Sexta-feira , Junho 22 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Tanak venceu Rallye Estónia (Paulo Homem-www.ralisonline.net)
Tanak venceu Rallye Estónia (Paulo Homem-www.ralisonline.net)

Tanak venceu Rallye Estónia (Paulo Homem-www.ralisonline.net)

Pela terceira vez esta temporada, a Ford venceu uma prova pontuável para o Campeonato Europeu de ralis, onde nas super-rápidas especiais daquele país báltico, Ott Tänak foi e senhor com o Ford Fiesta R5 preparado e assistido pela equipa MM-Motorsport de Markko Martin.

Nos 15 troços disputados (hoje chegou mesmo a chover), Ott Tänak foi por onze vezes o piloto mais rápido, terminando com 47,1 seg. desvantagem sobre uma outra figura da prova, Alexey Lukyanuk . Num muito bem preparado Mitsubishi Lancer Evo IX, esta dupla russa tirou muito bem partido da velocidade de ponta do carro da equipa EAMV-RPM, mesclado com uma grande dose de talento para se superiorizarem (em 8,3 seg. ) na ponta final da prova ao piloto local Timmu Kõrge (Ford Fiesta R5), com quem discutem o título absoluto no Campeonato local.

O local Rainer Aus ( Mitsubishi Lancer Evo X) manteve a quarta posição ocupada no inicio do dia, batendo por 5,5 seg. o líder do Europeu Esapekka Lappi.

O piloto da ŠKODA Motorsport, que chegou a falhar um cruzamento na etapa de hoje, queixou-se sobretudo da falta de velocidade de ponta do Skoda Fabia S2000 e ao contrário do seu colega de equipa Sepp Wiegand, (7.º da geral) manteve a mesma relação de caixa utilizada no primeiro dia de prova. Karl Kruuda (Peugeot 208 T16) que chegou a bater num muro destruindo um dos pneus do carro francês, chegou a revelar que não compreendia porque perdia tanto tempo para os homens da frente…

Nono da geral, Sébastien Chardonnet (Citroen DS3 R5) queixou-se de problemas de travões e da utilização de uma relação de caixa demasiada curta na etapa inicial, mas sobretudo dos pneus que utilizou na prova – idênticos aos utilizados na WRC-2 (nitidamente mais duros), facto esse que tem de ser realçado face a performance evidenciada pelos DMACK utilizados pelo carro do vencedor da prova.

Kristian Sohlberg (Ford Fiesta R5) tirou partido da desistência de Siim Plangi, que se despistou com o Peugeot 208 T16 da Sainteloc Junior Team na ultima especial, para terminar dentro do Top 10.

Na ERC Cup vitória incontestável de Alexey Lukyanuk, com o líder do Campeonato Vitaliy Pushkar ao ser quinto, aumentou a sua vantagem pontual para Martin Hudec que esteve ausente da prova. Sander Pärn (Ford Fiesta R2) foi o vencedor nas 2 rodas motrizes, com Zoltán Bessenyey (Honda Civic Type R3) ao terminar em terceiro saltou para a liderança do Campeonato. 

Captura-de-Tela-2014-07-19-as-21.03

 

Scroll To Top