Terça-feira , Outubro 17 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / RallySpirit – Reviver as emoções do passado no… presente
RallySpirit – Reviver as emoções do passado no… presente

RallySpirit – Reviver as emoções do passado no… presente

 

Preparado para entrar na ‘máquina do tempo’? Ponha o capacete, vista o fato, calce as luvas e apreste-se para viver emoções fortes. Se não tiver nada disto, não faz mal, basta estar no dia certo, à hora certa e no local apropriado para, como espectador, re(viver) o ambiente dos ralis de ontem com… o espírito de hoje!

“RallySpirit”! Um nome que promete despertar e ficar na memória dos amantes dos ralis.

Pensado fora do contexto de qualquer campeonato, o RallySpirit não é mais do que a exploração do conceito de sucesso de outros ralis míticos que decorrem por toda a Europa (de que o RallyLegend e o Eifel Rally Festival são os melhores exemplos) mas que, pura e simplesmente, não tinha ainda paralelo em Portugal. Pretende reunir numa única prova alguns dos carros e pilotos mais emblemáticos da história do automobilismo, atravessando as gerações de 70, 80 e 90, mas não se escusando a receber também outras ‘máquinas’ ou ‘caras’ portadoras de um palmarés distinto, mesmo que mais modernas.

Assim, no próximo dia 31 de outubro, os amantes do automobilismo em geral, e dos ralis, em particular, poderão contar com uma prova única, distinta e memorável no panorama dos ralis nacionais e até com caracter de exclusividade, já que as inscrições serão feitas por convite e por candidatura (sujeita a aprovação), até um máximo de 50 equipas.

Referindo-se ao evento organizado e promovido pela XIKANE (que também organiza Motorshow Porto), Pedro Ortigão, responsável da empresa, destaca que “o RallySpirit era o evento que faltava aos ralis em território nacional! Colocar em competição, e nas mãos de pilotos de renome, carros de todas as gerações, criteriosamente seleccionados de acordo com o seu historial, palmarés, competitividade e estado de conservação, é um desafio enorme, mas que, estamos certos, vamos vencer. Contudo, nesta primeira edição, será dada primazia à ‘prata da casa’ (com presença assegurada de alguns ex-campeões) sendo que, em futuras edições, existem reais possibilidades de trazer carros de sonho que marcaram uma época de ouro dos ralis internacionais, bem como alguns dos campeões que os guiaram. O objetivo é, claramente, fazer a prova crescer e ganhar notoriedade nacional e internacional”.

Com lugar já marcado no calendário oficial da FPAK, e, muito brevemente, no coração dos adeptos e fãs dos ralis, está já também definido o esquema estrutural da prova que terá S. Romão do Coronado (Trofa) como centro nevrálgico. Com a colaboração do CAST (Clube Automóvel de Santo Tirso) e o apoio da Vila de Coronado, o rali contará com seis provas especiais ou duas classificativas – S. Romão do Coronado (8,20 km) e Serra (6,65 km) – que se repetirão por três vezes, perfazendo perto de 50 km disputados ao cronónometro, a que correspondem cerca de 80 km de percurso total.

Tecnicamente, Carlos Guimarães, presidente do CAST e responsável pela organização da prova no terreno, considera que “o RallySpirit não foi apenas pensado para termos os carros e os pilotos mais emblemáticos das gerações passadas. Houve igualmente um cuidado especial ao nível da escolha do percurso e na seleção das especiais que, para além de terem variações de ritmo importantes e serem seletivas, pretendem ajudar pilotos e público a identificar-se com o espírito dos ralis das décadas anteriores. Nesse sentido e, também por isso, estamos convictos que o Rallyspirit será um sucesso”.

Para José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Coronado, freguesia que desde a primeira hora acolheu com total abertura a prova, “é um enorme motivo de orgulho estar associado a uma prova de desporto automóvel inédita em Portugal como o RallySpirit que, por certo, ajudará a promover e divulgar a nossa freguesia. Uma prova tão especial, pelo tipo de carros envolvidos e pelos campeões que trará, só poderia merecer o nosso melhor esforço e colaboração na organização”.

Mais informações sobre a prova poderão ser obtidas na página oficial da prova no facebook e sobre os procedimentos de pré-inscrições (que deverão ser feitas necessariamente até 15 de setembro) poderão ser pedidas para o email rallyspirit.xikane@gmail.com

 

Scroll To Top