Domingo , Agosto 20 2017
ÚLTIMAS
Home / BLOG / Raid do Bucho e outros sabores
Raid do Bucho e outros sabores

Raid do Bucho e outros sabores

Raid do Bucho – festa de sabores

 

O Raid do Bucho e Outros Sabores está de regresso à região da Guarda de 14 a 16 de Março.

O Clube Escape Livre já abriu as inscrições para o mais tradicional dos passeios em torno da serra da Estrela e da raia beirã, num percurso que culmina, como sempre, com a grande festa do Bucho, na aldeia de Freineda.

É a partir do centro de operações instalado no Hotel Vanguarda, na cidade mais alta, que se desenrola o passeio que é uma ode aos enchidos e fumados, aos doces e a outras iguarias beirãs. Na noite de sexta-feira, de 14 de março, o programa inclui uma visita guiada ao Museu da Guarda, onde são revelados alguns tesouros da região, da atividade bélica às obras de diversos artistas conceituados.

O sábado promete aventuras por terra, com a caravana a partir para Manteigas, revelando a beleza das suas paisagens, os sabores do coração da serra e uma aula ou experiência de ski na pista do Skiparque, terminando o dia com o jantar no hotel Vanguarda.

No domingo, dia 16, é feita a ligação por fora de estrada até à aldeia do Marmeleiro, por trilhos interessantes, com a receção à caravana a decorrer no forno comunitário, com prova de pão acabado de fazer e marmelada caseira. Depois, nova partida até ao castelo de Vilar Maior para uma visita guiada.

A chegada à aldeia de Freineda convida, como é tradição, toda a caravana a juntar-se à população local e demais visitantes para assistir à cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington e Ordem Unida, um momento teatral com muita pólvora disparada, a cargo do grupo GRHMA.

O almoço do bucho tradicional e de inúmeras iguarias beirãs, que conta com a parceria da junta de freguesia de Freineda, é servido ao som de muita música, convívio e animação e encerra este passeio, podendo os participantes adquirir algumas das iguarias para confirmar a sua qualidade e sabor em casa. A crescente importância do almoço do bucho faz com que este ano a Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos se associe ao evento.

Miguel Simões, presidente da freguesia de Freineda, destaca a importância crescente que esta festa tem adquirido: “É com enorme satisfação que verifico que, de ano para ano, a Festa do Bucho ganha protagonismo e atrai centenas de pessoas da Freineda e de outras localidades, que vêm pelo convívio, pela festa e pelos sabores mais tradicionais. Por outro lado, o bucho, um produto tão típico, ganha cada vez mais adeptos, o que se traduz em mais-valias para a economia local e para levar o nome da aldeia mais longe. Nesta grande aposta muito agradeço ao Clube Escape Livre, que continua connosco na divulgação da Freineda e deste ex-líbris gastronómico”.

As inscrições para o Raid do Bucho e Outros Sabores já se encontram abertas e estão disponíveis em três opções (só domingo, programa sem alojamento ou programa completo), variando entre os 50 e os 295 euros por duas pessoas com viatura (com acréscimo de valor a partir do dia 2 de março). Inscrições e informações estão disponíveis em www.escapelivre.com, ou através dos contactos 271 205 285 ou escapelivre@escapelivre.com.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem como viatura oficial o Dacia Duster 4×4 e conta com o apoio institucional do Turismo do Centro, câmara municipal da Guarda e junta de freguesia de Freineda. O patrocínio é da ValorPneu, Bridgestone, FirstStop, TW Steel e Intermarché.

Colaboração importante da SPAL, Dom Digital, Teatro Municipal da Guarda, Nutregi, Best Travel, Skiparke e apoio à divulgação de RFM, Diário de Coimbra, Auto Hoje, Auto Hoje TT & Aventura, Rádio Altitude, Off Road 4×4, Autoandrive, TT Verde, jornal A Guarda, Lusomotores e Virtual Clube TT.

 

DSC07836 DSC07868 DSC07934

 

Scroll To Top