sebastien Loeb (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 180 pontos
  6. Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 165 pontos
  7. Toomas Heikkinen (EKS, Audi S1), 125 pontos
  8. Timur Timerzyanov (World RX Team Austria, Ford Fiesta), 101 pontos

(…)

 

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2016 – Equipas

  1. EKS, 353 pontos
  2. Team Peugeot Hansen, 345 pontos
  3. Volkswagen RX Sweden, 265 pontos

(…)

 

Scroll To Top