Domingo , Abril 22 2018
ÚLTIMAS
Home / RALI / Veloso Motorsport com regresso positivo aos ralis nacionais
Veloso Motorsport com regresso positivo aos ralis nacionais

Veloso Motorsport com regresso positivo aos ralis nacionais

 

 

O regresso da Veloso Motorsport aos ralis saldou-se numa experiência extremamente positiva para a equipa nortenha, que esteve presente no Campeonato Nacional de Ralis através da dupla Manuel Castro/Luis Costa e no Campeonato Regional de Ralis Norte com a formação Pedro Almeida/Justino Reis. Sem argumentos, – leia-se automóveis -, para discutir os triunfos à geral, ambas as equipas estiveram brilhantes nas suas categorias, conseguindo resultados de relevo em ambas as competições.

 

No Nacional de Ralis, Manuel Castro e Luis Costa tripularam um Skoda Fabia S2000, e tanto nos ralis de asfalto como nos ralis disputados em piso de terra, mostraram sempre um ritmo forte, batendo em muitos momentos os mais poderosos R5, carros de última geração. Numa época em que estreou o rápido e fiável Skoda Fabia S2000, Manuel Castro esteve sempre entre os dez primeiros, liderando com naturalidade o “seu campeonato”, para culminar 2016 com um excelente sexto lugar final no Rali Casino de Espinho, a melhor classificação do ano para o piloto vimaranense.

 

“A aposta que fizemos no Skoda foi totalmente correcta, conseguimos cumprir os principais objectivos que tínhamos para esta época e por isso o balanço só podia ser positivo. Este foi sem dúvida o melhor carro que conduzi até agora na minha carreira, sinto mesmo que cresci enquanto piloto. O excelente trabalho da Veloso Motorsport permitiu-nos dispor sempre de um carro super fiável, com zero problemas ao longo do ano o que é notável. O resultado final poderia ser melhor, mas teríamos que ter arriscado mais e isso poderia ter implicações e correr riscos que decidimos não correr, face à maior competitividade dos meus adversários, equipados com carros de última geração. Mesmo assim conseguimos andar ao nível de muitos deles e não fosse um ou outro deslize ou aposta menos feliz em termos de pneus e afinações, podíamos ter conseguido resultados ainda melhores. Estou ainda assim muito satisfeito com esta época, demos espectáculo, divertimo-nos imenso e aproveitámos ao máximo a presença neste campeonato, honrando os compromissos assumidos com os nossos patrocinadores.” Sintetizou Manuel Castro.

 

Por seu turno Pedro Almeida teve uma estreia de grande nível nos ralis, com o jovem piloto a chegar do Ralicross, para enfrentar uma experiência totalmente diferente nas provas de estrada. Ao volante de um Renault Twingo na R2, Pedro Almeida foi progredindo ao longo do ano, acumulando experiência e bons resultados. No cômputo geral pontuou em 4 das 6 provas em que participou, criando ao mesmo tempo bases para “outros voos” nas próximas épocas. Sinal disso foi a presença na penúltima prova da época com um mais competitivo Renault Clio R3. Nas contas finais do campeonato, a vitória no Grupo P1 e a quinta posição absoluta, reflectem uma prestação brilhante do piloto famalicense.

 

“Estou muito satisfeito com esta primeira época nos ralis. Foi um ano em que os objectivos principais passavam por ganhar experiência e adaptar-me a este tipo de provas, muito diferentes do que eu estava habituado a fazer no Ralicross. Tirando um ou outro sobressalto, tudo correu bem e pude cumprir na integra o programa delineado, sempre com a ajuda do meu navegador, assim como da Veloso Motorsport, equipa que teve um desempenho exemplar a todos os níveis. Penso que não poderia aspirar a mais neste ano de estreia, e só espero agora poder capitalizar tudo o que aprendi este ano, para obter ainda melhores resultados na próxima época.” Disse Pedro Almeida.

 

Com as contas arrumadas em 2016, a Veloso Motorsport começou já a preparar a próxima época, onde espera repetir com igual ou superior sucesso a sua prestação mais alto nível dos ralis nacionais.

Fotos | João Lavadinho

 

Scroll To Top