Quinta-feira , Agosto 24 2017
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Reguengos abre comemorações do 10º aniversário do Desafio Total/Mazda
Reguengos abre comemorações  do 10º aniversário do Desafio Total/Mazda

Reguengos abre comemorações do 10º aniversário do Desafio Total/Mazda

A temporada de 2017 do Desafio Total/Mazda tem início já nesta 6ª Feira, na Baja Capital dos Vinhos de Portugal, prova alentejana em que se dará a partida para aquela que é a 10ª temporada da iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Total Portugal, contando ainda com os dois já habituais parceiros, EuropAssistance e Avivar.

Complementando a lista de inscritos desta baja alentejana organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, conta-se um total de 8 Mazda Proto, todos com o kit de carroçaria CX-5, à imagem do crossover da marca japonesa, verdadeiro best-seller na sua categoria, conduzidos por outras tantas equipas, que se assumem como os primeiros candidatos ao título nesta 10ª edição do Desafio, tentando, assim, inscrever os seus nomes nos anais da disciplina.

A este primeiro confronto de 2017 disseram “sim” alguns dos pilotos que têm animado as provas do Desafio, como Pedro Dias da Silva, 3º classificado há um ano e de novo com José Janela a ditar as notas, repetindo-se, também, as duplas Bruno Oliveira/Paulo Marques, Francisco Gil/Filipe Rasteiro, ou dos irmãos Floriano e Nuno Roxo e dos gémeos Pedro e Ricardo Oliveira. Já Bruno Rodrigues conta, este ano, com Ricardo Claro no banco lateral. Entre os novatos destaca-se a entrada em cena das duplas Nuno Tordo/António Serrão e Pedro Salgueiro/Luis Ribeiro, num grupo inicial de que ainda não fazem parte os vencedores dos últimos anos, estando alguns deles ainda em fase de preparação para as jornadas seguintes.

A esta Baja Capital dos Vinhos de Portugal seguir-se-ão as quatro provas que compõem o calendário deste 10º Desafio Total Mazda, das Bajas do Pinhal e de Idanha, à icónica Portalegre 500, fechando-se a temporada nas tradicionais 24 Horas TT Vila de Fronteira.

O programa da Baja Capital dos Vinhos de Portugal em resumo

A prova da Sociedade Artística Reguenguense, que é, também, a segunda prova do Nacional de TT 2017, disputa-se entre 6ª Feira e Domingo próximos (26 a 28 de Maio), ali se iniciando a sucessão da dupla Etelvino Carvalho/João Penedo, os vencedores do Desafio 2016.

Com uma quilometragem total de 405,28 km, a Baja Capital dos Vinhos de Portugal compõe-se de um Prólogo de 8,28 km e de um Sector Selectivo de 154,11 km, com duas passagens. A cerimónia de partida oficial tem lugar pelas 22h30 de 6ª Feira, na Av. António José de Almeida (Reguengos), seguindo-se de imediato a entrada das viaturas no Parque Fechado, sito no Parque das Feiras.

Pelas 9h50 de Sábado tem início a parte competitiva da prova, de manhã com a disputa do Prólogo, a partir das 10h30 (para o primeiro carro na estrada), para depois, à tarde, a partir das 15h35, ter lugar a primeira das duas passagens pelo Sector Selectivo. Após o mesmo e feitos os acertos para o dia seguinte nas respectivas Assistências, os carros reentram no Parque Fechado.

No Domingo cumpre-se a secção final da prova, com a segunda passagem pelo Sector Selectivo a partir das 10h45. A consagração dos vencedores faz-se pelas 16h00 no palanque de chegada instalado na Praça da Liberdade.

Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2016 Etelvino Carvalho João Penedo
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais –
2008 Bruno Oliveira –

 

Scroll To Top