Segunda-feira , Maio 29 2017
ÚLTIMAS
Home / RALI / Veloso Motosport cumpre objectivos em Fafe
Veloso Motosport cumpre objectivos em Fafe

Veloso Motosport cumpre objectivos em Fafe

 

 

Foi muito positiva a presença da Veloso Motorsport no Rali Serras de Fafe, prova de abertura do Campeonato Nacional de Ralis 2017 e disputada em pisos de terra. As três formações da equipa nortenha conseguiram uma excelente prestação, isto apesar de resultados finais diversos.
Na estreia absoluta de um Hyundai i20 R5 em Portugal, Manuel Castro e Luis Costa conseguiram uma boa prestação enquanto estiveram em prova, mostrando que a aposta neste carro pode dar frutos muito em breve. Excelente a passagem de Hugo Mesquita e Valter Cardoso por Fafe, com esta dupla a levar o Skoda Fabia S2000 até ao final num magnífico sexto posto absoluto. Com o Ford Fiesta R2 assistido pela Veloso Motorsport, Joana Barbosa e Sofia Mouta conseguiram uma bela prestação ao longo de todo o rali.
Com todos os olhos centrados em si pela estreia do Hyundai i20 R5, Manuel Castro e Luis Costa conseguiram cumprir parte dos seus intentos para este rali. Adoptando uma toada defensiva de início, onde a prioridade era a adaptação à bonita máquina norte-coreana, Castro esteve sempre entre os dez primeiros, acumulando quilómetros em ritmo de competição. No entanto uma ligeira saída de estrada na quinta prova especial cronometrada, iria provocar uma rutura do radiador de água e levar a dupla bracarense ao abandono.  Regressando à prova no dia de Domingo ao abrigo das regras do Rali 2, Manuel Castro manteve um ritmo vivo até que um problema ao nível da suspensão iria determinar o final do rali para esta equipa, quando faltavam duas especiais para o final.
Não foi o resultado final que eu esperava, mas também tínhamos a noção que não seria fácil dada a juventude do projecto, com todas as implicações inerentes. Esta prova deu para ver que o carro tem um enorme potencial e que vamos certamente ser competitivos depois de ultrapassar esta fase de adaptação, onde o mais importante é sobretudo fazer quilómetros. Tivemos naturalmente uma entrada calma no rali, ainda para mais devido às condições que encontramos de início, com a grande chuvada que caiu antes da primeira classificativa e que nos trocou as voltas, já que tínhamos o carro afinado para seco. Depois conseguimos com a ajuda da equipa melhorar um pouco o comportamento do carro e fizemos tempos ao nível dos cinco primeiros, o que foi muito bom. Um ligeiro toque com a frente num talude na primeira classificativa à noite, iria prejudicar a nossa prova, já que perdemos a calandra de faróis e pior que isso, ficamos com um furo no radiador e fomos forçados a desistir no final do troço. Conseguimos reparar o carro para Domingo e adoptando uma toada calma conseguimos rodar consistentemente e acumular mais alguma experiência durante a segunda etapa, antes de um problema com a suspensão na antepenúltima classificativa, nos ter impedido de concluir o rali.” Referiu Manuel Castro.

 

Hugo Mesquita e Valter Cardoso tiveram uma estreia de sonho com o Skoda Fabia S2000 da Veloso Motorsport. A sexta posição final espelha a grande exibição deste jovem piloto, que conseguiu sobreviver a todas as armadilhas de uma prova disputadas em condições difíceis.
“Foi de facto uma prova que nos correu extremamente bem e onde conseguimos uma classificação acima do que eu poderia esperar. Quase tudo era novo para mim, por isso a adaptação não foi fácil, e daí um começo com alguma calma. À medida que me fui sentindo mais à vontade, fui aumentando o ritmo e as coisas saíram bem. Este Domingo tivemos de controlar um pouco o andamento devido a alguns problemas de embraiagem e não pudemos atacar o quinto lugar que estava bem perto. Mesmo assim estamos naturalmente muitos satisfeitos com este rali e com o sexto lugar final. Um agradecimento à Veloso Motorsport pelo excelente e inexcedível trabalho que fizeram com o nosso carro, sem eles não poderíamos comemorar esta bela posição.” Salientou Hugo Mesquita.
Inseridas no campeonato das duas rodas motrizes, Joana Barbosa e Sofia Mouta mostraram um surpreendente andamento, conseguindo uma prestação de grande qualidade e em crescendo ao volante do competitivo Ford Fiesta R2.
“O balanço deste rali só pode ser extremamente positivo, já que conseguimos cumprir os objectivos que tínhamos à partida para esta prova. Adaptei-me bem aos pisos de terra, fui aumentando o ritmo de uma forma segura e fomos melhorando especial a especial, apesar de nos termos deparado com condições difíceis, de chuva e lama. Pena foi na sexta especial do dia de Sábado (Confurco) termos ficado atoladas na lama e como não conseguimos sair, tivemos de desistir e regressar no Domingo em Rali 2. No entanto não foi este pequeno incidente que nos desanimou e como já referi, esta passagem por Fafe foi mesmo muito positiva.” Disse Joana Barbosa.
Concluída a primeira prova do Campeonato Nacional de Ralis 2017, a Veloso Motorpsort vai agora estudar todas as informações recolhidas e preparar desde já as próximas jornadas desta competição.

 
António Dinis

 

Scroll To Top