Quinta-feira , Setembro 21 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Programa da Toyota apresentado a 13 de Dezembro (por Carlos da Silva)
Programa da Toyota apresentado a 13 de Dezembro (por Carlos da Silva)

Programa da Toyota apresentado a 13 de Dezembro (por Carlos da Silva)

 

Depois de um longo período em que o segredo habitual de um determinado projecto obrigava a uma atenção redobrada, Tommi Mäkinen decidiu abrir finalmente as portas da sua “fábrica” localizada Puuppola na Finlândia Central ao jornal finlandês Helsingin Sanomat, onde mostrou um pouco do trabalho até agora efetuado noToyota Yaris WRC .

Com um brilho nos olhos e um ar sorridente, o ex-campeão mundial começou por um bem explicito: “Não é permitido tirar fotos da frente e traseira do carro. A frente do motor do carro e parte de trás a partir das barras estabilizadoras ainda não estão concluídas para serem homologadas como faz parte das regras.”

São três os engenheiros necessários para a construção de um carro que dura cerca de cinco semanas. Enquanto isso, dezenas de outros engenheiros têm trabalhado em outras áreas. Ao todo, Mäkinen emprega quase uma centena de pessoas, das quais cerca de 70 são finlandeses. “Para cada carro são necessárias cerca de 2 000 peças que são construídas aqui. Orgãos e peças de maior dimensão como os motores e as transmissões, são produzidos noutros lugares. Todos elas são testadas muitas vezes. Os primeiros carros de testes foram ali concluídos em abril. Agora, os testes foram concluídos, tendo sido efetuados cerca de 12 000 km na Finlândia e no sul da Europa. Eu próprio (Tommi) efectuei cerca de 3 000 kms atesta-lo”.

Quanto a pilotos Mäkinen afirmou: “já ter contratado Juho Hänninen e Esapekka Lappi, apesar dos mesmos ainda não terem assinado pela equipa, devidos a outros compromissos contratuais deles. O terceiro piloto será anunciado mais tarde mas o mais rápido possível.” Makinen não se referiu a nacionalidade do terceiro piloto mas segundo ele: ” isso não importa, mas a Toyota quer ter no futuro um piloto japonês na equipa. Eles ainda não estão prontos. Devemos olhar e os preparar para o futuro. Não têm que ganhar tudo de uma vez. ” (Hiroki Arai ?)

A equipa começará o próximo Campeonato de Ralis com dois carros. Um terceiro carro poderá já estar a partida na Córsega, no início de abril. O carro e a aprestação da equipa será apresentado a comunicação social no Auditório Finlândia (Finlandia-talo) situado em Helsínquia no próximo 13 de dezembro.

Leia mais em: http://www.hs.fi/urheilu/a1476589796186…#

Photo Credits @Copyrights Petteri Kivimäki (hs.fi)

 

Scroll To Top