Domingo , Outubro 22 2017
ÚLTIMAS
Home / MOTOS / Super Enduro Alpendurada
Super Enduro Alpendurada

Super Enduro Alpendurada

Arranque de um novo campeonato

A localidade de Alpendurada perto de Marco de Canavezes recebeu a primeira prova do novo campeonato nacional de Super Enduro, uma vertente da especialidade em estreia absoluta em Portugal neste ano de 2015.

Num percurso artificial – com zonas técnicas e espectaculares – com cerca de 500 metros de extensão compareceram a este primeiro evento da especialidade um total de 33 pilotos divididos pelas duas categorias em competição, Prestige e Hobby.

Desportivamente, e depois de treinos livres e cronometrados os pilotos enfrentaram as qualificações e repescagens antes de partirem para as três finais de cada uma das categorias, cada uma com seis minutos mais uma volta de duração e que definiram a classificação final para esta primeira ronda de um campeonato que promete animar a época nesta época de mais calor.

Num final de tarde quente a pista mostrou-se exigente e adequada a este primeiro evento de uma especialidade bastante atractiva para o público que pode acompanhar toda a competição desenhada em Alpendurada num campo de futebol.
Na classe maior quem começou da melhor forma este campeonato foi Fernando Ferreira. A jogar em casa foi ele quem levou de vencida a primeira das finais na classe Prestige, onde estiveram 14 pilotos presentes, assumindo o comando à terceira das seis voltas realizadas por troca dom João Lourenço que tinha sido o lider até aí. João Vivas ainda foi segundo na terceira passagem pela linha de meta, mas na volta seguinte era Lourenço novamente na frente para terminar no degrau intermédio de pódio logo atrás de Fernando Ferreira, com João Vivas a ser o terceiro classificado.

Na segunda corrida João Vivas assumiu o comando da mesma logo na volta de abertura e foi sempre ele a estar na frente até à bandeira de xadrêz na frente de João Lourenço e Fernando Ferreira, que assumiu a posição na segunda volta por troca com André Almeida. A fechar o dia na classe maior deste novo campeonato foi novamente João Vivas a dominar para assegurar a segunda vitória do dia e desta forma a vitória absoluta na classe nesta primeira prova do campeonato. João Lourenço foi sempre o segundo classificado e Fernando Ferreira o terceiro, eles que ocuparam pela mesma ordem o pódio final deste Super Enduro de Alpendurada.

Entre os pilotos da classe Hobby, classe onde estiveram presentes 19 concorrentes, o vencedor na primeira manga foi Norberto Teixeira, assegurando o comando da corrida logo na segunda volta para bater Paulo Esteves e Márcio Barbosa na linha de meta. Barbosa começou na frente mas na segunda volta perdeu para Teixeira o primeiro lugar e na passagem seguinte desceu ao terceiro posto depois de passado por Paulo Esteves.

Na segunda corrida Norberto Teixeira voltou a repetir o sucesso e venceu depois de assumir a posição de vitória quando faltavam duas voltas para o final. Até então foi Pedro Durães a liderar, mas este acabou mesmo por descer ao terceiro posto nas duas passagens finais pelos 500 metros do percurso com Carlos Skinas a conseguir o segundo posto. Teixeira aumentava a sua vantagem nas contas globais da classe e a quinta posição na derradeira corrida permitiu mesmo assim que fosse ele a vencer a prova na classe Hobby. A derradeira corrida seria ganha por Márcio Barbosa, que liderou a totalidade das voltas numa manga onde mais uma vez Pedro Durães começou bem ao ser segundo no final da primeira volta, mas desceu ao quarto posto na bandeira de xadrêz. Paulo Esteves foi o segundo classificado na frente de Skinas, com as contas finais a ditarem o primeiro lugar para Norberto Teixeira na frente de Barbosa e Esteves.

Após esta primeira ronda do campeonato, o novo nacional de Super Enduro realiza a segunda etapa do calendário 2015 no próximo dia 11 de Julho em Leiria, uma jornada que promete ser igualmente bastante animada.
Classificação final

Prestige

1º João Vivas – Beta; 2º João Lourenço – Kawasaki; 3º Fernando Ferreira – Yamaha; 4º André Mouta – KTM; 5º Carlos Pedrosa – Yamaha

Hobby
1º Norberto Teixeira – Yamaha; 2º Márcio Barbosa – KTM; 3º Paulo Esteves – Yamaha; 4º Carlos Skinas – Yamaha; 5º Pedro Durães – Honda

 

Scroll To Top