Sexta-feira , Junho 22 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / RENATO PITA SUPERA NEVE E ALCANÇA 4º LUGAR NA PRIMEIRA PROVA DO ERC 2015
RENATO PITA SUPERA NEVE E  ALCANÇA 4º LUGAR NA PRIMEIRA PROVA DO ERC 2015

RENATO PITA SUPERA NEVE E ALCANÇA 4º LUGAR NA PRIMEIRA PROVA DO ERC 2015

 

O Jänner Rally, primeira prova oficial do ERC (Campeonato Europeu de Rali), ficou marcado por várias dificuldades devido à forte queda de neve e presença de gelo nos pisos. Uma prova desafiante que surpreendeu o piloto português com um ótimo resultado final – 4º lugar no campeonato ERC 3.

O início da temporada 2015 começou na máxima força para a dupla Renato Pita e Hugo Magalhães que acabam de disputar uma das mais difíceis provas do FIA – European Rally Championship. O palco de todos os acontecimentos, pintado com um manto branco de neve, foi a Áustria que, por esta altura do ano, apresenta temperaturas negativas e condições adversas nos pisos.

Estas condições foram um verdadeiro desafio para o piloto que não tinha qualquer experiência de condução em neve. Esta foi, aliás, a primeira vez que Renato Pita conduziu sob estas condições. Uma participação que, garante, “foi muito complicada mas de fácil e rápida adaptação graças ao trabalho incansável de toda a minha equipa de assistência e do Hugo Magalhães, que se manteve ao meu lado em todas os obstáculos e me ajudou bastante ao longo de todas as classificativas”.

À participação, que se revelou bastante difícil, juntaram-se alguns percalços logo no primeiro dia como um setup inadequado e pequenos erros que custaram algum tempo ao piloto nas primeiras classificativas. Situação que rapidamente foi identificada e resolvida com o apoio da equipa francesa de assistência PH Sport. Ainda assim a dupla portuguesa conseguiu manter-se no 5º lugar no campeonato ERC 3, disputado por adversários com bastante mais experiência neste tipo de condições.

No último dia da prova foram notórios os esforços de toda a equipa em recuperar tempos e subir na classificativa estando já devidamente preparados para os pisos com neve e gelo. Esforços que compensaram com um impressionante 4º lugar (ERC 3), fixando-se no top 5 final.

Renato Pita assume estar “muito surpreendido com este resultado. Sabia que íamos encontrar uma prova muito difícil e complicada pelas condições climatéricas mas não esperávamos que fosse tão desafiante. Apesar de tudo, estou muito satisfeito com este resultado e tenho a certeza que me superei nesta prova. Foi um excelente arranque no ERC.”

O calendário do Campeonato Europeu de Rali continua e o piloto já pensa na preparação das próximas provas. Seguem-se as participações confirmadas na Irlanda, Bélgica, República Checa e Córsega.

Renato Pita entra em 2015 a toda a velocidade num ano que promete muitas surpresas no âmbito das comemorações dos 10 anos de carreira do piloto.

 

Scroll To Top