Sábado , Agosto 18 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Stéphane Peterhansel assumiu liderança do Dakar
Stéphane Peterhansel assumiu liderança do Dakar

Stéphane Peterhansel assumiu liderança do Dakar

Terceiro na etapa de hoje, Stéphane Peterhansel aproveitou os problemas de Cyril Després para assumir novamente a liderança do Dakar. Numa etapa novamente complicada, e que o mau tempo levou a que fosse encurtada – passou de 447 Km para 219 Km – Sébastien Loeb venceu pela segunda vez neste Dakar, mesmo tendo perdido algum tempo devido a ter-se perdido, num dia em que a ‘fava’ saiu, desta feita, a Cyril Després, que perdeu a liderança para o seu companheiro de equipa na Peugeot, Stéphane Peterhansel, terceiro na tirada, 1m31s atrás de Loeb. Després não teve vida fácil sendo o primeiro na estrada, o que se estranha um pouco, pois sendo um ex-motard, tal como o nvaegador David Castera, normalmente são melhores ‘navegadores’, mas pelos vistos hoje tiveram alguma dificuldade. Ainda assim, nada de especial, estão agora a 4m54s de Peterhansel.

Mas para além de nova mudança de líder, o Dakar ‘perdeu’ novo candidato, pois Mikko Hirvonen teve hoje uma etapa muito má e perdeu mais do que 40 minutos para o vencedor, caindo desta forma na classificação geral, sendo agora quinto a 42m21s. De qualquer forma, em teoria está afastado, mas na prática, muito ainda pode mudar, a atentar pelo que temos visto nestas duas últimas etapas.

Com os resultados de hoje, o pódio provisório do Dakar volta a ser ocupado somente por pilotos da Peugeot, sendo claramente Hirvonen o grande derrotado de hoje.
Já Nani Roma realizou uma boa tirada e foi segundo 44s atrás de Sébastien Loeb, e não está longe do pódio. O piloto espanhol, vencedor do Dakar 2014 é o único para além dos Peugeot que está verdadeiramente na luta e com pezinhos de lã, sem grandes feitos, está lá para o que der e vier. É o principal favorito? Nem pensar. Mas pode ganhar? Pode! Como é o Dakar este ano nada se vai ter como garantido até final.

Até aqui só na primeira etapa não esteve um Peugeot na frente da corrida, num Dakar que em cinco etapas já teve quatro líderes distintos.  O Dakar é assim, está cheio de altos e baixos e Giniel De Villiers é outro bom exemplo, já que hoje andou completamente perdido pois o sul-africano teve que andar para trás na especial para não perder waypoints, e com isso vai perdeu muito tempo, ficando agora a mais de uma hora do líder, quando na etapa anterior estava a 43 minutos.

Classificação após Etapa 5
1 Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 14h02m58s
2 Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m09s
3 Cyril Despres/David Castera Peugeot +4m54s
4 Nani Roma/Alex Haro Toyota +5m35s
5 Mikko Hirvonen/Michel Perin Mini +42m21s
6 Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +59m55s
7 Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h04m49s
8 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h08m11s
9 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro Mini +1h57m40s
10 Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h22m17s

 

Fonte:Autosport

 

Scroll To Top