Sábado , Dezembro 16 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tanak: “Concentrei-me em demasia na primeira vitória e isso custou-me o título”
Tanak: “Concentrei-me em demasia na primeira vitória e isso custou-me o título”

Tanak: “Concentrei-me em demasia na primeira vitória e isso custou-me o título”

 

De malas já aviadas para a Toyota, onde na próxima época irá se juntar aos pilotos finlandeses Jari-Matti Latvala e a Esapekka, Ott Ott Tänak admitiu que ao concentrar em demasia para obter a sua primeira vitória no WRC custou-lhe a possibilidade e obter o título esta época.

O piloto da Estónia que promete adoptar uma nova abordagem em 2018, admitiu ter passado muito tempo perseguindo uma primeira vitória do WRC – o que sucedeu na Sardenha, em vez de se concentrar nas hipóteses de conquistar o título este ano. “Talvez a nossa abordagem não fosse a mais acertada para lutar pelo campeonato. Quando começamos a temporada, estávamos buscando pela primeira vitória e eu estava mais concentrado em ganhar provas ao invés de colecionar pontos. No final da temporada estávamos perto de pressionar o Seb, mas no geral, não estávamos prontos para lutar pelo campeonato de pilotos. Em Monte Carlo teremos uma mentalidade diferente e diferentes alvos, precisamos abordá-lo de maneira diferente. Não é segredo que queremos lutar pelo campeonato de pilotos, este é o nosso alvo pessoal. Tivemos perto este ano, então não vejo qualquer motivo para que não o façamos no futuro. É verdade que estamos mudando de equipa mas podemos ver que a Toyota é capaz de nos proporcionar isso”.

Tanak que relembrou a sua estreia num WRC no Rally Wales GB em 2011, também homenageou o M-Sport, que liderou sua carreira no WRC e foi sua casa durante a maior parte das últimas cinco temporadas. “Esta foi uma boa escola para mim. Aprendi muitas lições e vai ser diferente com uma nova equipa, tudo é novo. É bom estar numa equipe vencedora e ótimo ver uma equipa privada poder ganhar o Campeonato de Construtores. Foi uma ótima temporada, todos os membros da M-Sport apoiaram-me tanto. É uma família agradável e saudades deles”.

Tanak foi por duas vezes “castigado” pela M-Sport durante a primeira parte de sua carreira no WRC, antes de ganhar esta terceira hipótese: ser piloto oficial da M-Sport. Em 2016 fez uma temporada com performances impressionantes na equipa de DMACK, sobretudo com três segundos lugares obtidos na segunda metade da época. Ele superou com alguma regularidade o campeão reinante e seu colega de equipa Ogier durante esta época, onde a sua vitória da Sardenha e na Alemanha – tornou-lhe a par de Neuville um sério candidato ao título.

CARLOS DA SILVA

 

Scroll To Top