Sábado , Novembro 25 2017
ÚLTIMAS
Home / MODALIDADES / SAMURAI DOS CÉUS CAMPEÃO DA RED BULL AIR RACE
SAMURAI DOS CÉUS CAMPEÃO DA RED BULL AIR RACE

SAMURAI DOS CÉUS CAMPEÃO DA RED BULL AIR RACE

Competição intensa na última etapa em Indianápolis

 

 

Caiu o pano sobre a edição de 2017 da Red Bull Air Race World Championship e há um novo Campeão do Mundo. O japonês Yoshihide Muroya venceu no último fim de semana a derradeira etapa no circuito de Indianápolis numa corrida de nervos que ficou apenas decidida nos últimos segundos. O checo Martin Šonka e o canadiano Pete McLeod completaram o pódio.

 

A final da época de 2017 da Red Bull Air Race revelou-se imprópria para cardíacos desde a primeira hora. A ação decorreu no último fim de semana (14 e 15 de outubro) no lendário circuito automóvel de Indianápolis, nos Estados Unidos da América. No mesmo local onde também foram escritos importantes capítulos da história da aviação, com destaque para o voo dos irmãos Wright em 1910, o japonês Yoshihide Muroya descolou da concorrência numa jornada de nervos que só ficou decidida após o último voo do dia.

 

Na chegada a Indianápolis, a luta pelo título estava ainda aberta para quatro pilotos, a começar pelo checo Martin Šonka – vencedor da corrida do Porto em setembro passado – que dispunha de uma vantagem de quatro pontos sobre o japonês. O canadiano Pete McLeod e o norte-americano Kirby Chambliss completavam este lote. Logo na ronda de abertura da competição (Ronda de 14), estes dois últimos ficaram pelo caminho depois de penalizarem fortemente. As condições climatéricas instáveis, com chuva e ventos fortes, acabaram por ter uma enorme influência nos resultados – condicionando muito a precisão nas manobras. Muroya e Šonka encontraram-se logo na primeira parte da corrida, com o checo a derrubar um pórtico insuflável e a receber três segundos de penalização. Com uma eliminação quase certa, Šonka acabou por seguir em frente como o mais rápido entre os piores – tal foi a quantidade de penalizações aplicadas a todos os pilotos ao longo do dia. Depois dos dois candidatos ao título vencerem as suas mangas na Ronda de 8, ficou claro que tudo se iria decidir na Final 4.

 

Muroya foi o primeiro a voar e fê-lo sem medo, como ficou aliás provado com o novo recorde do traçado – 1:03.026 – uma marca que nem o Campeão do Mundo de 2016, Matthias Dolderer, nem o espanhol Juan Velarde conseguiriam superar. A pressão ficou toda do lado do piloto checo, que acabou por não conseguir melhor do que 1:07.280 devido a um problema técnico e a uma perda de sustentação na manobra vertical em curva. Assim, Muroya juntou a vitória na corrida ao primeiro título asiático da Red Bull Air Race World Championship.

 

Na entrega de prémios da corrida de Indianápolis, Muroya partilhou o pódio com Dolderer (2º) e Velarde (3º). Já na entrega do título de Campeão do Mundo de 2017, Muroya abriu o Champagne com Šonka e McLeod, que subiram, respetivamente, pela primeira vez nas suas carreiras ao segundo e terceiro lugares da classificação geral do campeonato.

 

Este foi o campeonato mais disputado de sempre, com quatro pilotos muito próximos até ao fim. Nós começámos atrás no início da época por isso tivemos de cumprir um longo e penoso caminho, mas conseguimos,” afirmou Muroya segurando as lágrimas. “Pensei que o sistema de cronometragem estava avariado quando vi o meu tempo na Final 4. Houve algo que me ajudou muito e isso só pode ser atribuído aos fãs, à minha família e à minha equipa, estou grato a todos por terem contribuído para este sucesso.”

 

Na Challenger Class, a categoria de promoção da Red Bull Air Race introduzida em 2014, a corrida final foi anulada devido às condições meteorológicas. De acordo com as regras, a vitória na etapa foi atribuída ao vencedor da Qualificação – o que resultou na primeira vitória de uma mulher na Red Bull Air Race: a francesa Melanie Astles fechou assim com chave de ouro a sua época de 2017. A Challenger Cup 2017 foi entregue ao alemão Florian Berger, que se tornou assim no primeiro piloto a vencer dois títulos nesta classe.

 

Toda a ação em Indianápolis pode ser revista em:

http://airrace.redbull.com/pt_PT/video/fez-se-historia-na-lendaria-pista-de-indianapolis

 

 

MAIS INFORMAÇÕES EM:

www.redbullairrace.com

 

 

 

RED BULL AIR RACE

WORLD CHAMPIONSHIP

CLASSIFICAÇÕES FINAIS 2017

 

MASTER CLASS

1º Yoshihide Muroya      Japão                        74 PTS

2º Martin Šonka               República Checa     70 PTS

3º Pete McLeod               Canadá                     56 PTS

4º Kirby Chambliss          EUA                           53 PTS

5º Petr Kopfstein            República Checa     43 PTS

6º Matt Hall                      Austrália                   40 PTS

7º Matthias Dolderer     Alemanha                39 PTS

8º Juan Velarde               Espanha                    37 PTS

9º Michael Goulian          EUA                           28 PTS

10º Mikael Brageot         França                      24 PTS

 

CHALLENGER CLASS

1º Florian Berger             Alemanha                38 PTS

2º Daniel Ryfa                   Suécia                       34 PTS

3º Luke Czepiela              Polónia                     34 PTS

4º Kevin Coleman            EUA                           27 PTS

5º Mélanie Astles            França                      23 PTS

6º Ben Murphy                Reino Unido            19 PTS

7º Baptiste Vignes           França                      14 PTS

 

 

Scroll To Top