Sexta-feira , Agosto 17 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / TEMPORADA REGRESSA EM TERRAS DE JOSÉ MARÍA LÓPEZ
TEMPORADA REGRESSA EM TERRAS DE JOSÉ MARÍA LÓPEZ

TEMPORADA REGRESSA EM TERRAS DE JOSÉ MARÍA LÓPEZ

Seis semanas após o final da temporada europeia, o FIA WTCC inicia a sua volta final em redor do planeta na Argentina. Será no Circuito de Termas de Río Hondo, um palco onde José María López terá, evidentemente, o estatuto de favorito do público. Tal como o seu colega de equipa Yvan Muller, Pechito terá como objetivo, agora na América do Sul, dar continuidade à série de vitórias do Citroën C-Elysée WTCC.

Para a CITROËN Racing, a Argentina é território sagrado, marcado por numerosas façanhas. Conquistadas entre 2004 e 2015, as 10 vitórias no WRC constituem um recorde absoluto; já o Citroën C-Elysée WTCC mostrou-se invencível nas quatro corridas disputadas no Autodromo de Termas de Río Hondo. Uma série de sucessos que segue em paralelo, evidentemente, com a formidável epopeia de José María López, o primeiro Campeão do Mundo local, no desporto automóvel, depois de Juan Manuel Fangio.

Há que dizer que a equipa Citroën Total aborda sempre com muito entusiasmo a viagem à América do Sul, tendo efetuado, antes de chegar à província de Santiago del Estero, como já é tradição, uma paragem de alguns dias em Buenos Aires.

Na tarde de sábado, Pechito López percorreu as ruas da capital do país ao volante do seu Citroën C-Elysée WTCC, num itinerário que passou pelos locais mais emblemáticos da cidade, tais como a Praça do 9 de Julho, o Obelisco e a Casa Rosada, sede do poder executivo argentino. No domingo, o duplo Campeão do Mundo FIA WTCC reviu os seus antigos adversários do TC2000 por ocasião dos 200 km de Buenos Aires. Com o estatuto de convidado de honra, o Citroën C-Elysée WTCC deu uma volta ao circuito, antes da partida daquela corrida.

As operações promocionais continuaram com a chegada de Yvan Muller, através de batismos de pista, voltas promocionais, emissões em direto para painéis de televisão e uma convenção dos concessionários Citroën encheram a agenda dos pilotos até à sua partida para as Termas!

 

A partir daí todos se concentraram no fim de semana de corridas, jornada a que não faltará interesse. Após 7 das 11 jornadas do presente ano, a Citroën lidera solidamente o Campeonato do Mundo de Construtores, com 182 pontos de vantagem sobre o seu mais directo adversário. Nos Pilotos, José María López está na posição ideal, apontando a um terceiro título mundial, pois conta 101 pontos de avanço sobre o seu mais próximo adversário. Já Yvan Muller é 5º classificado, estando a apenas 10 pontos do 2º lugar.

Porém, o nível cerrado da competição não permite o mínimo deslize. Após duas jornadas sem vitórias, em Moscovo e Vila Real, a equipa Citroën Total vai querer retomar a sua marcha vitoriosa, num circuito que lhe foi sempre favorável. Com o seu perfil largo, uma grande variedade de curvas rápidas e travagens em apoio, a pista de Termas do Rio Hondo oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, o que não desagrada a Pechito e a Muller!

Contrariamente às provas anteriores, os pilotos apenas disporão de duas sessões de Treinos Livres para se prepararem para as Qualificações. Uma vez mais, os Citroën C-Elysée WTCC serão penalizados por um lastro máximo de 80 kg. Os Honda e os Lada levarão 50 kg cada, enquanto os Volvo e os Chevrolet estarão completamente limpos.

 

O QUE ELES DISSERAM…

José María López (Citroën C-Elysée WTCC No. 37): «Ao longo da temporada, há duas jornadas que me falam particularmente ao coração: Nürburgring e Termas de Río Hondo. No Nordschleife, conheci a grande felicidade de conquistar a ‘pole position’ e a vitória nas duas corridas. Será, sem dúvida, difícil fazer o mesmo na Argetina, mesmo se o consegui em 2014! Em todo o caso, estou feliz de reencontrar o meu público e o meu país. Ao longo de todo o ano, os meus apoiantes seguem-me, não hesitando em se levantar a meio da noite para assistirem às minhas corridas. Neste fim de semana espero que eles sejam numerosos nas bancadas. O Autódromo de Termas não é a pista que conheço melhor na Argentina, mas é um belo traçado, que se presta perfeitamente ao WTCC. As oportunidades de ultrapassagem são múltiplas e as corridas deverão ser muito animadas. Mesmo se o meu avanço no Campeonato do Mundo pode permitir-me gerir os acontecimentos, visarei sempre a vitória, para reviver as sensações dos dois últimos anos. Antes disso, agrada-me a ideia de participar nas operações promocionais organizadas pela Citroën Argentina. Serão sempre bons momentos, que contribuem grandemente para a notoriedade da marca no nosso país.»

Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC No. 68): «Apesar da paragem, tenho a imnpressão de que estas seis semanas passaram muito depressa. Para preparar o final da temporada, efetuamos uma sessão de testes no circuito de Barcelona, onde testamos afinações diferentes, que nunca antes tiveramos tempo de usar durante um fim de semana de competição. O balanço foi interessante, com enisnamentos que nos poderão ser úteis em função dos circuitos. É sempre um prazer estar na Argentina, um país onde o público é numeroso, caloroso e verdadeiramente apaixonado pelo desporto automóvel, ainda mais por causa do Pechito! No plano desportivo, a maior novidade é a ausência de Treinos Livres na sexta-feira. Não estou convencido de que isso vá mudar grande coisa, pois é preciso andar depressa logo de início, para perceber a viatura e sobretudo a pista. Não deverá fazer muito calor, mas há que estar atento à evolução da aderência, se largarmos de uma zona suja da pista. No que me diz respeito, gostaria evidentemente de conquistar a minha primeira vitória da temporada! Esta é uma situação inédita para mim, mas não me penalizo por isso. Ela acabará por chegar!»

 

HORÁRIOS*

Sábado, 5 de Agosto

08h45 – Treinos livres 1 (30 minutos)

11h00 – Treinos livres 2 (30 minutos)

15h00 – Qualificações (20 + 10 minutos + 1 volta)

16h00 – MAC 3

Domingo, 6 de Agosto

14h05 – Corrida de abertura (13 voltas)

15h20 – Corrida principal (14 voltas)

* horas locais, mais 4 horas em Portugal

 

Scroll To Top