Quarta-feira , Agosto 23 2017
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / Team PETRONAS De Rooy IVECO a caminho da América do Sul para defender a histórica vitória de 2016
Team PETRONAS De Rooy IVECO a caminho da América do Sul para defender a histórica vitória de 2016

Team PETRONAS De Rooy IVECO a caminho da América do Sul para defender a histórica vitória de 2016

 

 

O Team PETRONAS De Rooy IVECO vai participar na edição de 2017 do Rali Dakar com os seus três camiões: um Iveco Powerstar 4×4 e dois Iveco Trakker 4×4.

 

Gerard De Rooy lidera a equipa no Iveco Powerstar, tendo como co-piloto Moi Torralardona. No segundo camião, um Iveco Trakker, seguem Ton van Genugten e o co-piloto Anton van Limpt, dupla que no Dakar 2016 obteve um espectacular 5º lugar com o camião de apoio, que este ano está entregue a Wuf van Ginkel/Bert van Donkelaar.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Iveco será o patrocinador oficial do Team PETRONAS De Rooy IVECO, fornecendo veículos, motores e peças, dando, assim, continuidade à parceria em vigor e que está na origem de um vasto número de vitórias ao longo dos últimos anos.

 

Um camião Iveco Powerstar 4×4 e dois Iveco Trakker 4×4 vão enfrentar cada quilómetro dos mais duros pisos e as mais exigentes pistas da mais afamada prova de resistência reservada a veículos todo-o-terreno. Os camiões estão equipados com motores Iveco Cursor 13 com potências até 900 cv, especialmente desenvolvidos e preparados para a prova pela FPT Industrial, o departamento de grupos propulsores da CNH Industrial. Da formação do Team PETRONAS de Rooy IVECO fazem parte sete outros veículos – seis Trakker e um Daily – que irão operar como veículos de apoio e assistência.

 

Tudo aponta para que a edição de 2017 do Dakar seja uma prova extraordinariamente difícil e exigente para pilotos e máquinas, frente a uma concorrência feroz e bem preparada. Com início a 2 de Janeiro em Asunción (Paraguai), a prova atravessa esse país, a Bolívia e a Argentina, percorrendo-se mais de 9 000 quilómetros até à chegada a Buenos Aires, agendada para o dia 14 de Janeiro.

 

Nos dias 24 e 25 de Novembro, o porto francês de Le Havre testemunhou o embarque de todos os concorrentes europeus, numa travessia atlântica que durará de cerca de um mês.

 

Quanto às expectativas para a prova, Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, está, obviamente, optimista: “Com a equipa que reunimos este ano, vamos tentar repetir o sucesso obtido na edição do ano assado, onde o domínio da Iveco foi evidente numa das competitivas edições de sempre do Dakar, tendo registado cinco marcas de camiões nos dez primeiros ligares. No que nos diz respeito, estamos absolutamente confiantes na enorme fiabilidade dos nossos camiões nas pistas do Dakar, proporcionando aos nossos excelentes pilotos as condições para darem o seu melhor ao longo de toda a prova.”

 

Tudo a postos no Team PETRONAS De Rooy IVECO

Após os fantásticos resultados de 2016, no Team PETRONAS De Rooy IVECO está tudo a postos, e os seus pilotos, Gerard De Rooy e Ton van Genugten, estão prontos para os desafios que se aproximam, contando, obviamente, com o valioso apoio de Wuf van Ginkel.

 

Gerard De Rooy, que estará ao volante de um Iveco Powerstar na versão cabine basculante, é um piloto muito experiente que, ao longo dos anos, já demonstrou por diversas vezes todas as suas grandes competências, com destaque para as vitórias memoráveis no Dakar de 2012 e de 2016. Será acompanhado do seu co-piloto Moi Torrallardona, um experiente navegador espanhol que já competiu no Dakar ao lado de muitos pilotos famosos. Como dupla, De Rooy e Torrallardona estrearam-se no Rali de Marrocos de 2015. O mecânico Darek Rodewald também estará a bordo do Powerstar, prestando o indispensável apoio técnico ao longo de todo o rali.

 

O segundo camião, um Iveco Trakker com cabine simples, será tripulado por Ton van Genugten, camionista profissional que tem agora a tarefa de levar o Trakker ao sucesso. Van Genugten protagonizou uma espectacular estreia no ano passado aos comandos do seu Iveco Trakker, terminando no 5º lugar da classificação geral. Para o Dakar de 2017, o piloto espera poder estar ao mesmo nível do seu colega e chefe de equipa, De Rooy. Anton van Limpt é o seu co-piloto habitual sendo, desde a edição do ano passado, o seu co-piloto no Rali Dakar. Bernard der Kinderen, que é, há muitos anos, um dos mecânicos da equipa de De Rooy, estará bordo do Trakker para prestar apoio à dupla van Genugten/Van Limpt.

 

Um segundo Trakker será conduzido por Wuf van Ginkel, piloto que se estreia na formação da Iveco e que tem a tarefa de prestar “assistência rápida” durante a prova, transportando, essencialmente, as peças mais importantes. O seu co-piloto será Erik Kofman e Bert van Donkelaar será o mecânico de bordo.

 

A FPT Industrial, marca do grupo CNH Industrial responsável pela concepção e produção de todos os grupos motopropulsores, bem como de eixos e transmissões, prestará todo o apoio técnico à equipa, juntamente com a Sparco. Um dos mais antigos parceiros da Iveco, a PETRONAS Lubricants vai apoiar o seu parceiro histórico na aventura do Dakar 2017 como patrocinador principal, fornecendo lubrificantes e demais fluidos, tanto aos veículos de competição como aos de assistência, sendo o principal parceiro técnico do Team PETRONAS De Rooy Iveco.

Gerard De Rooy está pronto para o desafio: “A concorrência vai ser forte, mas a equipa está a postos. Preparámo-nos cuidadosamente e os nossos veículos já deram inquestionáveis provas de fiabilidade, mostrando que são capazes de enfrentar as mais duras e exigentes condições impostas pelo Rali Dakar. Somos todos experientes e estamos ansiosos por mostrar aquilo de que, nós e os nossos camiões, somos capazes: alargar os limites do que é possível é algo que está no nosso ADN, como também no ADN do nosso parceiro Iveco.

 

Com alcunha de “El Coyote”, o piloto Federico Villagra, que surpreendeu tudo e todos no Dakar 2016, vai alinhar de novo ao volante de camião Iveco Powerstar, liderando uma equipa argentina com ambições ao 1º lugar.

 

Os veículos em prova

O Iveco Trakker é um veículo concebido para se destacar mesmo nas mais rigorosas condições de utilização fora-de-estrada. Com versões que abrangem categorias entre 18 e 72 toneladas, o Trakker é a combinação perfeita da robustez e fiabilidade com o excepcional conforto do Novo Stralis nas versões de cabina Active Day e Active Time. Disponível com direcção à esquerda ou à direita, a gama Trakker, adapta-se facilmente às mais diversas tarefas específicas graças às motorizações Iveco Cursor 13 e as duas opções de cabina (Hi-Land e Hi-Track). Ambas as versões podem ser especificadas nas configurações 4×2, 4×4, 6×4 e 8×8, combinadas com motores entre 310 e 500 cv. Os tractores estão disponíveis nas configurações 4×2, 4×4, 6×4 e 6×6, com potencias entre 360 e 500 cv. Seja em condições de utilização de trabalho fora-de-estrada ou na maioria das tarefas realizadas em asfalto, com ocasionais incursões fora-de-estrada, o Trakker pode ser adaptado de forma a optimizar tanto a capacidade de carga como o consumo de combustível.

 

Nos dias 24 e 25 de Novembro, os camiões Iveco embarcaram no porto de Le Havre, no norte de França, juntamente com todos os concorrentes europeus, equipas de assistência, apoio logístico e veículos da imprensa. Desde 2009 que o processo de embarque dos veículos no segundo maior porto de França constitui um ritual de passagem e, de certa forma, representa como que a primeira fase do rali. Além disso, este evento oferece, também, uma oportunidade única para ver os veículos num ambiente que se altera a cada instante, gerando uma energia claramente sul-americana! A travessia do Atlântico prolonga-se por cerca de um mês.

 

 

Scroll To Top