Sábado , Outubro 20 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Primeiro dia cheio de emoções em Vila Real
Primeiro dia cheio de emoções em Vila Real

Primeiro dia cheio de emoções em Vila Real

O terceiro Racing Weekend de 2017 tem como palco o emblemático Circuito de Vila Real, que recebe as máquinas do Campeonato Nacional de Viaturas de Turismo, o Campeonato Nacional de Legends e o estreante campeonato de Supercars.

CNVT

Treinos Livres 1 

O Audi RS3 LMS do Sporting Clube de Braga, com Rafael Lobato ao volante, abriu o fim-de-semana com o melhor tempo no primeiro treino livre, rodando em 2m04.893s na sua melhor volta e deixando o SEAT León da Speedy Motorsport, pilotado pelo local Manuel Pedro Fernandes, a 0.655s. Num pelotão com 11 carros, o SEAT da dupla João Sousa / Rita Graça foi o mais rápido na categoria TCR2.

AK0I0152 Rafael Lobato, Audi RS3 LMS

 

Treinos Livres 2

Francisco Abreu (Volkswagen Golf GTi) conseguiu rodar em 2m04.375s no segundo treino livre e colocou-se na frente da sessão, disputada já sob intenso calor em Vila Real. O piloto do Team Novadriver deixou o SEAT León de Francisco Mora na segunda posição, com o líder do campeonato a ficar a 1.312s do madeirense. Entre os TCR2, o SEAT León Mk2 de Rita Graça e João Sousa voltou a dominar a categoria na frente de Francisco Marrão. Segue-se a qualificação às 17h35.

NunOrganistA 10 Francisco Abreu, VW Golf GTI TCR

NunOrganistA 11 Francisco Mora, Seat Leon TCR

Qualificação 1

A Qualificação 1 do CNVT em Vila Real ficou marcada por um toque do SEAT de Rita Graça, piloto que corre em Vila Real pela primeira vez e cujo incidente obrigou à interrupção da sessão. Francisco Mora tinha o melhor tempo nessa altura e depois do reinício ainda melhorou o seu registo, obtendo a pole-position com o tempo de 2m04.177s. Rafael Lobato colocou o Audi RS3 LMS no segundo lugar para a Corrida 1, ficando a 0.208s de Mora e na frente de Francisco Abreu (Volkswagen Golf GTi).

Qualificação 2

Tal como na primeira sessão, a Qualificação 2 também teve uma interrupção momentânea dos procedimentos em pista, desta feita devido a problemas no KIA de João Batista. O Team Novadriver conseguiu recuperar o Volkswagen Golf de Francisco Abreu, que tinha batido de traseira na Qualificação 1, permitindo ao piloto madeirense obter a pole-position para a Corrida 2. Abreu rodou em 2m04.270s na sua melhor volta e deixou Nuno Batista (SEAT León) no segundo lugar a 1.239s. Francisco Mora, que partirá da pole para a Corrida 1, conseguiu desta vez o terceiro lugar a 1.302s do mais rápido.

As duas corridas do CNVT em Vila Real estão agendadas para este domingo, respetivamente às 10h50 e 16h05.

IMG 4474 Pilotos na pit lane após bandeira vermelha na 1ª sessão de qualificação

Legends

Treinos Livres

Ao obter o tempo de 2m16.464s, Vasco Barros colocou o Mercedes 190 DTM na frente da sessão de treinos livres em Vila Real, com João Novo a ficar na segunda posição ao volante do Ford Sierra RS500, a 2.681s do piloto da Amob Racing. Um total de 37 carros alinharam nesta primeira sessão, naquela que é a grelha mais extensa deste terceiro Racing Weekend da época.

NunOrganistA 12 João Novo, Ford Sierra RS 500

Qualificação

Vasco Barros continuou a mostrar que é o piloto a bater nos Legends ao ser o mais rápido também na Qualificação, onde o Mercedes 190 DTM ficou na frente do Ford Sierra RS500 de João Novo. Os dois primeiros da sessão ficaram separados por 0.499s, enquanto Paulo Sousa (BMW E36 M3) e Paulo Mendes (Citroën Saxo Cup) vão largar da segunda linha da grelha para a primeira corrida do fim-de-semana, marcada para as 09h55 de domingo. Nos carros ex-troféu FEUP, a dupla Luís Delgado / Manuel Fernandes foi a mais rápida nos Alfa Romeo 156 enquanto Miguel Rodrigues e Pedro Sousa largam na frente entre os Fiat Punto.

AK0I1950 Vasco Barros, Mercedes 190DTM e Luís Delgado, Alfa Romeo 156

Supercars

Treinos Livres

Estreia absoluta no programa é a competição dos Supercars, que junta em pista diferentes e bonitos modelos que normalmente participam nas provas de Montanha e Velocidade em Portugal. O Porsche 997 GT3 Cup de Gonçalo Manahu começou o fim-de-semana na frente, com o piloto portuense a rodar em 2m12.519s nos treinos livres e a deixar o Renault Megane Trophy de Daniel e Joaquim Teixeira na segunda posição, a 3.370s. Um total de 12 carros alinham nesta primeira prova dos Supercars, com modelos pertencentes às categorias de GT, Modernos e Históricos.

NunOrganistA 14 José Correia, Nissan GTR GT3

Qualificação

Naquela que foi a primeira qualificação desta nova categoria, Gonçalo Manahu garantiu a pole-position dos Supercars em Vila Real, rodando com o Porsche 997 em 2m09.805s na sua melhor volta. O piloto portuense deixou o Nissan Nismo GT-R GT3 de José Correia a 2.610s, perspetivando um duelo pela vitória entre estes dois GT que empolgam o público. Joaquim Jorge (Ford Escort RS) foi o mais rápido da classe Históricos, com o terceiro tempo da qualificação, na frente do Alfa Romeo 156 de Martine Pereira, o melhor representante da categoria Modernos. A primeira corrida dos Supercars está marcada para este domingo às 14h20.

 

Scroll To Top