Quinta-feira , Junho 21 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / TOP-10 para Aloísio Monteiro no Rali da Acrópole
TOP-10 para Aloísio Monteiro  no Rali da Acrópole

TOP-10 para Aloísio Monteiro no Rali da Acrópole

 

Aos comandos de um Skoda Fabia R5, Aloísio Monteiro cumpriu com sucesso a difícil tarefa de terminar a terceira prova do Campeonato Europeu de Ralis, o rali da Acrópole. O portuense, navegado por André Couceiro terminou a prova grega no 12.º lugar da Geral, 10.º entre os pilotos aos comandos de viaturas R5.

Sabendo de antemão as dificuldades que iria encontrar, Aloísio Monteiro entrou na prova de forma cautelosa, fazendo o 16.º na Qualifying Stage, o que lhe permitiu realizar a especial de abertura lado a lado com o atual líder do Europeu, Aleksey Lukyanuk. Monteiro acabaria mesmo por vencer o “mano-a-mano” com o russo nos 2.60km realizados no hipódromo de Atenas, iniciando nesse momento a recuperação que lhe permitiria terminar o rali na 12.ª posição da Geral.

À entrada para o segundo dia, a dupla Aloísio Monteiro/André Couceiro ocupava a 18.ª posição da geral e tinha pela frente mais de 120km ao cronómetro, intervalados com longas ligações que dificultavam a tarefa dos pilotos. Os troços extremamente exigentes fizeram das suas aos principais candidatos à vitória, mas a dupla lusa não desarmou, batalhou e recuperou três posições ao longo das seis especiais. “Esta prova foi verdadeiramente exigente tanto em termos físicos como psicológicos. Gerir a mecânica nestas condições é complicado”, começou por dizer o piloto nortenho.

 

No derradeiro dia de prova, e com vontade de terminar o rali, Aloísio Monteiro voltou para a estrada certo das suas capacidades, acabando por recuperar mais três posições ao longo das quatro especiais reservadas pela organização para o derradeiro dia do evento. No final, o piloto estava naturalmente satisfeito: “Chegar a uma prova desta natureza pela primeira vez e terminar em 12.º lugar no ERC e 10.º entre os R5 é quase uma vitória. Mesmo com todos os percalços que nos foram acontecendo ao longo do percurso desta prova demolidora conseguimos um excelente resultado. Queria dar os parabéns à ARC Sport pelo trabalho realizado no Fabia R5 e agradecer a toda a equipa que nos apoiou mesmo quando passámos por momentos mais difíceis”, disse o piloto.

Por seu lado, André Couceiro estava muito satisfeito. “Foi um dos ralis mais duros em que participei. Uma prova muito exigente ao nível de concentração, fadiga e trabalho mesmo durante as ligações. Enfrentámos ligações muito longas e os troços muito duros e exigentes. A gestão de pneus foi complicada, mas atingimos o nosso objetivo. Só o facto de chegar ao final foi emocionante e muito recompensador. Esta é uma experiência que nos ensina muito para os próximos ralis”, explicou o marinhense.

O próximo desafio da dupla Aloísio Monteiro / André Couceiro é o Rali de Roma, em asfalto, que terá lugar na capital italiana entre os dias 20 e 22 de Julho.

 

Scroll To Top