Sexta-feira , Dezembro 15 2017
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Segundo duelo foi em Paços de Ferreira
Segundo duelo foi em Paços de Ferreira

Segundo duelo foi em Paços de Ferreira

Com 18 pilotos presentes o Monte de Pilar em Paços de Ferreira recebeu a segunda prova do campeonato nacional de trial 2015. Num percurso com dois quilómetros de extensão o Moto Clube de Paços de Ferreira desenhou as oito zonas de obstáculos aproveitando as pedras graníticas da região com um grau de dificuldade adequado ao nível dos praticantes, com a tradicional tracção proporcionada pelo tipo de piso a ajudar à progressão ao longo das dificuldades. Apenas uma zona se mostrou mais exigente por ter mais terra e por isso menos tracção e aderência para os pneus das motos, tornando-se mais exigente do ponto de vista técnico.

Num dia quente e ensolarado a prova foi igualmente acompanhada por muito público, conhecedor de uma modalidade com bastante tradição nesta região, sendo o Monte de Pilar uma das ‘catedrais’ da modalidade em Portugal.

Com quatro pilotos em prova a categoria maior do trial nacional, Elite, foi ganha novamente pelo campeão nacional, Diogo Vieira. O piloto da Ossa, que tinha vencido igualmente em Rebordosa na abertura da época, foi um pouco mais perdulário nas duas voltas iniciais, onde somou sete pontos em cada uma, mas nas derradeiras passagens baixou as penalizações e depois de penalizar apenas um ponto na terceira passagem fechou o dia com mais três pontos para um total de 18 no somatório das 32 zonas cumpridas, das quais 21 passou sem qualquer penalização. Sempre confortável na liderança da competição o piloto do Porto somou assim mais um sucesso em 2015.

Animação maior registou-se entre os pretendentes ao segundo posto, com Miguel Rodrigues e Ricardo Damil a discutirem a posição. Na primeira volta Rodrigues conseguiu uma vantagem de 12 pontos para Damil e essa diferença inicial foi factor decisivo pois no final da jornada 11 pontos separaram os dois pilotos após Damil ter sido melhor na segunda e quarta voltas e Rodrigues ter respondido na terceira ronda pelas oito zonas de prova. O quarto posto foi para Filipe Paiva, que era terceiro após a primeira volta mas nas restantes perdeu sempre para Damil e entregou dessa forma o degrau mais baixo do pódio.

Nos Consagrados, com sete pilotos presentes, foi Manuel Teixeira quem claramente se mostrou superior à concorrência. Com apenas 25 pontos de penalização no final do dia o piloto da Escola de Trial da FMP bateu com larga vantagem Henrique Raposo, este em luta directa com Ruben Carvalho pela posição.

Ambos concluíram duas voltas com o mesmo número de pontos de penalização, a primeiro e a quarta e a definição de posições fez-se com o resultado da terceira volta, pois no final da segunda volta era mesmo Carvalho quem estava no segundo lugar. Na terceira volta Raposo conquistou quatro pontos ao adversário e depois de ter perdido dois na passagem anterior colocou-se no segundo posto com apenas dois pontos de vantagem, suficientes para secundar Manuel Teixeira.

Leonardo Coimbra foi o quarto na frente de Rita Vieira, esta ainda a contas com uma lesão sofrida no Enduro de Alcanena e por isso sem conseguir lutar pela vitória como aconteceu em Rebordosa na abertura da época.

Na Promoção foi Bernardo Silva o vencedor, ele que foi igualmente o único piloto na classe no Monte de Pilar, com a vitória nos Iniciados a sorrir a Dinis Sá na frente de Mariana Afonso e Leonor Moreira. Entre os Infantis, que competem com motos eléctricas tal como os Iniciados, a vitória sorriu a Martim Garcia, na frente de Miguel Garcia e Madalena Moreira.

A próxima paragem do trial nacional será já no dia 16 deste mesmo mês de Julho, com o arranque do campeonato nacional de trial Indoor em Esposende e organização do Moto Clube do Porto.

Classificação final

Elite
1º Diogo Vieira – Ossa com 18 pontos; 2º Miguel Rodrigues – JotaGas, 62; 3º Ricardo Damil – JotaGas, 73; 4º Filipe Paiva – JotaGas, 90

Consagrados
1º Manuel Teixeira – Gas Gas com 25 pontos; 2º Henrique Raposo – JotaGas, 58; 3º Ruben Carvalho – JotaGas, 60; 4º Leonardo Coimbra – Gas Gas, 79; 5º Rita Vieira – Ossa, 81; 6º João Garrett – Gas Gas, 98; 7º Sofia Porfírio – Gas Gas, 130

Promoção
1º Bernardo Silva – Gas Gas com 44 pontos

Iniciados
1º Dinis Sã – Oset com 13 pontos; 2º Mariana Afonso – Oset, 28; 3º Leonor Moreira – Oset, 75

Infantis
1º Martim Garcia – Oset com 4 pontos; 2º Miguel Garcia – Oset, 37; 3º Madalena Moreira – Oset, 65

 

Scroll To Top