Segunda-feira , Outubro 23 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / SÉBASTIEN OGIER IGUALA RECORDE DE MARKKU ALEN EM PORTUGAL
SÉBASTIEN OGIER IGUALA RECORDE DE MARKKU ALEN EM PORTUGAL

SÉBASTIEN OGIER IGUALA RECORDE DE MARKKU ALEN EM PORTUGAL

Sébastien Ogier (Ford) reforçou o seu estatuto na galeria de notáveis do Vodafone Rally de Portugal, ao igualar, com a vitória deste domingo, o recorde de triunfos (5) que estava na posse do finlandês Markku Alén e durava há… 30 anos. Curioso é que ambos partilham, nas suas carreiras, a particularidade de terem ganho o primeiro rali do Campeonato do Mundo em Portugal.

Quando, em 2014, subiu ao lugar mais alto do pódio na prova portuguesa, então sediada na região do Algarve, o piloto francês dizia, em jeito de brincadeira, que, com quatro vitórias em Portugal, estaria prestes a “ter direito à concessão de um passaporte português”…

A nível de história, recorde-se que o finlandês Markku Alén começou a sua hegemonia no Rali de Portugal na década de 70 – 1975 (Fiat 124 Abarth), 1977 (Fiat 131 Abarth), 1978 (Fiat 131 Abarth), 1981 (Fiat 131 Abarth) e 1987 (Lancia Delta HF) –, prolongando-a até muito perto dos anos 90, depois de um longo trajeto no Mundial, sempre ao volante de carros do Grupo Fiat.

Bem diferente foi o percurso de Sébastien Ogier, cuja carreira começou sob a alçada, em termos de apoio, da Federação Francesa, integrando a equipa Citroen.

O piloto francês estreou-se a ganhar a prova portuguesa no Algarve, em 2010 (Citroen C4 WRC), colecionando novos sucessos em 2011 (Citroen DS3 WRC), 2013 (VW Polo R WRC), 2014 (VW Polo R WRC) e agora, na edição 2017 do Vodafone Rally de Portugal que pelo segundo ano consecutivo decorreu na região Norte do país.

Refira-se, por último, que entre a primeira e a última vitória de Markku Alén decorreram 12 anos, enquanto Sébastien Ogier necessitou apenas de sete anos para igualar o recorde de maior número de triunfos na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal.

 

Scroll To Top