Quinta-feira , Setembro 20 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Serra da Estrela recebe terceira prova do CNM
Serra da Estrela recebe terceira prova do CNM

Serra da Estrela recebe terceira prova do CNM

O Clube Aventura do Minho (CAMI) Motorsport organiza a Rampa da Covilhã Serra da Estrela, prova internacional, pontuável para Taça da Europa de Montanha, para o Campeonato Nacional de Montanha (CNM), Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) e Troféus Desafio Único.

A Serra da Estrela é um dos mais carismáticos e tradicionais traçados, de todos quantos integram o calendário nacional. Foi na Serra da Estrela, ainda na primeira versão de percurso que foram disputadas as primeiras Rampas pontuáveis para o Europeu de Montanha, nos anos 70 e 80 do século passado.

Na história recente da Rampa, recorde-se o regresso do Campeonato da Europa, no início da década de 2000, tendo a competição decorrido sobre a égide do ACP até 2010, sempre como prova internacional.

Em 2013 o CAMI decidiu reactivar a prova, pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha e candidata a ser prova internacional. “O trabalho efectuado o ano passado pelo CAMI Motorsport obteve índices de excelência. O grande objectivo do CAMI e a aposta do Municipio da Covilhã é que a Rampa da Covilhã Serra da Estrela volte ao Campeonato merecido, ou seja, Europeu. Este ano, tal não foi possível. No entanto foi-nos atribuída a FIA International Hill Climb Cup. Faremos o melhor para que, em 2015, a Rampa da Covilhã esteja inserida no Campeonato Europeu. É a vontade da Covilhã, do Turismo do Centro e do CAMI Motorsport. Cabe às entidades competentes essa avaliação.” Remata Nuno Loureiro, presidente do clube.

Actualmente a Rampa da Covilhã/Serra da Estrela integra a Taça da Europa, o CNV, Troféu Desfio Único e claro o CNM como prova principal do programa.

O ponto de vista dos pilotos

João Fonseca foi nascido e criado na Covilhã, não sendo portanto de estranhar que nutra uma sentimento muito especial por esta prova: “É para mim a Rampa mais importante do Campeonato; é a “minha” rampa, disputada na cidade que me viu nascer e onde vivo. Sou muito acarinhado pelo público e portanto são momentos emocionantes, únicos e inesquecíveis. “
“Comecei a assistir a esta Rampa com o meu pai, há muitos anos, ainda muito novo. Foi nesta estrada que em mim despertou a paixão pela velocidade e pelos automóveis, um sentimento que trago no coração desde esse dia e cresci com o sonho de um dia participar nesta Rampa.”

Nelson e Herlander Trindade são irmãos e normalmente correm juntos. Em 2013 apostaram no Campeonato de Portugal de Montanha e rapidamente se afirmaram como pilotos rápidos e espectaculares.

Nascidos em Alcaíns, onde vivem, sentem-se em casa a correr no plano inclinado da Serra da Estrela, como nos conta Nelson: “A Rampa da Serra da Estrela é para mim uma prova muito especial, sentindo-me completamente em casa. Os meus grandes patrocinadores são desta zona e é o grande evento onde todos estão presentes, é também onde marcam sempre presença os meus familiares e amigos sentindo um apoio e um carinho muito especial da parte de todos.”

“Sendo a Rampa da Serra da Estrela um dos grandes eventos que se realiza em Portugal, é com enorme orgulho que recebo na minha zona todos os pilotos e amigos que fiz ao longo da minha carreira na montanha, sendo assim uma prova mesmo muito especial.” Confessa Nelson Trindade, que embora este ano aposte nos Ralis, não vai deixar de estar presente na prova do CAMI

Quase meia centena de carros vão evoluir no traçado, apontado como dos mais seguros da Europa, num espectáculo cujo arranque está marcado para as 16.30 horas de Sábado, dia sete de Junho. Domingo, dia oito, a competição recomeça às 9.30 horas, com treinos oficiais e as duas restantes subidas de prova.

Animação

Sábado, a partir das 21.30 horas o centro da Covilhã vai receber uma sessão de autógrafos, com os pilotos que participam na prova. Uma oportunidade única para fãs e público verem e conviverem de perto com os pilotos e os carros que vão estar na prova. 

 

Scroll To Top