Quarta-feira , Outubro 18 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Rali Banco BIC reforçou tradição!
Rali Banco BIC reforçou tradição!

Rali Banco BIC reforçou tradição!

 

 

Francisco Carvalho foi o grande vencedor do Rali Banco BIC Guarda 2015, organizado pelo Clube Escape Livre, neste fim-de-semana. Foram 56 as equipas das mais diversas áreas ligadas ao mundo automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados, que disputaram, ora em jeito de brincadeira, ora de pura competição, a prova que decorreu na cidade mais alta, mantendo o ADN do Rali da Guarda a todos os níveis.

 

A tradição do Rali da cidade mais alta continua em alta, seja na diversão ou na competição. Francisco Carvalho, o mais vitorioso da história deste evento, não deixou os seus créditos por mãos alheias e ao volante de um Mini sagrou-se vencedor na prova de maneabilidade que decorreu no domingo de manhã.

Comprovando que quem sabe não esquece, o segundo e terceiro lugares ficaram para dois nomes grandes do passado automóvel em Portugal – Araújo Pereira, em Peugeot, e Fernando Baptista, em Volkswagen. Adruzilo Lopes, já este ano campeão nacional de ralis no agrupamento de Produção (RC2N), até conseguiu melhor tempo que o vencedor, ao volante de um Renault RS, mas o derrube de um meco acabaria por penalizá-lo em 20 segundos, não subindo sequer ao pódio. O piloto da BP, Renato Pita, levou à cidade mais alta o seu carro de ralis, um Peugeot, mas, por não estar adaptado às características da perícia, ficou muito aquém das suas possibilidades. Como sempre, não faltaram provas que, esquecendo o cronómetro, mereceram ovação do público pela sua criatividade.

A organização inovou com o primeiro pódio feminino, onde Ana Gil, em Renault, conseguiu bater Bianca Bessa, em Fiat, e Anabela Correia, em Ford. Nos pódios, não faltou o espumante de Figueira de Castelo Rodrigo, seguido da cerimónia de entrega de prémios e troféus SPAL a todas as equipas.

A tradição do Rali Banco BIC Guarda foi também ao nível das brincadeiras e diversão. Nas manhãs de sábado e domingo, a zona de estacionamento no centro de operações – o Hotel Lusitânia – acordava completamente desorganizada, com postites e um longo fio a unir várias viaturas, alguns carros à venda por quantias simbólicas e material dos promotores fora do sítio. A criatividade revelou-se também em alguns momentos do Desafio Escape Livre, que levava os concorrentes a percorrer alguns pontos emblemáticos da cidade da Guarda. A realização de uma fotografia original junto à Agência do Banco BIC e o vídeo junto ao monumento do Escape Livre, frente ao Hotel Turismo, revelavam também a boa disposição de todos. O espírito de companheirismo continuou ao longo de todos os momentos de lazer, como na piscina no fim de tarde de sábado, após um dia cheio de atividades e calor.

Do programa diversificado fizeram ainda parte uma prova de vinhos com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, um percurso com road book pelo concelho, com visitas a Aldeia Viçosa e Museu de Tecelagem dos Meios, não faltando a passagem na Agência do Banco BIC, principal patrocinador do evento. Os sorteios de variadíssimos e valiosos prémios entre eles vários relógios TW Steel, complementaram este Rali, que contou ainda com um filme sobre as memórias das ações anteriores, a causar grande entusiasmo e alegrias.

 

O Rali Banco BIC Guarda 2015 ficou também marcado por ações distintas das marcas presentes. A Renault brindou a caravana com um completo workshop sobre a preparação do gin tónico, a Ford passou um filme sobre o novo Mustang e ofereceu um fim-de-semana com este modelo icónico, e a Bridgestone optou por demonstrar, num interessante passatempo, a importância do rolamento no pneu. Após votação entre os participantes, a Renault acabou por arrecadar o prémio “Melhor Marca Automóvel do Rali”, instituído pela primeira vez.

 

Após nove anos de interregno do Rali, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, mostrou inteira satisfação pela forma como todo o evento decorreu: “Foi com imensa alegria que voltámos a realizar este grande e logisticamente exigente rali turístico na Guarda. O ambiente de enorme boa disposição e convívio seguiu a tradição de outros tempos e a nova geração de participantes gostou tanto que prometeu regressar. Para além disso, a Guarda voltou a conhecer esta dinâmica de aliar o desporto e o turismo à componente económica, movendo inúmeros agentes em torno de um evento de grande sucesso. O Clube Escape Livre não podia estar mais satisfeito.”

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

 

Clas. N.º C Nome Carro Tempo
1 25 Francisco Carvalho Mini 00:00:40,433
2 28 Araújo Pereira Peugeot 00:00:43,346
3 7 Fernando Batista VW 00:00:43,800
4 50 Nuno Antunes Mini 00:00:44,031
5 14 Sérgio Paiva Mercedes 00:00:46,424
6 53 João Batista Toyota 00:00:46,708
7 31 Jorge Ortigão Skoda 00:00:48,280
8 36 António Pinto dos Santos BMW 00:00:48,551
9 4 Hermínio Loureiro Mini 00:00:48,924
10 27 Alexandre Correia Audi 00:00:49,738

 

Participaram mais 46 equipas.

 

 

Scroll To Top