Quarta-feira , Agosto 23 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Ricardo Moura vence Rali Ilha Azul
Ricardo Moura vence Rali Ilha Azul

Ricardo Moura vence Rali Ilha Azul

O Rali Ilha Azul melhorou o seu itinerário em relação a edições anteriores, com dupla passagem por duas especiais em cada secção.
Por outro lado e de acordo com o regulamento, a organização optou por dar ordem de partida, segundo a classificação do campeonato.

Desportivamente, a luta pela vitória deixou de existir no inicio da tarde, mas os três principais pilotos do campeonato, estão praticamente empatados em termos de pontuação.

Com a nova evolução no seu carro, Ricardo Moura passou para a liderança no inicio do dia, venceu todas as especiais e terminou a secção matinal com 25,8s de vantagem para o segundo classificado. No inicio da tarde, Moura voltou a vencer os restantes troços, dilatando a vantagem para mais de 1 minuto, obtendo assim a segunda vitória consecutiva e passar a ser o novo líder do campeonato.

Ruben Rodrigues foi o primeiro líder, ao ser o mais rápido na super especial disputada ontem, mas passou para segundo no inicio da manhã de hoje, iniciando uma grande luta Luís Rego.

Pela primeira vez com o Fiesta R5 no Faial, Luis Rego Jr esteve a testar com Jari Ketomaa antes do rally, voltando a mostrar-se mais confiante com o carro e isso notou-se no cronómetro.

Rego e Rodrigues estiveram a lutar de forma interessante durante a manhã, mas o piloto do Citroën saiu de estrada no inicio da tarde, quando tinha 11,3s de vantagem, mas acabou por perder 34,8s para Rego que terminou o rally em segundo com 26,6s de vantagem para os irmãos Rodrigues.

Pedro Vale esteve a competir sozinho no Grupo N, ocupando calmamente a quarta posição, com o Evo IX ex-Perdo Rodrigues. No entanto, a caixa de velocidades começou a dar problemas na penúltima especial e o piloto optou por abandonar com receio de fazer estragos maiores no componente mecânico.

Rafael Botelho dominou nas duas rodas motrizes desde o inicio do rally, terminando na quarta posição e destacou-se na classificação do campeonato, ao beneficiar do abandono de Carlos Andrade após a penúltima especial.

Bruno Tavares estava a fazer um bom rally, não muito distante de Rafael Botelho, com o “velhinho” Peugeot 205. No inicio da tarde, Tavares perdeu muito tempo para Botelho, mas conseguiu manter-se na mesma posição, acabando por subir para quinto após o abandono de Pedro Vale e vencer entre os VSH.

João Faria e Marco Soares estiveram envolvidos numa boa luta durante todo o rally, com ambos a terminarem a secção matinal separados por 0,6s, com vantagem para Soares. No inicio da tarde, o piloto do 206 RC passou para a frente desta luta, chegando à entrada da derradeira especial com 6,5s de vantagem para o Saxo de Soares que entretanto, tinha danificado uma bomba dos travões na penúltima especial, sendo obrigado a baixar os braços na derradeira especial e terminar em sétimo a 42,6s de Faria.

Mário Nunes, João Correia e David Paiva, completaram o top 10 e mais ninguém conseguiu terminar o rally, das apenas 17 equipas que se apresentaram à partida.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ruben Rodrigues (1); Ricardo Moura (8)
LÍDERES DO RALLY:
Ruben Rodrigues (SS1); Ricardo Moura (SS2 a 9)
27º RALI ILHA AZUL
1 Ricardo Moura / Sancho Eiró (P) Ford Fiesta R5 57.25,2
3 Luis Rego Jr. / Jorge Henrique (P) Ford Fiesta R5 +01.28,3
2 Ruben Rodrigues / Estevão Rodrigues (P) Citroën DS3 R5 +01.54,9
4 Rafael Botelho / Nuno Rodrigues da Silva (P) Citroën DS3 R3T +09.25,6
14 Bruno Tavares / Rui Marcelo Ávila (P) Peugeot 205 Mi16 +11.42,2
7 João Faria / António Elas (P) Peugeot 206 RC +13.22,4
9 Marco Soares / Tomás Vultão (P) Citroën Saxo CUP +14.05,0
11 Mário Nunes / Carlos Rodrigues (P) Nissan Micra 1.3S +18.39,9
8 João Correia / Paulo Coelho (P) Peugeot 106 XSi +21.38,2
10º 18 David Paiva / Edgar Silva (P) Toyota Starlet 1.3S +22.16,9
PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Pedro Vale / Rui Medeiros (P) Mitsubishi Lancer Evo IX (caixa de velocidades após SS8)
5 Carlos Andrade / Tomás Pires (P) Renault Clio R3 (após SS8)
10 Carlos Oliveira / Flávio Mota (P) Citroën Saxo CUP (SS4)
Ricardo Nascimento (http://web-rally.blogspot.pt)

 

Scroll To Top