Sexta-feira , Novembro 16 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande presta homenagem ao Pinhal do Rei
Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande presta homenagem ao Pinhal do Rei

Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande presta homenagem ao Pinhal do Rei

Foi esta tarde apresentado o Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande 2018. Organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Lubrigaz (Concessionário oficial Volkswagen e Skoda, em Leiria), o rali é pontuável para Campeonato de Portugal de Ralis, atualmente liderado por Armindo Araújo, em Hyundai i20 R5.

Depois de nos últimos dois anos ter sido considerada pela FPAK como a melhor prova da temporada (das que pontuavam apenas para as competições internas), a competição que se disputará nos concelhos da Marinha Grande e Pombal volta de cara lavada, muito por força dos incêndios do passado mês de outubro que afetaram, de forma irreversível, a imagem do Pinhal do Rei.

A fim de dar aos pilotos, espectadores, patrocinadores e jornalistas razões para visitar a região centro do país, o Clube Automóvel da Marinha Grande juntou esforços com as autoridades conseguindo as autorizações necessárias para levar, como habitualmente, o rali até às estradas das matas que estiveram encerradas até há bem pouco tempo.

A prova terá início pelas 17 horas de sexta-feira, dia 8 de Junho, e contará com duas passagens pelo novo troço de S. Pedro de Moel (17h00 e 19h15), que terá início junto ao Parque de Campismo da Orbitur, seguindo pela interior do Pinhal de Leiria. Mais tarde, os pilotos dão espetáculo a milhares de pessoas nas principais artérias da capital do vidro com uma Super-Especial citadina (21h05).

No sábado, o rali recebe mais uma das novidades introduzidas pela organização. Logo pelas 8h40 os primeiros carros de rali deixam a Parque de Assistência junto ao Estádio Municipal da Marinha Grande com destino à primeira de três passagens no troço “Pinhal do Rei” (09h40, 12h40 e 16h45). O nome do troço foi a forma que a organização encontrou para homenagear o Pinhal mandado plantar por D. Dinis, no século XXIII. Depois, e tal como no ano passado, a prova desloca-se para norte, para o concelho de Pombal, onde se realizam as especiais de Mata Mourisca (10h45 e 14h50) e Assanhas da Paz (11h25 e 15h30). Duas etapas com um total de 461.18km de extensão, 110.20km dos quais ao cronómetro, que vão trazer cor e vida à zona por muitos considerada como o “pulmão de Portugal”.

Depois do sucesso que foi a regresso da cerimónia de entrega dos prémios a São Pedro de Moel em 2017, a organização mantém a aposta que permitirá ao público e jornalistas a possibilidade de confraternizar com os pilotos antes e depois da entrega dos prémios.

Discurso direto:

Cidália Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
“É com muito gosto e com enorme honra que a Câmara Municipal da Marinha Grande acolhe a apresentação do Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande no seu salão Nobre. Queremos agradecer ao Clube Automóvel da Marinha Grande por tudo o que tem feito pelo nosso concelho, fazendo chegar esta prova a todo o país, projetando tão dignamente o nome da nossa cidade.

Nuno Jorge, Presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande
“Queremos agradecer a todas as autoridades e à Câmara Municipal pelo esforço que fizeram para permitir que continuássemos a realizar o nosso rali neste espaço que nos diz tanto, como é o caso do Pinhal do Rei. As nossas matas sofreram muito este ano, perdemos aqui algo importante e todos nós sentimos isso. Mesmo por isso, é importante que este ano o rali se realize no interior das matas”

Tiago Nunes, Diretor de Prova no Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2018
“O incêndio do passado dia 15 de Outubro obrigou-nos mudar um pouco o figurino do rali. Vamos manter o final do rali em São Pedro de Moel, aproveitando a beleza natural do local. Os troços que vamos realizar na mata são a forma que arranjámos para homenagear o Pinhal do Rei”

Pedro Meireles, Vencedor do Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2017
“É com enorme prazer que volto a marcar presença nesta prova. Felizmente, ao fim de muitos anos, consegui vencer no ano passado o que é um bom tónico para este ano fazer um bom resultado. Estou ansioso que o rali comece para poder desfrutar de todos os momentos”

Rafael Cardeira, Piloto marinhense
“Um rali que passa pela mata e que acaba virado para o mar…ninguém no mundo consegue montar um rali assim. É importante dar os parabéns ao Clube Automóvel e à Câmara Municipal da Marinha Grande pelo esforço que fizeram para manter o rali nas matas. Espero que a quantidade de público ao longo do percurso permita esconder toda a área queimada”

Gonçalo Figueroa, Piloto marinhense
“É bom estar aqui entre amigos. É um orgulho enorme para mim participar numa prova que é reconhecida por todos como a melhor prova do campeonato. É uma prova especial onde posso sentir o apoio de todos os amigos mais próximos ao longo do percurso”

 

Scroll To Top