Terça-feira , Julho 17 2018
ÚLTIMAS
Home / VELOCIDADE / Veloso Motorsport com temporada extraordinária na Velocidade!
Veloso Motorsport com temporada extraordinária na Velocidade!

Veloso Motorsport com temporada extraordinária na Velocidade!

 

A época desportiva de 2016 em termos de velocidade nacional em pista saldou-se para a Veloso Motorsport com a conquista de mais um brilhante título absoluto. Líderes do Campeonato Nacional de Velocidade ao longo da toda a época, através da dupla Nuno Batista/Francisco Carvalho, foi com Francisco Mora que a equipa sedeada na Póvoa de Lanhoso chegou ao ceptro da mais prestigiada competição de velocidade em Portugal.
A formação liderada por Luis Veloso esteve praticamente imparável em 2016, conseguindo um trajecto vitorioso notável, ao garantir através das suas duas formações, 12 vitórias nas 16 corridas disputadas com os SEAT Leon Cup Racer TCR. O domínio quase avassalador é uma justa recompensa para o grande esforço e dedicação de todos os elementos da equipa, representando naturalmente uma grande alegria para todos.
A época começou no Circuito de Braga com 4 vitórias através de Francisco Carvalho e Nuno Batista, resultado que catapultou esta experiente dupla para uma liderança que durou até à última jornada do ano. Com algum azar no início da época que o impediram de traduzir em resultados as excelentes prestações conseguidas em prova, Francisco Mora teve um final de época fortíssimo, com o jovem piloto do Porto a garantir o título na última jornada do ano disputada no Circuito do Estoril e depois de oito vitórias e um segundo lugar, nas dez derradeiras corridas disputadas!
Os resultados na época de regresso dos carros de Turismo ao Campeonato Nacional de Velocidade foram os melhores possíveis para a Veloso Motorsport, que por pouco não colocou os seus dois carros nos dois primeiros lugares do campeonato. No entanto uma sucessão de azares no Estoril para Carvalho e Batista, impediu os líderes do campeonato de defenderem com êxito a posição que ocuparam desde a primeira prova, sendo o quarto lugar final um resultado injusto e demasiado penalizador.
Declarações dos pilotos:

Francisco Mora: “Para mim foi um ano extraordinário que fechou com a conquista do título. Delineamos objectivos ambiciosos no inicio da época e felizmente conseguimos concretiza-los na totalidade. As primeiras corridas não me correram bem, com azares, toques e outras vicissitudes a impedirem-me de pontuar e de conseguir os resultados que perseguia. Depois de Vila Real, as coisas começaram a correr como pretendido e consegui um final de época muito bom, como demonstram os resultados. Este título representa uma satisfação muito grande, por ter sido conseguido em Portugal e face a uma concorrência muito forte. A aposta de integrar a estrutura de Veloso Motorsport, – uma das melhores senão a melhor equipa nacional da actualidade -, foi fundamental para o sucesso deste projecto.“
Nuno Batista: “O sabor que fica deste ano é um pouco “agridoce”, já que começou de uma forma extraordinária com 4 triunfos nas quatro primeiras corridas, o que nos permitiu liderar até à última jornada. Na última prova do ano tudo correu mal e nem sequer uma volta demos nas 4 corridas! Em 30 anos de carreira nunca tive um fim-de-semana tão mau… Isso hipotecou irremediavelmente as nossas hipóteses na luta pelo título e até o resultado final, que poderia e deveria ter sido em condições normais, no mínimo o vice-campeonato. Queria deixar uma palavra de apreço pelo excelente trabalho da Veloso Motorsport ao longo do ano, assim como ao imprescindível apoio dos nossos patrocinadores. Quero também dar os parabéns ao Francisco Mora, quanto a mim um justo vencedor deste campeonato.”
Francisco Carvalho: “Comungo na generalidade com a opinião do Nuno, com quem quero dizer, fiz um excelente equipa ao longo do ano. Conseguimos defender com sucesso a nossa liderança no campeonato até ao último momento, mas a passagem pelo Circuito do Estoril na última jornada foi demasiada má e penalizadora para nós.  Podíamos ter conseguido pelo menos a dobradinha para a Veloso Motorsport em termos de campeonato, mereciam eles e merecíamos nós. As provas de automóveis têm destas coisas e por isso não há nada a fazer, senão reflectir e fazer melhor na próxima época.”
 

Presença positiva no Campeonato Nacional de Velocidade Legends

 

A participação da Veloso Motorsport no Campeonato Nacional Legends Classic Cup 2016 – Categoria Especial, foi muito positiva, com a dupla Pépé/Hugo Guimarães a levarem o BMW 320iS preparado e assistido pela equipa da Póvoa do Lanhoso, a bons resultados na época de estreia do carro alemão. Um lugar no “top 5” final do campeonato, deixou ambos os pilotos satisfeitos e com vontade de fazer mais e melhor na próxima época.

 

 

Campeã também na Montanha!

A Veloso Motorsport esteve igualmente presente no Campeonato Nacional de Montanha, onde disponibilizou um SEAT Leon Cup Racer para o piloto transmontano Luis Nunes. Com a colaboração da MartinsSpeed em termos de assistência nas provas, o resultado final desta presença num dos melhores campeonatos de montanha da europa, saldou-se com um expressivo triunfo na Categoria 4 e um surpreendente, – e por isso magnifico -, quarto lugar absoluto no Nacional de Montanha 2016!
Com sete vitórias e um segundo lugar nas oito rampas disputadas, Luis Nunes esteve imparável, conseguindo tempos de grande nível, sendo somente batido pelos rapidíssimos sport-protótipos, carros naturalmente muito mais velozes que o SEAT Leon utilizado.
“Este foi um ano fantástico para mim. No início da época e antes de saber o que esperar da concorrência, coloquei a mim mesmo objectivos mais modestos e que visavam a luta pelos lugares de pódio. Com a sucessão de vitórias prova a prova, comecei a acreditar que seria possível chegar ao título e foi como muita satisfação, que no final do ano pude garantir o triunfo. Mantive sempre um ritmo muito elevado nas diversas condições em que foram disputadas as provas, quer no inicio da época onde a chuva marcou presença, quer na parte final em condições de muito calor. Exceptuando os protótipos, bati carros superiores ao meu como é o caso dos GT e outros, o que dá para perceber que tentei sempre dar o máximo e que a minha aposta resultou em pleno. Para este resultado foi muito importante ter tido sempre um carro em excelentes condições, fruto do excelente trabalho da Veloso Motorsport e da MartinsSpeed a quem agradeço toda a dedicação e competência.” Sintetizou Luis Nunes.
Os louros conquistados em 2016 motivam agora a Veloso Motorsport para trabalhar em direcção a 2017, onde esperam repetir todos os bons momentos conseguidos esta época e se possível fazer melhor!

 

 

 
Fotos | Nuno Organista

 

Scroll To Top