Domingo , Dezembro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Rallye de Tábua foi apresentado no passado dia 2
Rallye de Tábua foi apresentado no passado dia 2

Rallye de Tábua foi apresentado no passado dia 2

 

A Associação de Desportos – Mk Makinas, realizou no dia 2 de Junho, a apresentação do Rally de Tábua 2016.

A prova vai para a estrada nos próximos dias 18 e 19 de Junho, inserida novamente no TRRC – Troféu Rally Regional do Centro e, como novidade para esta edição, conta também para o CRC – Campeonato Regional Centro.

Nesta apresentação, para além da novidade da prova estar incluída em dois campeonatos, um dos elementos responsáveis do Mk Makinas, David Pinto, apresentou toda a estrutura da prova, que terá alterações na Super-Especial, que será realizada junto ao Mercado Municipal e terminal rodoviário de Tábua. A inclusão de um novo troço no rally, que em tempos fez parte do Rally de Portugal, é outra das grandes novidades da edição deste ano. Este troço terá o seu início em Tábua, no Arinte, passará pela zona da Corga Travessa onde conta com um espetacular salto, passa por Oliveira de Fazemão, Barras e terminará em Candosa. Passa, portanto pelas Freguesias de Tábua, São João da Boa Vista e Candosa. Os pilotos concorrentes terão a oportunidade de percorrer este troço, que em 2001 foi percorrido pelos pilotos do Mundial de Ralis. Esta classificativa será percorrida por duas vezes no dia 19 de Junho, Domingo, da parte da manha, pelas 10h00 e 11h45.

Estão previstas para esta classificativa 5 zonas espetáculo, onde o público pode assistir à passagem dos concorrentes em segurança e de fácil acesso. Assim, a ZE1, é a conhecida zona do salto e da curva á esquerda a subir, tendo o acesso por Vale de Grou. A ZE2 também por este acesso, tem uma sucessão de curvas apertadas e a subida entre muros para o vale da fatia. A ZE3, uma esquerda gancho em alcatrão, com acesso por São João da Boa Vista e Oliveira de Fazemão. A ZE4 e 5, com acesso pelas Barras, têm um gancho à direita e a zona do barreiro, onde se podem ver passar os concorrentes por duas vezes.

A outra classificativa, Tábua, será feita como nas outras edições do rally de Tábua, com duas passagens durante a tarde, pelas 15h00 e pelas 16h45, com a passagem na pista da pedra da Sé. Tem 4 zonas espetáculo definidas, estando a ZE1 localizada junto ao Espadanal, com uma sucessão de ganchos e curvas rápidas. A ZE2 está localizada na Estrada Nacional 234-6, acesso ao Rio Mondego. Tem uma passagem por asfalto e subida para a Pista da Pedra da Sé. A ZE3 tem acesso pela rotunda de acesso à variante de Tábua, em Tábua Oeste com passagem pelo asfalto sendo por aqui o acesso à pista da Pedra da Sé. A ZE4 tem passagem por asfalto e entrada para a terra em curva larga. Tem acesso por Fundo de Vila.

Os responsáveis do Mk Makinas deram conta também da forma como a prova vai ser divulgada, tendo sido apresentado o vídeo promocional do Rally, já muito assistido nas redes sociais, assim como alguns números desta organização foram referidos, como por exemplo, 50 elementos de segurança, 1 Médico de prova, 1 barco com mergulhadores, 62 Km de prova, 2 Equipas de Controladores, 4 Carros Inter ́s, 4 carros de segurança e 9 Zonas Espetáculo.

Nesta apresentação, foi referida também a importância da segurança numa prova deste tipo, sendo que várias medidas serão novamente implementadas. O público tem uma quota-parte de responsabilidade no sucesso duma prova automobilística, pois a sua responsabilidade em se colocarem em sítios seguros e afastados da passagem dos concorrentes acatando sempre as indicações dos elementos da organização e forças de segurança, é importante para que tudo se desenrole sem problemas.

Presente nesta apresentação, Carlos Miguel, Presidente da SICOECO, entidade promotora do TRRC), que fez uma breve apresentação do TRRC e das provas que fazem parte deste campeonato, que conta com 6 provas de terra e com o maior parque automóvel inscrito em campeonatos regionais. Carlos Miguel, que também irá ser o diretor de prova, referiu que é sempre um prazer voltar a Tábua, agradecendo a todos os envolvidos nesta organização o seu empenho.

O secretário da Junta de Freguesia de Candosa, Carlos Fonseca, deu os parabéns ao Mk Makinas pela organização do Rally de Tábua, bem com saudou o regresso do Rally a Candosa, depois de em 2001 ter a passagem do Rally de Portugal.

O Presidente do Mk Makinas Paulo Rodrigues agradeceu a presença de todos nesta apresentação, referindo-se também às entidades que apoiam a prova, bem como aos patrocinadores, pois sem eles não seria possível a realização desta atividade com tanta logística necessária. O responsável do MK Makinas referiu também a importância de todos os membros, amigos e associados do MK Makinas que irão dar o seu melhor para que a prova seja novamente um assinalável sucesso.

O Presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, também presente nesta apresentação, agradeceu ao Mk Makinas a realização de mais uma atividade, dando os parabéns à Associação pelos assinaláveis sucessos que têm sido as outras provas realizadas. Referiu que a Câmara Municipal de Tábua apoiará esta realização, dentro das possibilidades da autarquia, sendo que é com este tipo de eventos que se leva mais longe o nome de Tábua.

O MK Makinas gostaria de agradecer a todos os jornalistas e entidades presentes nesta apresentação, bem como a todos os que vão colaborar nesta organização, nomeadamente aos patrocinadores Caixa de Crédito Agrícola (Beira Centro), Stand Nunes, José Marques Simplício, Sondagens Santos, Comissão Vitivinícola do Dão, Centro Óptico de Tábua, Pastelaria Bráspordoce, Intermache Tábua e Grupo JANF, e entidades (Câmara Municipal de Tábua, Junta de Freguesia de Tábua, Câmara Municipal de Tábua, Juntas de Freguesia de Tábua, Candosa e São João da Boa Vista, Tábua XXI – Ass. Juvenil, Clube de Caça e Pesca de Tábua, FPAK e Sicoeco) apoiantes desta prova.

 

Scroll To Top