Sexta-feira , Setembro 22 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Rali da Suécia em perigo? (por Carlos da Silva)
Rali da Suécia em perigo? (por Carlos da Silva)

Rali da Suécia em perigo? (por Carlos da Silva)

 

Não se pode imaginar o Calendário Mundial de Ralis, sem o cenário de puro inverno como o que “desfruta” o Rally Sweden. A prova sueca faz parte do Calendário de ralis desde a sua criação, sendo que a espaços cedeu o seu lugar ao Rally da Noruega (2009) e fez uma prova conjunta com aquele país nórdico em 2007 numa altura que o WRC tinha 16 provas no seu calendário…
A partir de 2012 a prova sueca integrou no seu programa algumas passagens nos troços do seu país vizinho tal como Kirkener ou Finnskogen, com o principal objectivo de assegurar a todos os participantes a presença de neve e gelo, evitando as situações ocorridas em 1990 (anulado devido a condições meteorológicas muito quentes) e mais recentemente em 2005, em que a falta de condições ideais em muitas especiais tornara-os num autentico mar de lama, destruindo rapidamente os pregos dos pneus de neve utilizados por todas as equipas.
O Director do Rali da Suécia já afirmou que este ano termina o contrato de três anos com o promotor do Campeonato, e ambas as partes terão agora de chegar a acordo sobre um novo contrato. A pouco ajuda governamental também não abunda, com aquela organização sueca a não apreciar igualmente o substancial aumento da taxa necessária para pagar aos promotores do Mundial de Ralis, manifestando ainda algum receio sobre a possibilidade de surgirem dois países candidatos a integrarem o Mundial de Ralis com provas no mesmo tipo de superfície: Canadá e Japão. Com melhor segurança financeira, estes dois países estão supostamente dispostos e compensar financeiramente as equipas participantes, devido ao substancial aumento dos custos associados a longa viagem da Europa.
O Japão – que já fez parte do Calendário do WRC, terá uma marca do seu país (a Toyota) no WRC já no próximo ano 2017, pelo que os representantes da marca nipónica veriam com bons olhos o Japão ser integrado no calendário, não como “mais uma” prova integralmente disputada em pisos de terra, mas sim…na neve! O Rally de Tsumagoi disputado na ilha japonesa de Hokkaido é para já o mais evocado.
No Canada o Big White Rally, os Rallys de Charlevoix e Perce-Neige (todos disputados na região do Quebeque) reúnam todas as condições “invernais” para ali se disputar uma prova, sendo que a vontade da própria FIA ter novamente uma prova disputada no continente norte-americano não é propriamente uma novidade….

 

Scroll To Top