Sexta-feira , Agosto 17 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tanak lidera categoricamente!
Tanak lidera categoricamente!

Tanak lidera categoricamente!

 

Disputado que foi o primeiro dia do Rally da Argentina, nem um pião de Ott Tanak que o fez perder mais de uma vintena de segundos, lhe impediu de regressar a Carlos Paz bem cimentado na liderança. Vencendo 5 das 8 especiais já disputados, o piloto da Toyota imprimiu um andamento – para já, fora do alcance dos demais opositores, com a diferença a se cifrar para o segundo da geral em 22,7 seg., Kris Meeke. O piloto britânico que perdeu 10 segundos com um furo no seu Citroen C3 WRC, encabeça um grupo constituídos por mais dois pilotos, Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) e o companheiro deste ultimo na Hyundai: Dani Sordo. Neuville que tem mais 5,9 seg. que Meeke, nem sempre foi feliz com a escolha de pneus, ao passo que Sordo (a 9 décimas do belga), tem feito da regularidade a sua principal arma. Abrindo novamente a estrada Sebastien Ogier é o quinto da geral e contabiliza mais 36,4 seg. que Tanak, com o piloto da M-Sport a prometer um forte andamento para o dia de amanhã, num Rali onde nunca venceu!
Depois de dois meses parado e já somando 10 seg. de penalização devido a um atraso num controlo, Craig Breen é o sexto da geral (+41.2) diante do “azarado” Andreas Mikkelsen. O piloto da Hyundai (+58.5) que chegou a liderar a prova, perdeu quase 40 seg. com um furo e a sua sétima posição não espelha a excelente prova que tem vindo a realizar, que lhe impede para já de sonhar com um dos lugares do pódio. Esapekka Lappi (Toyota) com dois furos, Elfyn Evans (M-Sport) e Teemu Suninen (M-Sport) fecham o top 10, mas já a mais de 1 minuto do topo da tabela. Jari-Matti Latvala continua numa maré de azar, já que partiu a suspensão do seu Toyota após ter cortado ligeiramente uma berma e não poderá regressar amanhã à prova devido a uma falha no sistema de lubrificação do óleo do motor do seu Toyota…..
Na WRC-2 é Pontus Tidemand quem lidera com 20,2 seg. sobre o seu companheiro da equipa da Skoda Mototsport, Kalle Rovanperä. O jovem piloto finlandês, que falhou um cruzamento devido ao imenso pó deixado pelo mais lento Marco Bulacia, venceu 5 especiais contra 3 de Tidemand, numa luta que promete ter continuação. Gus Greensmith (Ford Fiesta R5) fecha provisoriamente o pódio.

Classificação geral, após o primeiro dia:
1. Tänak Ott – Järveoja Martin 1H30:38.6
Toyota Yaris WRC
2. Meeke Kris – Nagle Paul +22.7
Citroën C3 WRC
3. Neuville Thierry – Gilsoul N. +28.6
Hyundai i20 Coupe WRC
4. Sordo Dani – Del Barrio Carlos +29.5
Hyundai i20 Coupe WRC
5. Ogier S. – Ingrassia J. +36.4
Ford Fiesta WRC
6. Breen Craig – Martin Scott +41.2
Citroën C3 WRC
7. Mikkelsen Andreas – Jæger A. +58.5
Hyundai i20 Coupe WRC
8. Lappi Esapekka – Ferm Janne +1:07.9
Toyota Yaris WRC
9. Evans Elfyn – Barritt Daniel +1:10.3
Ford Fiesta WRC
10. Suninen Teemu – Markkula Mikko +1:33.7
Ford Fiesta WRC
11. Tidemand Pontus – Andersson J. +5:46.5
Škoda Fabia R5
12. Rovanperä K. – Halttunen J. +6:06.7
Škoda Fabia R5
13. Veiby O. – Skjærmoen S. +6:16.0
Škoda Fabia R5
14. Greensmith Gus – Parry Craig +7:13.5
Ford Fiesta R5
15. Al-Qassimi K. – Patterson C. +8:03.8
Citroën C3 WRC

CARLOS DA SILVA

Photo credits @ Copyrights Timo Anis Photography

 

Scroll To Top