Domingo , Outubro 21 2018
ÚLTIMAS
Home / TODO-O-TERRENO / TT com assalto aos castelos
TT com assalto aos castelos

TT com assalto aos castelos

 

Foram cerca de cem os participantes, em 35 viaturas todo terreno, que no último fim de semana conquistaram os castelos da região Centro. O 2º Raid Castelos e Muralhas do Mondego, uma organização do Clube Escape Livre, foi até ao litoral mostrar de que é feita a história, as paisagens, a cultura e a gastronomia de três dos concelhos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

  1. Pedro ajudou a alcançar torres e castelos, com seus longínquos horizontes, proporcionando sol e temperaturas invejáveis nesta aventura pelos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal. O Hotel Mercure da Figueira foi o centro de operações deste encontro. Depois da sessão informativa sobre o passeio, todo terreno e pneus, e do jantar de boas vindas, os participantes ingressaram num percurso pedestre por Buarcos, onde conheceram os pontos principais da vila, a sua história, igrejas e curiosidades, um itinerário que ainda contou com a participação de uma peixeira vestida a rigor. O passeio terminou no Teatro da Trindade, onde foram entregues lembranças da Figueira da Foz.

No sábado, a partida para a aventura conduziu a um recinto de areia, onde todos tiveram oportunidade de experimentar, num pequeno troço, a condução todo terreno neste piso, um momento que foi do agrado de todos, e para muitos, mesmo a primeira experiência. Ainda nesta manhã, partida para o convento do Louriçal, aberto para a visita guiada, e onde se provaram os típicos biscoitos conventuais. Antes do almoço, o castelo do Pombal foi ponto de paragem, já que se encontra atualmente com excelentes condições para receber visitantes.

Ao contrário dos percursos da manhã, um pouco incaracterísticos, a etapa da tarde levou os aventureiros de Pombal a Coimbra, por cumes e trilhos em altitude, grandes miradouros, paisagens extraordinárias por Terras de Sicó, até a vista alcançar o mar, para terminar o todo terreno na singular capela de Nossa Senhora do Círculo que, como o nome indica, tem uma paisagem extraordinária de 360 graus. A chegada a Coimbra fez-se junto à Universidade, seguindo-se a visita a vários pontos do centro histórico. O dia terminou com o jantar e espetáculo no Casino da Figueira, momento apetecível de descontração e convívio para todos.

No domingo, a etapa caracterizou-se por um traçado junto ao mar, mas o nevoeiro matinal impediu a vista desde o extraordinário miradouro de Quiaios. Logo depois, o sol regressou, com a caravana já a caminho do Museu do Sal para uma visita guiada. A travessia dos arrozais, agora no seu início de plantação e grandes extensões de água, acompanhou os participantes até ao castelo de Montemor, onde terminou o passeio. O almoço na extraordinária Quinta do Mourão registou a presença de Luis Matias, presidente da Rede, de João Ataíde, presidente do Município da Figueira da Foz e de Daniela Andrade, do Município de Montemor-o-Velho. Com os seus espaços ao ar livre e gastronomia de referência, o almoço rematou este passeio de descobertas, com entrega dos trofeus SPAL, várias lembranças e o sorteio sempre aguardado dos relógios TWSteel.

 

Scroll To Top